A luz através da janela – Lucinda Riley

Resenha da Danielle
Sinopse: A Segunda Guerra Mundial deixou muitos destroços e segredos familiares principalmente na família de Emilie, os De La Martinières. Quando sua mãe faleceu, deixando o legado do château da família para ela, a única herdeira, Emilie fica devastada e quer vender tudo para que possa voltar à sua rotina comum de veterinária. Entretanto, Sebastian Carruthers aparece em sua vida para ajudá-la a cuidar de toda a documentação e a consola nos momentos mais difíceis. Emilie se apaixona pela sua gentileza e decide se casar com ele. Assim, ela se muda para a casa do marido, Blackmoor Hall, em Yorkshire. Contudo, a vida que ela, ingenuamente, pensa estar começando bem, trará a ela muitas surpresas e revelações do presente e do passado de toda uma geração.
Lucinda Riley nos leva mais uma vez numa viagem magnífica pela França, no presente onde há calmaria e voltando ao passado para a época da ocupação do país pelos nazistas.

Emilie de La Martiniers, 30 anos, solteira, veterinária em Paris, retorna ao chateau de sua família em Gassin, sul da França para cuidar da mãe e com seu falecimento está sob seus ombros a decisão do que fará com o legado da família.

Devido ao relacionamento estremecido que tinha com a mãe que lhe deixava de lado por conta de festas, ela se recente e pensa seriamente em manter sua vida normal na capital. Durante um passeio ela conhece Sebastian Carruthers, ele conta que suas famílias têm ligação e como trabalha com arte gostaria de verificar os quadros que estão no chateau. 

Emilie não está acostumada a tomar decisões e aceita de bom grado a ajuda de Sebastian. Devo dizer que este foi um personagem que assim que surgiu me deixou desconfiada, mas a mocinha não sentiu o mesmo e nove meses depois ele a pede em casamento. Após a breve cerimônia eles mudam para Blackmoor Hall, a mansão de sua família em Yorkshire.
Então surge um novo personagem que me conquistou desde o primeiro momento. Mas Sebastian não concordaria com minha colocação.

Na volta à França Emilie comenta com Jacques, o administrador da cave sobre Constance e então somos levados de volta a 1943, a partir do belo e completo relato dele.

Constance Carruthers, 25 anos, casada, arquivista do governo britânico no MI5, posteriormente convocada para se tornar agente. Com uma coragem inegável ela aceita o convite para o treinamento, e torna-se a aluna nota dez. Essa personagem me conquistou de primeira, pois apesar de seu marido estar desaparecido há quatro anos, ela não se acomodou e foi trabalhar em prol da causa. 

Junto a Constance conhecemos Venetia uma linda mulher que chamava atenção por sua beleza. Tornam-se amigas durante o treinamento. E guardem bem esse nome, pois ela é um personagem secundário importante.

Os personagens secundários são maravilhosos e bem trabalhados. Èdouard De La Martinières, um francês com ideais fortes que tem de lidar com diplomacia com os invasores, tem uma linda irmã que é cega, a Sophia. É sob os cuidados dos De La Martinières que Constance viverá por um ano.

A trama é bem elaborada, não há furos, é certeza de que você vai se perder nas 544 páginas deste livro tão lindo, tão eloquente e emocionante. Viaje com Emilie em busca do passado de sua família e se apaixone por Constance, Èdouard, Sophia e Jacques que é nossa ponte de ligação entre passado e presente.

Terminei a leitura completamente extasiada com tanto sentimento e com o acréscimo de conhecimento sobre a situação pela qual a França passou durante quatro anos.

O título condiz com a história. E simplesmente amo quando os autores usam esse subterfúgio. Adoro descobrir a ligação.

A edição da “Novo Conceito” está ótima, vi poucos erros de revisão que não atrapalham a leitura, as páginas são amarelas e a fonte é de um tamanho bom, não muito grande, pois o livro acabaria com mais de mil páginas. 

Super recomendo! E não tenho dúvida quanto ao talento da autora.

