Olho por Olho - Jenny Han e Siobhan Vivian

Olho por Olho

Olho por Olho, de Jenny Han e Siobhan Vivian (Editora Novo Conceito, 320 páginas), parece um filme da Sessão da Tarde misturada com séries adolescentes. E isso não é ruim, na verdade, foi até melhor do que eu esperava.

O livro traz a história de três garotas que estudam no mesmo colégio, na Ilha Jar.  Kat, Lillia e Mary não podiam ser mais diferentes... Só que o desejo de vingança faz as três irem atrás do mesmo objetivo e se  unirem para derrotar aqueles que as humilharam.

Kat, com estilo rebelde, sem medo de dizer o que pensa, era a melhor amiga de Lillia e Rennie. Só que o tempo passou, ela seguiu outro caminho e as outras duas se tornaram as mais populares do colégio. E Rennie faz questão de falar mal de Kat e inventar mentiras sobre ela. Kat também tem raiva de Alex, que a decepcionou no verão. Ela é a mais raivosa da história...

A história da popular Lillia é muito delicada e não vou falar aqui para não soltar spoiler, mas ela passou por uma situação horrível e Rennie não moveu um dedo para tirá-la de lá. Achei imperdoáveis as atitudes da Rennie após essa história da Lillia. É interessante porque você não imagina as mágoas que uma menina rica, bonita e popular como Lillia pode carregar sem que ninguém tome conhecimento. Uma das coisas que a motiva para a vingança é para que a irmã, Nadia, que está começando a ser popular também, não passe pelo o que ela passou.

Já a história de Mary, uma novata tímida e bonita do Ensino Médio, é um tanto confusa. Na infância, em outro colégio, ela era amiga de Reeve, mas ao mesmo tempo o garoto praticava bullying e a humilhava sempre que podia. Por mais dolorosa que tenham sido as humilhações que Reeve a fez passar, dá pra notar que Mary ainda é fascinada por ele...Sem mencionar que há algo estranho na casa e na tia com que ela mora, o que se comprova no final do livro.

Então essas três histórias se juntam para se vingar de Alex, Rennie e Reeve, que, por coincidência, são amigos populares de Lillia. No começo, achei as vinganças muito infantis, lembrando aquele filme "Todas contra John", mas aos poucos algumas coisas vão provando que não eram nada como pareciam e as vinganças podem sair do controle...

O livro é curtinho, com capítulos alternando os pontos de vista de cada menina e com letras maiores, de modo que você nem percebe que já leu tantas páginas da história. O que eu gostei é que as autoras colocaram cada personagem para ter um lado diferente, ou seja, Rennie é arrogante, mas tem uma vida muito pobre, ou até mesmo Reeve, que às vezes parece ser uma boa pessoa e outras vezes age como idiota. É interessante que mesmos as protagonistas não estão isentas dessa avaliação e podemos conhecê-las melhor com o passar dos capítulos, principalmente Mary, que esconde um segredo que deverá ser revelado no próximo livro.

Olho por Olho começa leve e falando de garotas populares arrogantes, mas depois fala muito de como o bullying pode afetar terrivelmente a história de uma pessoa ou como as péssimas amizades e o machismo podem afetar a vida de uma garota (No caso de Lillia). Achei interessante porque as autoras se preocuparam em criar uma narrativa crível e conseguem nos chocar e fazer refletir sobre determinados comportamentos. Só espero que o final seja um fio condutor para uma narrativa que impressione mais pela força das personagens, no próximo livro. As três são garotas que merecem um final feliz e satisfatório!

Eu gostei muito da capa, achei simples, mas num estilo que lembra Gossip Girl (pelos personagens estarem ali, com um tom de conspiração feminina). Só para identificar: Kat é a de cabelo castanho, Mary é a loira e Lillia é a garota com traços orientais. Só achei que não precisava ter aumentado a letra do livro, mas tudo bem, não atrapalha.

