Esperando por Você - Susane Colasanti

Resenha da Mikaela

É tão legal encontrar um livro para adolescente que seja maduro e ao mesmo tempo fofo, né? Esse é o livro Esperando por Você, da Susane Colasanti, publicado pela Novo Conceito.

Marisa está prestes a iniciar o segundo ano do Ensino Médio. Ela adora fotografia, tem uma melhor amiga, Sterling, que adora caras mais velhos, e uma quedinha pelo cara mais popular da escola, Derek. Marisa também sofre do distúrbio de ansiedade, o que a fez ser taxada de esquisita no último ano e espera que as coisas sejam diferentes agora. E é no segundo ano que ela retoma a amizade com o nerd Nash, descobre que seus pais vão se separar, recebe um convite para sair com Derek e se torna fã de um misterioso garoto que tem um programa em podcast sobre todos na escola...

Muita coisa acontece na vida dela e ela precisa saber lidar com a ansiedade no meio de tudo isso. Derek é aquele cara que sempre vemos nos filmes de escolas americanas (e na vida real, no colégio, também, não?), que é o mais bonito, mais popular, sabe lidar com meninas e todas querem ficar com ele... Como uma típica menina de quinze anos, Marisa tem uma paixonite por ele. E quando ele a convida para sair é um sonho se tornando realidade... Só que Derek não tem graça nenhuma. É aquele personagem meio legal, meio fútil, que não tem muito a dizer. No livro todo, o Nash ganha de lavada, pelo menos pra quem está lendo.

Nash é nerd, ajuda a protagonista nas tarefas de Química e é extremamente fofo. Só Marisa que demora a notar! Ele lembra tudo sobre ela, está sempre ali nos momentos difíceis e, no final do livro, é mais fofo ainda.  Nesse tempo todo, tem também o Dirty Dirk, um cara de identidade misteriosa, que divulga, num programa e podcast, todos os podres do colégio, dos alunos idiotas e dá sempre uma lição de superação para os alunos que pedem conselhos por e-mail, ao som de rock.

Esse é um daqueles livros para serem lidos na adolescência, mas também na fase adulta. Susane Colasanti retrata inseguranças típicas dessa idade e dá pra se identificar ali, tudo isso numa cidade fofa, com píer onde Marisa e Nash sempre conversam (Daí a capa) e todos os jovens se reunindo no Deque, que concentra toda agitação. Além disso, ela trata do distúrbio de ansiedade, o que pode ser útil pra qualquer pessoa que tenha passado ou passa por isso, tornando a leitura mais do que um simples romance.

Porque esse é um livro simples, sem histórias fantásticas,com algumas coisas um tanto óbvias, mas que lida com tudo isso com muita realidade e maturidade, fazendo as páginas passarem sem serem percebidas. E sem criar tantos estereótipos ou maniqueísmos. Só achei que faltou mais romance no final e mais explicações. Claro que no livro todo havia pistas indicando algumas coisas, mas seria bom se fosse mais explicado.

Achei a capa a cara da história, muito parecida mesmo, mas nem imaginei o Nash assim. Os capítulos são curtos, quase em forma de diário, então dá pra ler mais e mais sem notar. Nunca tinha lido nada da Susane Colasanti, mas ela é boa em descrever as pessoas e criar um ambiente crível na história. É muito indicado pra quem passa por essa idade e pra quem passou também. É bom ler um livro leve que dá uma sensação boa no final, mesmo depois de ler, que dá pra repensar os momentos de indecisão na vida, que acontecem não apenas ao final do colégio, mas ao final da faculdade e acho que na vida mais à frente.

Photobucket

0 comentários:

Deixe seu comentário