Extraordinário – R. J. Palacio


Resenha da Danielle 

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Oiii leitores,

Primeiro quero agradecer à Hamabili pela solicitação da resenha deste livro, assim adiantei a leitura e posso contar o que achei da obra.

Extraordinário é assim que os pais de August Pullman o chamam, o garoto de 10 anos que é considerado um milagre. Afetado por uma doença genética Auggie, como é chamado pelos amigos, tem um rosto diferente, deformado como os mais insensíveis dizem.

Baseada na capa, fiz uma pré imagem do Auggie que não condiz com o que a autora cita no texto. Realmente pensei que ele só tinha um olho! E se você também o imagina assim, é bom pegar o livro para poder se aproximar de como ele deve ser.

Outro erro que cometi: pensar que o livro é um drama!

Apesar de seu rosto diferente August é um garotinho extraordinário! Sim, ele é divertido, faz piada de si mesmo, o que não implica dizer que ouvir quando falam dele não o magoe. Mas sinto que se eu estivesse no lugar dele viveria deprimida.

Auggie tem uma família que o ama e o protege. Isabel é super protetora, filha de brasileiros (a autoras ganhou pontos com isto), casada com o Nate que por sua vez é filho de russo e polonês. E tem a Via, ou melhor, Olivia a irmã que está a postos para proteger o garoto. Não posso esquecer da Dayse a cachorrinha que segundo o Auggie é a única que não se incomoda com seu rosto.

A questão é que decididos que August precisa interagir com o mundo, eles o matriculam numa escola normal, até então a Isabel quem o ensinava em casa. De início ele não gosta da ideia, mas depois ele decide encarar o desafio.

E acompanhando Auggie em sua nova rotina vamos aprender muitas lições.

Diria que este livro é super recomendado para quem deseja incutir o valor de que aparência não é tudo na vida. Tantos rostos lindos e perfeitos escondem um coração frio e muitas vezes cruel. Enquanto aqueles rostos comuns ou considerados feios escondem uma alma bondosa que merece uma chance.

August vai aprender bastante durante o ano letivo. Alguns personagens vão ser surpreendidos e vão te surpreender.

Os personagens secundários são bem trabalhados também, é impossível não terminar a leitura com um sorriso bobo no rosto e desejando algumas páginas a mais.

Fiquei tão apaixonada pelo August que no dia 10/10 eu sorri e disse: Hoje é aniversário do Auggie. Parabéns garoto!

O livro tem vários pontos de vista. Uma parte é narrada pelo August, outra pela Via, temos o ponto de vista do Jack Will, da Summer, estes dois últimos estudam na Beech Prep com Auggie. E de verdade, corram para conhecer esta história.

E cada novo ponto de vista conta com uma citação e uma imagem de cada personagem, então você não vai se sentir perdido sobre quem está narrando.

Um livro que merece destaque na estante, na prateleira, na cabeceira... Não importa onde, mas dê uma chance e se surpreenda.

Uma curiosidade: o August é mega fã de Star Wars.

Espero que tenham gostado de minhas impressões sobre o livro. Não quis focar muito na trama para não estragar o prazer da leitura de vocês.

A Editora Intrínseca lançou uma nova edição com a capa em azul:


E sugiro que deem uma olhada no site do livro, que é muito lindo e vocês poderão ler sobre cada personagem.



Nota: 5
Photobucket

Participe

8 comentários:

  1. O livro acabou de entrar para os meus desejados! A história parece linda e incrível né? Foi essa impressão que me ficou ao término da resenha. A autora já ganhou pontos comigo também, por Isabel ser filha de brasileiros. kkkk E o enredo da história em si parece ótimo. Quero lê-lo!

    ResponderExcluir
  2. Awn, esse é meu livro preferido e fico feliz que tenham feito a resenha :) Obrigada...

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO esse livro!!
    Auggie é um fofo! , Não tem como não ama-lo!
    É muito lindo ver como a família o ama e o protege..
    Extraordinário se tornou um dos meus livros preferidos!!

    ResponderExcluir
  4. >>> Kamila Evely <<<
    Leia sim, é incrível, é divertido, tem uma ótima moral em tudo que o Auggie faz e tem de enfrentar.
    Fico feliz por ter passado a impressão correta.
    Também fico super animada quando os autores incluem o Brasil direta ou indiretamente, sem usar a visão de que "é tudo uma selva". =)
    Depois que ler conte o que achou, tá?

    >>> Hamabili <<<
    Ele agora está no hall de favoritos do Skoob. =)
    Obrigada mesmo por solicitar a resenha.

    >>> Aline Cristina <<<
    Sim, concordo que o Auggie é um amor. A relação com a família é maravilhosa.
    Maravilha ler um livro incrível como este. =)
    Obrigada por compartilhar sua opinião.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muito interessante e emocionante.
    E não sei se gostei muito da capa, mas da sua resenha sim.
    Ainda mais na parte em que disse que terminou a leitura com um sorriso bobo no rosto :)

    ResponderExcluir
  6. >>> Jéssica Antunes <<<
    Como disse a capa não condiz com o August que a autora nos apresenta. Não gosto dela, mas este é um livro que tem de ser lido sim, apesar da capa não ser uma beleza.
    Foi uma leitura gratificante, você aprende bastante com o pequeno Auggie e o final é tão lindo que é impossível não sorrir indefinidamente
    Leia sim, você não vai se arrepender.

    ResponderExcluir
  7. Estou querendo ler esse livro cada vez mais, sua resenha me deixou super curiosa.Adoro aprender lições e chorar junto aos personagens.

    ResponderExcluir
  8. Eu li o livro e amei!
    Adorei o fato de que mesmo novinho, o August é forte, e no meu lugar tbm, eu viveria deprimida.
    O livro traz umas lições de vida que realmente todos precisam ter. Eu tbm ameio final, e fiquei muito feliz por tudo ter dado certo. Quem nn ia querer ele como amigo ne? <3
    Gostei mais da capa azul, mas a minha é a branca hahahah

    ResponderExcluir