Coração de Tinta - Cornélia Funke

"Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável; quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu."

O livro é uma aventura infanto-juvenil mas que agrada o público de todas as idades, principalmente, aqueles que como nós, são apaixonados por livros.
Todo começo de capítulo é citado um trecho de diversos livros famosos que se encaixam perfeitamente nos futuros acontecimentos.

Cometi um sério erro durante essa leitura, comecei a assistir o filme que se originou do livro antes de terminá-la e isso acabou me desanimando, porque eu detestei o filme... achei fraquinho, fraquinho...

Mas conforme fui avançando a leitura, notei que o livro difere muito do filme e com isso voltei a me interessar pelo livro, a leitura é gostosa... A maioria dos personagens é apaixonada por livros e histórias, estão sempre lendo, citando seus livros preferidos, narrando suas passagens e personagens prediletos...

O dom de Mo é fantástico e assustador... Mas falem a verdade, quem nunca sonhou em retirar um personagem de um dos seus livros preferidos para conhecê-lo ao vivo e a cores??

A Claire que me perdoe, mas se eu tivesse esse dom, leria em voz bem alta todas as passagens do Jaime Fraser (personagem criado pela escritora Diana Gabaldon)... E vocês, qual personagem gostariam de conhecer??

Um livro fantástico e fantasioso... uma leitura deliciosa...

Trecho do livro:
Resa curvou-se novamente sobre o papel e começou a escrever. Escute, ouça bem e preste atenção, pois isso aconteceu, sucedeu, ocorreu e se passou, meu querido, quando os animais domésticos eram selvagens. O cão era selvagem, e o cavalo era selvagem, e a vaca era selvagem, e a ovelha era selvagem, e o porco era selvagem — tão selvagem quanto se pode imaginar —, e eles vagavam à sua maneira selvagem pelas Vastas Florestas Selvagens. Mas o mais selvagem de todos os animais selvagens era o gato. Ele vivia só, e para ele um lugar não era diferente do outro.” Resa sempre sabia de que história ele estava precisando. Ela era uma estranha naquele mundo, assim como ele. Não era possível que ela pertencesse a Língua Encantada.


Capa Original

9 comentários:

Deixe seu comentário