Photobucket

29 comentários:

  1. Já sou apaixonada pelo livro A Casa das Orquídeas e tenho certeza q qndo for ler esse vu amar... (*.*)

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  2. Eu também amei a casa das orquídeas e estou lendo A Garota do Penhasco... essa autora escreve muito bem... passa todo o sentimento para o leitor...
    Já estou com vontade de ler esse também.

    beijos,

    ResponderExcluir
  3. oi Dani, Débora, tudo bem? Dani gostei demais da sua resenha, esse livro em especial me emocionou demais, mexeu comigo mesmo! A lucinda aborda a segunda guerra com muito realismo, dá pra sentir o realismo nas páginas! Adoro a autora e estou louca pra ler seu novo sucesso
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas,

    Eu dancei com esta autora rsrs. Eu tenho A casa das orquídeas (que não li até hoje) e vi muita resenha mais negativa, ou meio desanimadinha. Ai não pedi o próximo dela e agora todo mundo só elogia hehe. Este que lançou agora acho que eu pedi rsrs.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Adorei ler a resenha e saber que vou ler um ótimo livro. Pelo pouco que li na sua resenha, já fiquei curiosa e empolgada. Vou adorar ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu li A casa das Orquídeas e adorei a escrita da autora e a maneira como ela desenvolveu as histórias paralelas com tanta habilidade. Pela sua resenha dá para sentir que ela conseguiu de novo e esse novo romance é tão bem escrito e envolvente quanto o anterior, amei tudo inclusive o título poético e a capa tão linda.

    ResponderExcluir
  7. DANIELLE!
    SOU FÃ DA RILEY, ELA ESCREVE COM UM LIRISMO FANTÁSTICO E NOS ENRIQUECE COM PAISAGENS E HISTÓRIAS BEM ESTRUTURADAS E PERSONAGENS APAIXONADOS. TRAZ SEMPRE MUITO CONHECIMENTO.
    PARABÉNS PELA RESENHA,

    Desejo um final de semana sublime e carregado de amor no coração!!
    Paz, amor e muita luz!
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  8. Leio todos os livros que consigo sobre guerras, sofro junto com as personagens e sofro por saber que as guerras realmente existiram. Por ter passagens na França, fico com mais vontade ainda de ler, as paisagens são maravilhosas.
    Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir
  9. Eu li a resenha no Skoob, e já tinha incluído na minha lista de compras, porque eu me apaixonei com a história de Emilie. Agora mais com esta chance de ganhar este livro.

    ResponderExcluir
  10. Possuo "A Casa das Orquídeas", mas ainda não tive (tempo) oportunidade em lê-lo, mas pelo que parece este livro que resenhou lembra bastante o anterior dela (no que se refere a relações familiares e sobre o passado), mas claro que com sua diferenças... E eu já nem gosto de uma história assim xD

    A sua resenha ficou ótima e estou bem ansiosa para ler este livro.

    ResponderExcluir
  11. Nunca li, nem ouvi falar.. Nem desse nem do a casa de orquídeas.. Parece bom. (:

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dani,

    Como é bom ler um livro bem escrito e que faz a gente esquecer o mundo em nossa volta e viajar com os personagens por lugares e tempos...

    Fiquei encantada pela história, não imaginava que esse livro pudesse ser tão bom.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Adorei 'A casa das orquídeas' e pela sua resenha, parece que vou me emocionar com essa história também!

    ResponderExcluir
  14. >> Camila Márcia <<

    Pode ler sem medo que este não deixa a desejar não. É muito lindo e emocionante.
    Obrigada por comentar. =)

    >> Débora Lauton <<

    Eu vou ler "A garota do penhasco", desde que a NC divulgou estou ansiando por esta trama.
    Lucinda não é historiadora, mas faz uma ótima pesquisa a ponto de nos levar para onde ela quiser.
    Leia sim que não haverá arrependimentos.
    Obrigada pelo comentário. =)

    >> thaila oliveira <<

    Oi Thaila, obrigada por seu comentário. Quase impossível não se emocionar com os livros da Lucinda, né? É real e tocante. Também anseio pelo lançamento recente.

    >> Fernanda Assis <<

    Corre para recuperar o prejuízo Nanda, a Lucinda é ótima, tem uma mão maravilhosa para contar a história de cada personagem, são detalhes magníficos.
    Espero que você aprecie a leitura.
    Obrigada por seu comentário.

    >> Beth <<

    Eu não quis contar muito, para evitar spoiler, o bom é manter a curiosidade para que vc se surpreenda durante a leitura.
    Obrigada por comentar. =)

    >> Cris Aragão <<

    A Lucinda conseguiu sim escrever uma nova trama tão emocionante e envolvente quanto "A casa das orquídeas", o título tem ligação com a trama, é bem tocante. E concordo com a beleza da capa.
    Obrigada pelo comentário.

    >> Rudynalva <<

    Obrigada por seu comentário, concordo com suas palavras. Ela aborda temas interessantes e mescla com belas histórias de vida.

    >> miriam73 <<

    Olá Miriam, infelizmente as guerras ocorreram, e a autora retrata bem o momento: a tensão, os perigos.
    E some a isso uma bela história de amor, é um grato presente.

