A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan

Resenha da Mikaela
A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso… (Sinopse do Skoob)
A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra, de Robin Sloan (Editora Novo Conceito, 288 páginas) poderia ser um ode à leitura e o resgate a magia de se descobrir livros impressos em tempos tão virtuais. Mas não é bem assim. 

Clay vai trabalhar na misteriosa livraria frequentada por estranhos clientes (que vestem roupas bem antigas) e pegam livros misteriosos que ele nunca ouviu falar. Só que o que ele não sabe é que há uma sociedade secreta que eles participam e Clay - um designer trabalhando como vendedor- pode ajudar a solucionar um mistério de séculos da irmandade. Para isso, ele conta com a ajuda de Kat, sua "namorada" e engenheira do Google, seu amigo Neel, dono de uma empresa de software e fã de RPG, além de vários outros personagem que aparecem.

Por essa história, você poderia achar que é um livro empolgante e emocionante. Não é. Bem, claro que existe todo um enredo de suspense e o que poderia ser o tal mistério, mas honestamente não me captou. O começo se arrasta um pouco e não vi nada de mais nos personagens e nem na história. No final, é que se fica com curiosidade pra saber como termina aquilo tudo.

Não sei o que foi exatamente. Clay é um personagem inteligente, curioso, mas nada de mais. Acabamos nem vendo tanto assim do Penumbra ou de sua história, embora eu tenha gostado de sua figura. Kat começa bem mas depois fica cada vez mais fria com Clay e ficamos sem entender. E o que deveria ser o personagem principal - o livro em si - fica com mero coadjuvante.

Quem é designer ou mexe com códigos de informática vai gostar. Todos os personagens são meio hackers, meio experts em tudo. O mundo de computadores é apresentado ao leitor e pode-se conhecer de perto como funciona o Google e como são os que trabalham lá. Além de contar um pouco sobre a história das tipografias (as fontes que usamos para escrever), o que pode agradar designers e publicitários.Só que, na minha opinião, destacaram tanto o Google (Não o mero buscador, mas os próprios mecanismo de software que os funcionários conhecem) como maneira de solucionar vários problemas da turma. Mas, tá, e o livro?

A sociedade secreta é apresentada, mas dá pra ver que o próprio autor não gosta muito. Fica parecendo que o Robin Sloan gosta mais de computadores ou livros digitais do que o livro impresso em si. E nenhum dos personagens principais tem lá muito paixão pela leitura (Pelo menos não vi isso) exceto pelo livro favorito de Neel e Clay. Então, isso tudo irrita muito num livro que vem para falar de uma livraria misteriosa e não do Google ou tecnologias avançadas.

Mas o livro em si não é ruim. Só achei meio sem sal, mas tem gente que pode gostar, sim. E outra, há muito conhecimento ali e você aprende um monte de coisa sobre a famosa fonte Gerritzsoon, como é a sede do Google, sobre como escanear livros de maneira pouco usual, além de tornar uma determinada empresa tão real que eu me pergunto se não existe mesmo.

Então, ele melhora no final. Só acho que se for buscando algo que remete à magia do livro impresso não vai encontrar o que procura. Mas o autor é bem-humorado e fez uma trama ágil que pode agradar a algumas pessoas e que tem vários ingredientes de uma história legal... Apenas não funcionou para mim, mas não tiro o mérito da inteligência de Robin Sloan.

Avaliação (0 a 5):

Photobucket

24 comentários:

  1. Ei Mikaela,

    Eu não pedi e quando vi as primeiras resenhas e vi do que era a historia fiquei até arrependida. Mas depois vi tanta gente falando mal que fiquei aliviada de não tê-lo na fila de espera e não pretendo ler.
    Sei lá, pelo que vejo o autor não cumpriu a proposta do livro, ou o que se esperava dele, uma pena.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Quando vi a capa deste livro fiquei com muita vontade de adquiri-lo, mas conforme fui lendo as resenhas acabei desistindo. A ideia parece ser boa, mas o autor não deve ter conseguido levá-la da melhor forma possível pois leio muitas críticas.

    Parabéns pelo blog, estou seguindo para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.

    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mikaela!
    Ainda não consegui ler o livro o.O
    É a primeira resenha que eu leio, e já anotei algumas coisas para não passar raiva kkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do que li na sua resenha e vou considerar alguns pontos. Sei que posso me desapontar com ele, mais vale a pena ler assim mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Hello,

    o que me vez querer o livro sinceramente foi a junção da capa com o título, sobre o que se tratava tudo isso fez com que eu desejasse o livro.
    Mas fui lendo várias resenhas parecidas com a tua e fui deixando pra lá, pegando desgosto pelo livro. Mas vou ler mesmo assim, ter uma opinião própria.
    Parabéns pela resenha!!!

