Livros da minha infância - Mikaela Brasil

Hoje é Dia da Criança e já que estamos num blog literário, nada melhor que lembrar nossas próprias experiências com os livros nessa idade, não é?
Eu lia muitos livros infantis desde pequenininha, começando pelas revistinhas da Turma da Mônica, mas logo fui me encantando pelos lindos livros da biblioteca do colégio. Um dos primeiros que eu me encantei foi A Odisseia, de Homero (Mas calma, não era o poema original e sim uma versão com lindas ilustrações!)



A Odisseia  retrata as aventuras de Ulisses após a Guerra de Troia para voltar para sua terra, Ítaca, e rever sua amada esposa Penélope. Mas após desafiar os deuses em uma série de aventuras - especialmente Poseidon- ele precisa passar por muitos desafios para voltar para casa e reaver seu lugar como rei.

Esse livro tem capa dura e parece mesmo com um livro de histórias, detalhando ricamente a mitologia grega, mas numa linguagem bem acessível, voltada para crianças e adolescentes.








Outro que me marcou muito foi O Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira


Você se lembra, não é? Quase todas as histórias antigas que você leu terminavam dizendo que a heroína se casava com o príncipe encantado e pronto. Iam viver felizes para sempre e estava acabado. Mas o que significa "viver feliz para sempre"? Significa casar, ter filhos, engordar e reunir a família no domingo para comer macarronada? Quer dizer que a felicidade é não viver mais nenhuma aventura? como é que alguém pode viver feliz sem aventuras? Ah, não pode ser! Não é possível que heróis e heroínas tão sensacionais tenham passado o resto da vida assistindo ao tempo passar feito novela de televisão. É preciso saber o que acontece depois do fim. (sinopse do Skoob)

Ignorem que foi feito um filme da Xuxa sobre esse livro...
Feiurinha foi um paradidático do colégio, mas me conquistou muito e não tenho quase nada a dizer de ruim dele, exceto que Pedro Bandeira exagerou em umas cenas... Mas ainda assim, muito bom esse livro!



Li também muitos livros da série Uma História Por Dia, da Disney, tinha coleções com os contos-de-fada, o livro Carta Errante, Avó Atrapalhada, Menina Aniversariante,de Mirna Pinsky, a coleção de contos da editora Edelbra com os personagens sendo bonequinhos fofos...

E claro, não poderia faltar....


Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrente, num duelo, o cruel Voldemort. Com inteligência e criatividade, J. K. Rowling criou um clássico de nossos tempos. Uma obra que reúne fantasia e suspense num universo original atraente para crianças, adolescentes e adultos.(sinopse do Skoob)


O primeiro Harry Potter eu li com dez ou onze anos. Então, sou da época dos leitores que esperavam a cartinha de Hogwarts rs

Harry Potter e a Pedra Filosofal foi um começo para outros livros mais complicados, compridos, enfim, para a literatura!

Eu poderia citar muitos livros, mas simplesmente não há como. Cada livro representou uma magia, uma amizade, um mundo novo...
Por isso, eu acho que no Dia da Criança, além dos brinquedos, os livros também devem ser presentes. Para mim, era uma alegria incontestável ganhar um livro nesse dia...
Mas, então, para finalizar aqui está uma foto minha bem criancinha:




E vocês? Que livros mais marcaram essa época?

Photobucket
Participe

7 comentários:

  1. Estou lendo Harry potter novamente para relembrar, sinto muita saudades k e que linda você <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Mika,
    Eu não conheço a história de "O mistério de feiurinha", mas já ouvi falar nele. Vou procurar para matar a curiosidade.
    Um que nunca li nem tenho vontade é justamente Harry Potter, não sei bem o motivo... hahahaha
    A "Odisseia" é um clássico, um máximo você ter lido ele pequenina.

    ResponderExcluir
  3. Que fofinha você quando era pequena! hehe Quando era pequena eu lembro de ter lido um ou dois livros, mas não tenho recordação de quais eram os livros. Vim pegar gosto pra leitura depois de velha mesmo. rs Eu vim ler HP um dia desses! kk

    ResponderExcluir
  4. Oi, :)

    Como a Danielle, já ouvi falar de O Mistério de Feiurinha, mas nunca cheguei a conferir. Como eu disse nos outros post dessa temática, o que mais me marcaram quando criança foram mesmo os gibis da turma da mônica - e até de heróis como homem-aranha e Wolverine que eu pegava emprestado dos meus irmãos *-* rsrs'

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  5. Muito legal esse post.
    Adorei, bem criativo.
    Bom confesso que nunca li nenhum desses.
    Um que marcou muito a minha infância, quase adolescência foi Mariana de Pedro Bandeira.

    ResponderExcluir
  6. Adorei demais seu post!! Sempre bom relembrar nossa leituras da infância!!
    Um livro que marcou minha infância foi A casa Sonolenta, pois foi o primeiro livro que li sozinha!!

    ResponderExcluir
  7. Eu nao entendo o amor de todo mundo por HP, mas respeito. Ja li todos da serie quando era mais nova,mas nunca fui obcecada igual todos sao, e ai me acho uma estranha no meio disso tudo ne hahahaha sou mt mais HG, PJO, TMI, etc..
    adorei seus livros e vc ta mt fofinha na foto rs

    ResponderExcluir