[Séries] The Vampire Diaries



Resenha da Mikaela

No meio da febre de vampiros que invadiu a mídia depois de Crepúsculo, os produtores de séries perceberam que investir no gênero seria uma boa, ainda que precisassem se utilizar de livros que já não eram lançamentos.A coleção Os Diários do Vampiro, de L.J Smith, foi publicada em 1991 nos Estados Unidos e a série foi lançada recentemente, em 2009, sendo exibida no canal pago Warner e no SBT (pelo menos estava, não sei como está agora). Eu só li os dois primeiros livros da série e assisti todos os episódios até agora. De início, a sinopse é a mesma para os dois.

Elena Gilbert é uma jovem popular de 17 anos que perde os pais em um trágico acidente de carro e, juntamente com seu problemático irmão Jeremy, passa a conviver com a nova vida ao lado da tia Jenna e tentar superar o luto. É bem aí que ela conhece e se interessa pelo misterioso Stefan Salvatore, o novo aluno da escola, sem suspeitar que ele é na verdade um vampiro que já morou na sua cidade em outros séculos. Stefan também passa a gostar dela, mas sua chegada em Mystic Falls atrai o seu irmão nada amistoso Damon, que procura vingança e passa atormentar a vida de todos ali, principalmente Elena. O motivo disso é que antigamente os irmãos Salvatore eram apaixonados por Katherine, uma jovem idêntica a Elena e a história acabou de forma trágica. 

Esse é o básico do básico dessa série maravilhosa. No começo eu não gostava muito, tudo era muito Stefan bonzinho e Damon vilão, mas ao passar dos episódios e após uma série de descobertas, você percebe que Stefan tem o seu lado perigoso e Damon, apesar de inconsequente, também tem sentimentos. Enquanto o novo triângulo amoroso se desenvolve em Mystic Falls (Ou você acha que os vampiros não iriam se apaixonar de novo pela mesma mulher?), temos a história de Bonnie, Caroline, Jeremy e até um novo caçador de vampiros e professor de História, Alaric. A história dá tantas voltas que se eu falar mais uma coisinha vira spoiler.

Enquanto a série se torna mais madura e surpreendente a cada dia, não posso falar o mesmo dos livros. Eu li o Despertar e  O Confronto, os primeiros da coleção, antes mesmo de ver a série. Como faz tempo que li, só posso recordar que Elena é loira, arrogante e muito diferente da Elena morena da série. Tá certo que a moça tem mais atitude no livro, mas não causava uma simpatia, sabe? Ela queria conquistar Stefan como se fosse um personagem de Gossip Girl e não sei, apenas não combinou. Damon é bem mais cruel (pelo menos até onde li) e a personagem de Bonnie é uma junção de duas outras personagens do livro. E a Katherine do livro é meiguinha e sem atitude (pelo menos até onde vai o segundo) A narrativa em si é boa, dá pra correr com o ritmo do livro mas quando a protagonista (e nenhum outro personagem) não é especialmente legal fica menos interessante ler os outros.

Tem gente que curte a coleção, mas eu prefiro a Elena, Stefan e Damon da série, que pelo menos me parecem um pouco mais profundos. É horrível não preferir o livro, mas... Quando se trata de vampiros, deve-se aproveitar o fato de serem antigos para assim uma história ser melhor elaborada. E essa é uma das raras vezes que uma série consegue ser melhor que seu original.

The Vampire Diaries usa todo o sangue e sensualidade dos vampiros de forma eficaz, sem exagerar tanto quanto True Blood (Por serem para públicos diferentes) e vai para a quarta temporada no dia 11 de outubro, nos Estados Unidos.



Photobucket

0 comentários:

Deixe seu comentário