    XOXO
    Gaby
    http://gabriellasm-1993.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Resenha bem elaborada, abordando pontos relevantes do livro, despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  7. Oi Mika,
    Menina me diz como um livro pode ter no título "livraria" e ser sem sal. Esse autor pisou na bola mesmo.
    Pensei em livros misteriosos, pessoas misteriosas, enredo maravilhoso, mas não foste a primeira a não gostar, então isso é um sinal e passarei longe. Tenho tantos bons para ler que este não me parece valer a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Oi Danielle, também estou indignada com a capa ser tão linda (como a Gaby Manson falou a "junção da capa e do título" são realmente bons) e a história se perder. E é isso, é sem sal, tem vários ingredientes de uma boa história, mas não empolga muito... Mas tem gente que pode gostar! E outra, há tantos pra se ler né?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Suponho que vou gostar do livro, uma vez que trabalho numa empresa desenvolvedora de software. Eu não sou programadora, mas convivo com estes seres "estranhos". \0/

    ResponderExcluir
  10. Ah, eu estava tão entusiasmada pela leitura desse livro, desde o lançamento que eu estou de olho nele, achei a capa tão linda e o título tão sugestivo. Mas apesar da sua opinião ainda tenho curiosidade em ler e tirar minhas próprias conclusões, vai que eu gosto. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Em um primeiro momento, fiquei encantada com a sinopse do livro e tinha lido bons comentários sobre ele. Acho que foi empolgação, porque agora só tenho lido resenhas dizendo que o livro deixa a desejar em muitos quesitos. Enfim, ainda pretendo ler para tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  12. Eu não tinha visto em nenhum outra resenha sobre esse lance da tecnologia, google e etc ficar em maior aparência e capítulos que o tal livro do segredo. Só sabia que não era muito de se esperar porque o livro tem uma narração lenta que só te deixa curiosa no final.
    Vou tentar ler e ver se é tudo isso ou é um pouco melhor ou pior ainda. XD
    Beijos e bom fds o/
    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Mikaela!
    (ai suspiros) nem me fale uma coisa dessas minhas expectativas estão lá nas alturas :/
    Eu imaginei uma narrativa encantadora, plena de magia, envolvente, fofa, com personahens bookaholics, tramas catiavntes rsrs
    A capa é tãooo fofurice!
    E eu nem entendo nadinha de informática!
    Caí das nuvens mas vou me agarrar a sua conclusão que diz que o livro não é ruim, só não é empolgante e melhora no final rs
    Jura que o mistério e a sociedade secreta não são assim tipo bacanérrimos ?? (ai mais suspiros)
    bjsss

    ResponderExcluir
  14. Luna, como eu posso dizer... Não há essa magia toda na questão dos livros. É tudo muito objetivo. "Há um mistério, a sociedade tem esse mistério, como vamos resolver? Vamos recorrer à engenharia do Google"! O que não tira a inteligência, mas não põe o livro em destaque. No final, a solução é apresentada de forma que nem nós - ou o Google- poderia imaginar, mas não achei muito interessante, apesar de bem construída, sabe?Bom, mas quando você ler, conta aqui pra saber se você achou o mesmo, tá?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Só pelo resumo do livro me interessei a ler! Mas sua resenha me deu um toque de realidade, deve ser um bom livro com um bom enredo mas parece que será daqueles livros enfadonhos no durante mas que parece ter um final incrível!

    ResponderExcluir
  16. Agora fiquei curioso! Tenho que ler o livro! :)

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Poxa, estava tão ansiosa para ler o livro.. agora sabendo que não é tão empolgante fiquei um pouco desanimada. Mas ainda vou tentar ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Poxa, estava tão ansiosa para ler o livro.. agora sabendo que não é tão empolgante fiquei um pouco desanimada. +1
    Como o autor conseguiu fugir tanto assim do enredo?? Mas fazer o que ne?! :(

    Mas ainda pretendo le-lo futuramente...

    Beijos, Indy.

    ResponderExcluir
  19. O título, por si só, já me chamou bastante atenção. Fora isso, achei a história bem interessante, e quando vi que rolava um pouco de mistério, sociedade secreta, códigos e tudo o mais, minha curiosidade só foi aumentando. Mas é uma pena que ele não funcionou tão bem com você. Mesmo assim, espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Desde o lançamento desse livro me interessei, pois a capa é bem bonita, o título e a sinopse são bem instigantes. O bom é que ele tem várias características que gosto em uma ficção, como mistérios, sociedades secretas, códigos, e tudo o mais.

    ResponderExcluir
  21. Pela resenha este livro aparenta ser otimo, fiquei curiosa para ler...

    ResponderExcluir
  22. Comentando para conseguir participar do sorteio.
    Odeio ler resenhas antes do livro, muitas dão spoilers então nem li.

    ResponderExcluir