Viver é uma grande aventura - Giselda Laporta Nicolelis




Viver é uma grande aventura, Giselda Laporta Nicolelis, 57 págs, Atual Editora

Pedro nasceu no Brasil, mas agora mora nos EUA com os pais e irmãos. Tanta coisa mudou na vida dele! Passou por muitas experiências novas, conheceu várias pessoas diferentes. No entanto, Pedro carrega dentro dele um pouco de tudo que deixou em sua terra natal. Ele sente muita falta dos avós, dos amigos, da comida, entre tanta outras coisas que ficaram para trás. Para driblar a saudade, Pedro solta a imaginação e a criatividade, mostrando que viver pode ser uma grande aventura! Basta querer.


Oi leitores,

Hoje a resenha é de um infantojuvenil nacional. Eu não escolho os livros para ler, eles que me escolhem. Ou nesta caso...

Minha filha estava brincando com uma pilha de livros que ela carrega para cima e para baixo, muito ciumenta, me deu para ler, depois mudou de ideia e depois de muito insistir ela me deu este livro. E vamos ao que interessa:

O Pedro é o nosso narrador, dono de uma imaginação fértil ele conta sobre sua mudança do Brasil para os Estados Unidos. Engraçado que a árvore genealógica dele me fez pensar no August de “Extraordinário”, por que ele tem avôs portugueses, japoneses, gregos e italianos. “Uma salada de gente”, como o próprio diz.

De início ele nos conta como foi no início da mudança, por conta do trabalho do pai que é cientista, tudo o que eles tiveram de abrir mão. Gostei da maneira que a autora nos mostrou como uma criança encara essa situação.

Um ponto super positivo é que temos um pouco sobre grandes momentos históricos e suas personalidades. Pedro fala do amor de sua trisavó por Pedros (seja ele D. Pedro I ou II, Pedro Álvares Cabral, etc), sua avó que é fã de Picasso e Van Gogh. Ele discorre sobre o seu herói favorito: Zumbi dos Palmares.

Ainda conta como foi para ele a chegada de seus dois irmãos mais novos, o Chico e o Dani. A família dele é bem divertida, ao menos do ponto de vista dele. 

E mesmo quando a imaginação corre solta o relato dele soa tão verdadeiro que imaginei que as cenas tinham fundo de verdade, apenas quando ele desperta que temos a certeza de que foi tudo um "sonho".
 
Um livro curtinho em suas 57 páginas, mas com conteúdo relevante para crianças que estejam iniciando a leitura e que assim como o Pedro têm uma imaginação fértil e se imagina navegando com Colombo, ou numa nave mãe como um alienígena de outra galáxia.

Viver é uma grande aventura é um misto de realidade e fantasia que vale ser lido para seu filho (a), sobrinho, primos, etc.

Classificação (0-5): 3
 

Participe:
http://www.leituranossa.com.br/2013/11/top-comentarista-novembro2013.html

6 comentários:

  1. Olá Dani!! Não conhecia este livro, mas tenho uma irmã caçula de 8 anos, e amo ler para ela, e adorei a indicação...
    Com certeza irei procurar por ele!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  2. Achei o livro muito fofo e bem válido. Claro para a idade que o livro foi feito, crianças. Eu não leria por que não gosto de livros infantis, a não ser claro se fosse pra alguma crianças. Um filho (mas vai demorar kkk). As crianças sem dúvidas iriam gostar, estimular a imaginação sempre é bom!

    ResponderExcluir
  3. Boa dica, vou mostrar para meus filhos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. >>> Michelli <<<
    Foi um achado deste ano, acredito que foi da minha cunhada, eu peguei para ler para minha filha e acabei gostando bastante.
    Espero que possas encontrar que sua irmã aprecie a leitura. =)

    >>> Kamilla <<<
    Sim, é fofinho e interessante, o acréscimo de fatos históricos é bem interessante sem tornar chato oq ue deve cair como uma luva para a criançada.

    >>> Rose <<<
    Que bom que gostou, crianças devem gostar da leitura, ela não é arrastada. =)


    Obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir
  5. Olá Dani, espero poder encontrar sim,ela ama que eu leia para ela...
    Beijokas!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Dani, a minha sobrinha com certeza iria amar se eu lesse esse livro para ela .... uma história infantil sempre nos marca não é mesmo?

    ResponderExcluir