Nunca li nada de nenhuma das autoras, mas acho que o estilo delas é bem esse, bem adolescente mesmo. No mais, estou esperando a continuação, Dente por Dente, mas, repito, espero que as histórias sejam encerradas com maturidade, senão não vale a pena ficar com tanta raiva (A maior raiva que tenho é de Rennie) dos personagens,

Coleção:
-Olho por Olho
-Dente por Dente (em pré-lançamento no Brasil)

Avaliação (de 0 a 5); 3,5



Photobucket


9 comentários:

  1. O livro pareceu super interessante pra mim agora, agora tenho mais um livro pra comprar... ooh god,

    http://heartsstrings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não estou entusiasmada por essa leitura, não é o estilo que procuro no momento...bjo

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já estava de olho nesse livro a tempos, apesar d curtir esse tema de "Meninas Malvadas",ainda tava meio assim p/ comprar,agora lendo tua resenha n tenho mais duvidas, será minha próxima leitura.
    bjokas.

    ResponderExcluir
  4. Eu sinceramente não fiquei com a mínima vontade de ler esse livro, me pareceu infantil demais! E sem contar que tem outro livro vindo aí, o que desestimula ainda mais. rs Esse lance de querer se vingar e tal, não curti. Se bem que você falou que cada um tem outros lados né? achei interessante, mas ainda sim a curiosidade não bateu na porta.

    ResponderExcluir
  5. Ei MIkaela

    Eu li esta semana e adorei, achei tãooo legal, mesmo com cara de sessão da tarde, concordo com vc rsrs.
    Eu gostei dos dramas, gostaria que a autora tivesse trabalhado melhor a questão do estupro, mas gostei do desenvolvimento.
    eu acho que o Reeve gostava da Mary, só não tinha coragem de deixar de ser um babaca na historia.
    Estou curiosa pelo segundo. ^^
    Dei 4 estrelinhas para ele, achei muito boa a escrita das autoras e fiquei grudada no livro. Só não gostei de algumas vinganças e até de alguns motivos, achei muita coisa meio infantil demais.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Ó 3,5??
    Eu amei a capa desse livro e a sinopse li tb muitas resenhas positivas.
    Hehehe, quero conhecer todos os personagens tb.

    ResponderExcluir
  7. cleia,
    É bem nesse estilo Meninas Malvadas, embora a leitura fique mais série em alguns momentos.

    Kamilla Evely,
    Ele parece infantil e no geral a história é simples, o diferencial é que autora trata de alguns temas que podem servir de reflexão, sem falar no lado de cada personagem, né? Se você mudar de ideia e ler, é só comentar aqui :)

    Fernanda,
    Pois é, essa questão da violência sexual foi muito forte (Fiquei com tanto ódio dos personagens) e merecia ser tratada de forma a mostrar que esse tipo que situação não deve ser encarada como bobagem ou comum. Espero que no próximo livro, ela fale mais disso. Sabe que eu também acho que o Reeve gosta da Mary? Mas ele foi muito idiota com ela...

    Jéssica Antunes,
    Eu gostei do livro, o 3,5 foi porque me empolguei muito na leitura e o desfecho de algumas vinganças foi morno. Mas acho que se curte o estilo, pode ser um bom livro...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Este livro chama bastante atenção pela capa, que é lida demais. E quando foi lançada me encantei por ela, mas é a primeira resenha que leio sobre a historia. Mas nunca li nada sobre vingança, e espero gostar da leitura, este livro está na minha lista de desejados...Parabéns pela resenha...

    ResponderExcluir
  9. Achei a capa parecida com GG tbm , e são bem bonitinhas.
    Bom, o livro me pareceu meio infantil, clichê, ou sei la. Essas histórias de meninas se juntarem pra se vingar parece meio bobinha. Mas ja vi mts pessoas falando qe a série é boa, e se não me engano, ja tem gnt lendo o ultimo da série , em inglês mesmo, por estar desesperado pra saber o final.
    Vou dar uma chance pra leitura e ver se é melhor do que eu espero.
    Bjs

    ResponderExcluir