As cinco protagonistas mais chatas - Mikaela Brasil

Resenha da Mikaela

Sabe aquele livro que é bom apesar de um personagem? Ou aquele que é ruim devido àquele personagem? O carisma de uma personagem pode mudar todo o curso de uma série de livros. Já li livros chatinhos que só eram bons devido aos personagens, mas também já abandonei porque não aguentava mais o mimimi de alguns personagens. Piora quando são justamente os principais. Aí fiz uma lista das cinco piores mocinhas, daquelas que fazem você ter vontade de jogar o livro no triturador. 
Depois eu faço a lista dos mocinhos...

Catherine Earnshaw - O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë

Começando por um clássico, esse é um livro que é excelente apesar da protagonista. Catherine ama Heathcliff, o menino que foi criado junto com ela e que depois passa a um status inferior, trabalhando em estábulos e sem requinte. O problema é que tudo que ela ama acaba se destruindo. Cathy é mimada, egoísta, humilha Heathcliff e manifesta interesse em Linton ( que é bondoso demais com ela!) pelo seu dinheiro. Se não bastasse, ela mobiliza todo mundo com seus ataques de drama quando sente que está perdendo o amado ( pudera, né?). Cathy é tão chata, mas tão chata, que Heathcliff se torna alguém atormentado e cheio de rancor, atazanando as pessoas boas da história. No cinema, ela foi muito bem interpretada por Juliette Binoche, na versão de 1992.

Emma Woodhouse - Emma, de Jane Austen

Os livros da diva Jane Austen são sempre bons, por mais chatos que sejam as pessoas nele. Emma não é a personagem mais chata do mundo, mas por ter um livro só com o seu nome deveria ser um pouco mais legal. Emma Woodhouse tem tudo: rica, bonita e inteligente. Mas ela vive numa cidade sem muitos atrativos e com todas as pessoas menos endinheiradas do que ela, então o que fazer? Como se acha muito esperta, ela se torna uma casamenteira, o que não é uma coisa ruim, exceto quando manipula a vida de todo mundo, principalmente a sua pobre (literalmente) melhor amiga, Harriet. Uma confusão sem precedentes é feita porque Emma quer arranjar um marido para a amiga, mas só presta atenção no status dos candidatos, colocando Harriet para se apaixonar por quem não deve. E sem mencionar seu ódio pela coitada da tímida e humilde Jane Fairfax, que não faz nada de errado o livro inteiro. A parte boa é que o Sr. Knightley (uma espécie de Darcy) sempre está ali para dizer que Emma está errada. Romola Garai a interpretou na versão da BBC.

Mia Thermopolis - Série O Diário da Princesa, de Meg Cabot

Eu era fã da série O Diário da Princesa, mas só suportei até o quinto. Tudo porque Mia, a principal, é uma das maiores chatas que eu já li. Insegura e atrapalhada, Mia Thermopolis descobre que seu pai é um príncipe e tudo vira uma confusão só, com aulas de etiqueta, aparições na imprensa e pessoas interesseiras. Nos primeiros livros você até entende as neuroses de Mia, afinal ela é adolescente, seu cabelo e altura não são do jeito que ela quer e além disso é atormentada pela líder de torcida do colégio. Mas tem uma hora que ela precisa evoluir! E tudo o que ela faz é se desvalorizar, obedecer tudo o que sua irritantíssima melhor amiga Lilly diz (Sério, a Lilly entraria na lista das piores amigas. Metida a intelectual, sempre põe a amiga pra baixo, ninguém merece), reclamar das aulas de etiqueta com a avó, reclamar de ser princesa... É muito mimimi pra uma pessoa só. Meg Cabot mostrou uma falha nessa série e é justamente não saber desenvolver os personagens. Anne Hathaway atuou como Mia no filme da Disney,

Elena Gilbert - Os Diários do Vampiro, de L.J. Smith
  

É isso, desisti dos livros da série por causa dela. Esnobe e chata, Elena é a garota mais popular do colégio e após o acidente dos pais, apaixona-se por Stefan sem saber que ele é um vampiro e também que  acabou de se envolver num triângulo amoroso com Damon, o cunhado também vampiro e maléfico. O livro tem uma narrativa boa, aventuras e tal, você até sabe que Elena não é má pessoa, mas ela é muito chata! Não tenho nada contra protagonista autoconfiantes, mas Elena chega a ser arrogante mesmo! É tão chata que não tenho nem mais nada a comentar. Quem a interpreta na série é Nina Dobrev.

Todo mundo - Série Gossip Girl, de Cecily Von Ziegesar
 
Eu li os três primeiros da série Gossip Girl e desisti de ler os outros. O porquê? Não encontrei nenhum personagem legal, nenhum. E como as mocinhas são as mais chatas, posso juntar todo mundo no mesmo barco. Serena e Blair, lindas e ricas de Manhattan, eram melhores amigas até que Serena viaja sem motivo e Blair descobre que a amiga dormiu com Nate, seu namorado. Quando Serena volta, todo tipo de artimanha é planejada na escola de elite para derrubá-la. Os personagens têm defeitos e qualidades, além de histórias bem realistas (pelo menos é o que aparenta ser) de uma elite mimada e por isso você consegue ler por um tempo. Mas chega uma hora em que você percebe que não gosta de ninguém ali e a leitura se torna menos proveitosa. Acho que não gosto muito do tipo de leitura bem realista. Por mais que o personagem tenha seus defeitos, é preciso que haja algo nele para se gostar. E o pessoal mimado, adolescente e vingativo não convence. A escrita da autora é de um estilo que não me agrada e até mesmo a série de TV consegue tornar os personagens mais carismáticos, mesmo que eles sejam tão mimados quanto no livro. Ressalva: a foto é de Leighton Meester, Blake Lively e Taylor Momsem que fazem Blair, Serena e Jenny na série, que, mais uma vez digo, é bem melhor que o livro.

E vocês também tem uma lista das protagonistas mais chatas? E você, Débora, quais as suas?

Photobucket

0 comentários:

Deixe seu comentário