Os melhores e piores livros de 2013 - Mikaela Brasil


Oi, gente!
Como passei uns dias em São Paulo e fiquei sem tempo desde que cheguei, só agora vim escrever e preparar a listinha dos melhores e piores livros que li em 2013. Ao todo li 50 livros, dos quais escolhi os melhores e os piores.Vamos conferir? 


O mundo de Sofia - Jostein Gaarder
Esse eu não fiz resenha e demorei pra ler. Com a história da filosofia sendo contada para Sofia Amundsen através de cartas, a história se transforma de maneira inimaginável. Vale muito a pena ser lido.







A Dé já tinha resenhado. Engraçadíssimo como os romances da Sophie, mostra as loucuras da Poppy, que perde o celular e passa a usar um que encontra na lixeira,sem saber que pertence a um importante empresário.

Pra quem quer conhecer a França com uma pitada de bons amigos, cultura e romance. As aventuras de Anna em Paris com o lindo Etiènne fazem você querer carimbar logo o passaporte.

Lindo, emocionante, divertido e impressionante. Como uma história  de dois jovens com câncer pode provocar tantos sentimentos só John Green pode explicar. Mas é um livro que trata de um assunto pesado com leveza, bom humor e muita emoção, claro, pra falar principalmente do amor.

Por falar em livro que faz chorar está aí mais outro. A história do tímido Charlie e as diversas temáticas no livro chocam, emocionam e até arrancam algumas risadas. Esse é o livro sobre uma época, uma faixa etária e os problemas que cercam. Vale a pena o livro e o filme!







Já resenhado pela Dé, esse livro foi uma descoberta muito feliz da literatura brasileira. O final é de se apaixonar e nem acreditei que li um livro tão legal de um meio tão difícil quanto o mercado editorial nacional. Vale a pena se você gosta de Meg Cabot ou Sophie Kinsella.








Muito lindo! Uma volta ao passado em um cenário estonteante. Um livro muito bom pra quem gosta de drama e romance.








Um drama com uma temática mais delicada, que foi tratada de maneira segura no fim do história, ressaltando a magia da verdadeira amizade, da cumplicidade entre mulheres num mundo tão difícil com o sexo feminino. Tudo isso com romance e os toques mágicos dessa autora incrível.








Menções honrosas:Simplesmente Ana, A Pousada Rose Harbor, Coraline, O Inferno de Gabriel, O Presente.


Os piores de 2013:

A questão talvez não seja o livro, mas a saturação do tema. Some isso a um romance intenso de poucas horas, poucos diálogos e personagens nem tanto cativantes e aí está. Mas muita gente curtiu esse livro e definitivamente é mais bem escrito que a trilogia de E.L.James.






Mais uma vez, a questão não é o livro. A temática é bastante inteligente, mas não foi uma leitura que eu tenha apreciado, mesmo que tenha aventura e mistério como ingredientes. Acho que a condução de certos temas ou o carisma dos personagens tenha a ver.









Menções desonrosas: Charlotte Street, Aconteceu em Paris, Amor por Interesse.


Photobucket

8 comentários:

Deixe seu comentário