Mansfield Park - Jane Austen

"O livro conta a história de Fanny Price, filha de Frances Ward - que é a mais nova das três irmãs Ward - com um certo sr. Price, um lugar-tenente da Marinha sem educação, sem conexões e sem fortuna. Ao contrário de Frances, sua irmã mais velha Maria consegue se casar com Sir Thomas Bertram, homem bastante rico e dono da propriedade no campo chamada Mansfield Park - que é a residência dos Bertram e onde toda a ação do livro acontece. A outra das irmãs Ward casa com um certo Rev. Norris, homem com menos fortuna que Sir Thomas, mas mais bem situado econômica e socialmente que o sr. Price. Os Norris acabam indo morar bem perto de Mansfield Park, enquanto que os Price vão residir em Portsmouth. Se por um lado Lady Bertram e Mrs. Norris compartilham de um convívio diário, sua irmã Mrs. Price é simplesmente esquecida pelas duas, vivendo com dificuldades na cidade grande. Depois de muitos anos nesta situação Mrs. Norris tem a idéia de trazer para morar em Mansfield Park uma das filhas de sua irmã mais pobre: a menina - é aqui onde eu queria chegar - é a já citada Fanny Price.

A vida da tímida Fanny entre os seus familiares mais ricos é difícil. Com exceção de seu primo, o bom-caráter Edmund Bertram, todos em Mansfield Park fazem questão de deixar claro, em todos os momentos, que a prima pobre é inferior: ela não só não tem direito a ter uma vida social normal como tem a obrigação de ajudar suas duas tias Norris e Bertram. Enquanto que esta é tão indolente que mal consegue sair do sofá, Mrs. Norris - uma das personagens mais marcantes do livro - tem um caráter terrível, sempre querendo parecer boa, mas sempre avarenta e má: é ela que é a mais grosseira entre todos com Fanny e que, cruelmente, mais tenta destruir o amor-próprio da sobrinha.

E é contando a vida de Fanny Price que o livro vai caminhando, em ritmo sutil, lento e de profunda penetração psicológica - com a extraordinária capacidade de Jane Austen em contruir personagens coerentes, de carne-e-osso: à medida que o livro se desenvolve somos apresentados às fúteis jovens Bertram; ao Sr. Rushworth, um homem rico, mas completamente estúpido; aos irmãos Henry e Maria Crawford, pessoas ricas e de poucos escrúpulos, e que são os causadores de grandes turbulências na pacífica vida dos Bertram em Mansfield Park.

Obviamente, o personagem mais importante do livro é Fanny Price. Ela é tímida ao extremo e de saúde frágil mas, ao mesmo tempo, de uma grande força de vontade e de uma enorme maturidade: seu conhecimento sobre o caráter das pessoas é posto à prova quando sua mão é pedida em casamento pelo bem-situado Henry Crawford e ela recusa, contra a vontade de todos - e no fim fica mais do que provado que sua decisão era a correta."
Revista Tsc Tsc Tsc


Dos livros que li de Jane Austen (falta ainda "A Abadia de Northanger"), achei esse o mais sério, e a história se desenrola de forma mais lenta, sendo necessário mais força de vontade do que empolgação para terminar a leitura...

A história é muito bonita e além das críticas a sociedade inglesas (frequentes nos outros livros da autora), ela aborda o tema da escravatura de forma leve, mas que deve ter sido muito polêmico em sua época.

Mas o romance só se desenrola nas últimas páginas e quando finalmente acontece, é narrado de forma superficial, queria mais...

Em 1999 foi produzido um filme baseado na obra, mas esse não me agradou, a história difere em pontos, que a meu ver eram importantes no livro, além de ter excluído William (irmã de Fanny) e mudado completamente o caráter de um dos meus personagens favoritos, Sir Thomas (tio de Fanny)...

Em 2007 foi produzido um novo filme, esse eu ainda não assisti, mas estou curiosa... Vocês já assistiram??

Versão de 1999


10 comentários:

  1. Oi Débora... estava olhando seu perfil, e confesso que minha "compulsão" por livros começou exatamente por Pedro Bandeira... fiquei fascinada pelos Karas e daí também não parei.
    Parabéns pelo blog. Qdo puder, visite o meu que está apenas começando!
    http://livrosdebia.blogspot.com/

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Débora, eu ví o filme de 1999 e ainda não li o livro... Acho que o título do filme é A Mansão no Palácio das Ilusões. Engraçado, mas eu adorei o filme. Preciso ler o livro então! Pois vc não é a primeira a falar mal do filme depois de ter lido o livro.
    Por agora a minha prioridade é ler o mais rápido possível o livro "A Abadia de Northanger". Que está como lançamento por aqui... Mas ainda não ví nas livrarias à venda.
    Bjs e parabéns pelo comentário.
    Lili

    ResponderExcluir
  3. Lili...

    Acredito que se não tivesse lido o livro também iria gostar do filme, gostei dos atores, dos figurinos, cenários... o problema é que se comparado ao livro, a história difere muito, e isso me decepcionou... sei que em todo filme é necessário algumas "licenças" e adaptações, mas não gostei do fato de terem alterado a história original, incluindo passagens que não ocorreram... daí eu fiquei me perguntando, será que pulei essa parte??
    Também não encontrei "A Abadia de Northanger", enquanto não chega, estou lendo um e-book que foi disponibilizado pela Toca da Coruja, a tradução está muito boa... se quiser, está a disposição...

    beijos...

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog, tb amo Jane Austen... e como você comecei a amar literatura exatamente pelos livros da Vaga-lume... Gostaria de saber a editora desta sua versão do Mansfield Park, é em português de portugal?
    Tb tenho um blog sobre literatura, onde falo na maioria sobre chick-lits.. de uma passadinha lá =o*********

    http://lostinchicklit.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa estou doida pelo Jane Eyre, acho que vou dar uma passadinha nos sebos de Sampa, já que vou pra lá na sexta...muita sorte encontrar ele por 1 real..omg não tem como não comprar, a estante virtual é tudo né, mais todo mês ela e as livrarias me deixam super falida =o***

    ResponderExcluir
  6. Boa dica! Esse está na minha lista.. peguei hoje Emma para ler, finalmente. :)

    Beijos! Blog show como sempre!

    ResponderExcluir
  7. Assisti o filme hoje e adorei...muito lindo! E fiquei louca para ler o livro Dé. Depois, quando der...rsrs tecerei um comentário no RG. bjs

    ResponderExcluir
  8. Hum... vou ver se esse final de semana assisto...
    Ontem assisti o filme "A Abadia de Northanger" de 2007... amei... você já assistiu?? Vale a pena, se der tempo, ainda hoje quero postar sobre o livro e o filme...

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu já assisti três versões desse livro! Gosto muito da de 1983 é mais fiel ao livro! Mas não dá para resistir `a versão de 2007 porque mostra uma Fanny mais corajosa.

    Acaba de sair uma ediçaão de Mansfield Park em português do Brasil, sob minha tradução.
    Abraço,
    Adriana

    ResponderExcluir
  10. Não vi os filmes, não posso opinar, mas gostei bastante de Mansfield.

    linkei sua resenha na minha.

    http://liliescreve.blogspot.com.br/2012/04/mansfield-park-jane-austen.html

    ResponderExcluir