Charlotte Street - Danny Wallace

Resenha da Mikaela
Tudo começa com uma garota... (porque sim, sempre há uma garota...) Jason Priestley acabou de vê-la. Eles partilharam de um momento incrível e rápido de profunda possibilidade, em algum lugar da Charlotte Street. E então, em um piscar de olhos, ela partiu deixando-o, acidentalmente, segurando sua câmera descartável, com o filme de fotos completo... E agora Jason — ex-professor, ex-namorado, escritor e herói relutante — se depara com um dilema. Deveria tentar seguir A Garota? E se ela for A garota? Mas aquilo significaria utilizar suas únicas pistas, que estão ainda intocáveis em seu poder... É engraçado como as coisas algumas situações se desenrolam...
Charlotte Street, de Danny Wallace, publicado pela Novo Conceito, é um livro que parece muito com um filme. A história, a narrativa, os personagens...


Então, Jason é um crítico do London Now, uma publicação gratuita de Londres, que nunca critica positivamente nenhum lugar que vá ou filme que assista, é obrigado a ver no Facebook que sua ex-namorada Sarah vai se casar e ele não tem nada que o leve a lugar nenhum. Então, ele conhece A Garota e tudo que tem sobre ela é um filme de fotos (Quem não lembra da época das câmeras analógicas?) para revelar. Mas sem saber nome nem lugar onde ela trabalha.

Ele e seu melhor amigo nerd Dev, acabam revelando as fotos e descobrem que ele, Jason, está coincidentemente em uma delas. Mas nenhuma delas faz muito sentido, até que Dev o recorda que, como não é uma câmera digital, essa câmera tem um número limitado de poses, então você tira as fotos de acordo com uma linha de pensamento. É então que Jason vai em cada lugar que apareceu nas fotos, procura A Garota nos jornais, em anúncios numa loja de kebab e nessa jornada vai criando amigos novos.

Charlotte Street é um livro que começa muito bem, fica meio parado no meio e tem um final estonteante. Claro que pra quem não tem paciência com as inúmeras referências ao estilo de vida londrino, a narrativa pode não funcionar bem. Não é um livro que fala de Londres ao olhos de um turista e sim, aos olhos de um londrino mesmo.

Mas no geral, é bom. Não se engane, não tem quase nada de romance. Senti falta disso, da interação entre ele e A Garota. Nós conhecemos os pensamentos dela através de seu blog, mas pouco sabemos mesmo dessa personagem que tinha tudo pra ser fascinante. A jornada incansável de Jason por ela o faz mudar, sair da zona de conforto, deixar mágoas antigas pra trás e ir atrás de seu próprio caminho também, então o livro é sobre ele.

O autor, Danny Wallace, escreveu o livro que originou o filme Sim,Senhor com o Jim Carrey, que eu assisti, mas é só isso que conheço dele. Sua escrita é sarcástica, ágil e pode agradar uns e nem tanto a outros nas suas referências à cultura pop londrina. E a procura de Jason pela Garota é realmente fofa de se ler (E dá aquela vontade de conhecer Londres e perambular pela Charlotte Street do jeito que os personagens fazem).

Amanhã entra no ar o sorteio desse livro, então fiquem atentos!!

Onde comprar:
Photobucket

1 comentários:

  1. Mika, eu li e achei um porre. Para mim só deu uma melhorada depois da página 300. =(
    Bem que dizem que cada um enxerga o livro de uma maneira. =)

    ResponderExcluir