Razão e Sensibilidade - Jane Austen


"Em virtude da morte do marido, uma viúva e as três filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita no leito de morte de seu pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, enquanto uma irmã é prática (Elionor), usando a razão como principal forma de conduzir as situações, a outra (Marianne) se mostra emotiva, sem se reprimir nunca com uma sensibilidade à flor da pele."

Que me perdoem os fãs de Jane Austen, mas não gostei desse livro, ainda não me foi possível formar nenhuma opinião sobre a autora pois esse é o segundo livro que leio.

Em "Orgulho e Preconceito", gostei bastante dos personagens, já nesse eles me pareceram bastante insípidos, há muito sofrimento desnecessário, a história demora muito a desenrolar tornando-a em muitos pontos tediosa, realmente em algumas partes acabei me dispersando e perdendo o fio da meada.
Mas depois de tecida toda a trama, achei as atitudes dos personagens muitos extremistas, enquanto uns não tinham a menor noção de honra, respeito ou da palavra empenhada, outros estavam dispostos a deixar de lado quaisquer sentimentos em busca desses ideais, sujeitos a se tornarem resignados e infelizes, mas satisfeitos por manterem suas promessas.
O filme também não me agradou, e apesar das poucas descrições dos personagens no livro, não gostei da escolha de Emma Thompson no papel de Elinor e nem Hugh Grant no de Edward.
Bem, mas todas essas são opiniões bastante pessoais, opiniões de uma "mulherzinha" que adora romances melosos e amores de suspirar...
Sei que há muitas pessoas que pensam exatamente o contrário sobre esse livro, considerando-o como o melhor da autora... Mas como gosto não se discute, leiam... Se já leram, me digam o que acharam...

8 comentários:

  1. Oi, Débora
    Ainda vou fazer minha semana Jane Austen. Espero que seja ainda esse ano. Ai, são tantas demandas de leituras...hehe Não li esse livro ainda, depois te conto minhas impressões. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi,Débora!

    Estou retribuindo a sua visita e aproveitando para agradecer pelos seus comentários...

    Só posso dizer que também adorei seu espaço! É sóbrio, belo e romântico. Passagem obrigatória para quem compartilha esse vício maravilhoso q é a leitura.

    Quanto a Jane Austen, sou fã. Pena que não tenho tido um tempo de qualidade para me envolver com seus livros. Até agora só li Orgulho e Preconceito (ma-ra-vi-lho-so!!!) e Emma (um romance mais leve, mas q me agrada). Razão e Sensibilidade vi apenas a adaptação para o cinema. Só acho interessante pela caracterização das personagens e espaço, mas como romance deixa a desejar... Achei as protagonistas demasiadamente frágeis e tolas, totalmente diferente do espírito irreverente, independente e cativante de Lizzie. E o mesmo pode ser dito dos seus pares românticos... Acho q Jane não poderia criar outro personagem masculino com tanta força e caráter quanto Darcy.
    Vou fazer o possível para tentar ler esse livro, porque não gosto muito de comentar sobre obras através de filmes baseados... algumas vezes nem mesmo são fiéis ao livro.

    Bjim!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu sou uma das que discorda de vc! ;)

    Por enquanto, só li 'Razão e Sensibilidade' de Jane Austen, e amei! Ainda tenho dois livros da autora - 'Emma' e 'Orgulho e Preconceito' - aqui na minha pilha de livros a ler, mas ainda não tive tempo.

    Tenho que concordar que o livro é meio paradão, mas eu simpatizei muito com Elinor. Achei a moça totalmente coerente com os seus princípios e ideais, e fiquei muito feliz porque no final tudo se arranjou.

    Quanto à Marianne, a garota é dramática, exagerada, e até grosseira. Não concordava com as atitudes dela, mas conseguia compreender que era o temperamento dela. Fiquei feliz que no fim ela reviu seus conceitos, se consertou e foi feliz.

    Acredito que uma das razões que me fizeram curtir bastante o livro foi o fato de que, antes de ler, já havia assistido a série da BBC.

    Amo 'Sense and Sensibility' da BBC! Depois de 'Jane Eyre', é sem dúvida a minha série favorita. Não assisti o filme que você citou, mas posso dizer que a série me fez vibrar. Achei os atores escolhidos perfeitos! Senti uma raiva imensa do Willoughby, sofri com Elinor quando Lucy Steele apareceu e quase saltitei de alegria quando Elinor e Edward finalmente se acertaram. Gostei tanto da série que comprei o livro ;)

    Eu recomendaria assistir a série da BBC.. não acho que você viraria uma fã da história depois disso, mas talvez melhorasse um pouquinho seu conceito sobre ela :)

    Bjoo, blog lindo! :*

    ResponderExcluir
  4. Ah, é, esqueci de falar: o ator que interpretou Edward na série da BBC é TUDIBÃO! :D

    Rsrs..

    Bjoo!

    ResponderExcluir
  5. Fer,

    Vou aceitar sua sugestão e procurar a série... depois de assistir, voltaremos a falar a respeito...
    Eu adorei Orgulho e Preconceito, acabei de ler Emma e também gostei... espero que você também goste..

    beijão...

    ResponderExcluir
  6. Ah, se conseguir, assista a série sim..! :)

    Depois de comentar aqui, fiquei com vontade de ver novamente, e cá estou, neste momento, assistindo de novo o primeiro capítulo da série. Agora, depois de ter lido o livro, consigo compreender ainda melhor os presonagens... estou curtindo! :)

    Bem que podia passar essas séries da BBC na TV aqui no Brasil, não acham? :)

    Bjoo!

    ResponderExcluir
  7. Fer,

    Realmente acho uma falta de respeito conosco, mas se fossem só as séries que não chegassem... O que me deixa mais chateada é ver a quantidade de livros que também não chegam aqui... daí ou lemos em inglês (se bem que o meu não é lá essas coisas) ou temos que nos conformar com traduções clandestinas, feitas em português(pt) ou em portunhol...

    bjs...

    ResponderExcluir
  8. Oi Fer...

    Assisti a série... ainda não é minha obra preferida da Jane Austen, mas eu gostei muito... muito melhor que o filme e a escolha do elenco também me agradou... você tinha razão e dou minha mão a palmatória...rs
    Mais uma vez, obrigada pela série... e por todo o trabalho que teve...
    Se um dia puder te ajudar em algo, não deixe de pedir...

    ResponderExcluir