    >> Edilaine Cañete Reis <<

    Boa sorte para você no sorteio, acredito que a leitura será surpreendete para você. =)

    >> Daniela <<

    Sim, existem semelhanças, mas não se deixe pensar que é uma cópia, jamais. A Lucinda sabe desenvolver uma bela trama e esta tem suas particularidades, nem mesmo a personalidade das mocinhas bate.
    Obrigada por comentar. =)

    >> Gabriela Filete <<

    Uma pena que não ouviu falar, mas procure se inteirar a respeito e terá uma ótima leitura.

    >> Miriam <<

    Não há nada melhor do que um livro bem escrito, né? Poder viajar com os personagens, ver os lugares, sentir cada sensação junto com eles, a Lucinda sempre faz isto comigo. Me sinto parte do livro.
    Muito obrigada por comentar!

    >> Daniela Calcia <<

    Sim, se já se encantou por um livro da autora, separe espaço na estante para todos os outros. Este é emocionante, e se você chora fácil vai derramar algumas lágrimas.
    Grata por seu comentário. =)

    ResponderExcluir
  15. Oi Danielle!
    Gosto mto dos livros de Lucinda Riley, a leitura envolvente, fluída e encantadora. Concordo plenamente com vc qd diz que é uma viagem encantadora pela França e uma aula diferenciada com descrição narrativa da História. Personagens bem construídos, trama bem alinhavada e uma capa linda d+!
    Parabéns pela resenha!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Os livro dessa autora sao super interessante,toda as resenha dos livro que eu li me emocionei...louca pra ganhar esse livro.

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da resenha, já ouvi falar muito bem da autora e o livro parece ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da resenha, já ouvi falar muito bem da autora e o livro parece ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  19. >> Luna Hybla <<

    Oi Luna, a Lucinda tem um carisma incrível, né? Impossível resistir à viagem proposta por ela. Ela nos envolve completamente e consegue mostrar tudo de maneira que fique marcado na memória. Amo os detalhes históricos que ela inclui, geralmente o passado é o que me arrebata na trama. =)
    Obrigada pelo comentário.


    >> Cibele Santos <<

    Olá Cibele, se com as resenhas você já se emociona, experimente ler um dos livros dela, vai ser inesquecível. =)
    Grata pelo comentário.


    >> Mari J. <<

    Os elogios à Lucinda são bem aplicados ela escreve maravilhosamente bem. Espero que em breve você possa conferir.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li livros dessa autora, mas pelo que todos comentam ela sabe sim levar uma história do começo ao fim sem se perder, onde tudo esta bem detalhado e explicado .
    Gosto de leitura assim, doida pra ler, por isso participando do sorteio .

    ResponderExcluir
  21. Confesso que sempre me assusto quando vejo o tamanho dos livros da Lucinda Riley, pois como trata-se de romances, fico com a sensação de que a narrativa é bem lenta e a história é arrastada e monótona. Mas pelo que leio por ai, é completamente ao contrário.
    Uma característica bem forte dela são essas junções de passado e presente. Quero muito ter a oportunidade de ler um dia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. As orquídeas estão aqui na pilha de leitura a um tempo, quero muito ler, mas vou deixar para as férias, quero ler com calma, tenho visto muitos elogios a autora e quero muito ler esse também!

    ResponderExcluir
  23. Jé tem um tempinho que quero ler os livros dessa autora e pelo que vc descreveu em sua resenha me interessei mais ainda!
    Deu para perceber que a leitura foi fácil e agradável, quero me deliciar também!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  24. Sou apaixonada por livros relacionados a segunda guerra...

    ResponderExcluir
  25. Me apaixonei pelo livro lendo sua resenha. Fiquei muito curiosa, adoro livros assim, é mais 1 pra minha lista.

    ResponderExcluir
  26. Essa trama é tão linda, quero muito lê-la!

    ResponderExcluir
  27. Sou leitora de livros espíritas e devo dizer que este livro tem o cheiro deles. Mas tirando esse fato estranho, o livro me deixou curiosa pois amo estórias aonde a personagens feminina arregaça as mangas e vai a luta, principalmente nas épocas passadas.

    Obrigada por divulgar esse livro, ainda não tinha ouvido falar nele.

    ResponderExcluir
  28. Adoro a Escritora Lucinda Riley, já os outros dela,agora estou doida atrás da A Menina nas Falésias.Por acaso alguém tem e que possa me enviar.
    angelicavalvassori@gmail.com.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  29. Esta escritora é maravilhosa,já li vários dela,mas estou doida para ler A menina na Falésia,alguem tem por acaso e pode me enviar,angelicavalvassori @gmail.com.

    ResponderExcluir