Os melhores e piores livros de 2013 - Mikaela Brasil


Oi, gente!
Como passei uns dias em São Paulo e fiquei sem tempo desde que cheguei, só agora vim escrever e preparar a listinha dos melhores e piores livros que li em 2013. Ao todo li 50 livros, dos quais escolhi os melhores e os piores.Vamos conferir? 


O mundo de Sofia - Jostein Gaarder
Esse eu não fiz resenha e demorei pra ler. Com a história da filosofia sendo contada para Sofia Amundsen através de cartas, a história se transforma de maneira inimaginável. Vale muito a pena ser lido.







A Dé já tinha resenhado. Engraçadíssimo como os romances da Sophie, mostra as loucuras da Poppy, que perde o celular e passa a usar um que encontra na lixeira,sem saber que pertence a um importante empresário.

Pra quem quer conhecer a França com uma pitada de bons amigos, cultura e romance. As aventuras de Anna em Paris com o lindo Etiènne fazem você querer carimbar logo o passaporte.

Lindo, emocionante, divertido e impressionante. Como uma história  de dois jovens com câncer pode provocar tantos sentimentos só John Green pode explicar. Mas é um livro que trata de um assunto pesado com leveza, bom humor e muita emoção, claro, pra falar principalmente do amor.

Por falar em livro que faz chorar está aí mais outro. A história do tímido Charlie e as diversas temáticas no livro chocam, emocionam e até arrancam algumas risadas. Esse é o livro sobre uma época, uma faixa etária e os problemas que cercam. Vale a pena o livro e o filme!







Já resenhado pela Dé, esse livro foi uma descoberta muito feliz da literatura brasileira. O final é de se apaixonar e nem acreditei que li um livro tão legal de um meio tão difícil quanto o mercado editorial nacional. Vale a pena se você gosta de Meg Cabot ou Sophie Kinsella.








Muito lindo! Uma volta ao passado em um cenário estonteante. Um livro muito bom pra quem gosta de drama e romance.








Um drama com uma temática mais delicada, que foi tratada de maneira segura no fim do história, ressaltando a magia da verdadeira amizade, da cumplicidade entre mulheres num mundo tão difícil com o sexo feminino. Tudo isso com romance e os toques mágicos dessa autora incrível.








Menções honrosas:Simplesmente Ana, A Pousada Rose Harbor, Coraline, O Inferno de Gabriel, O Presente.


Os piores de 2013:

A questão talvez não seja o livro, mas a saturação do tema. Some isso a um romance intenso de poucas horas, poucos diálogos e personagens nem tanto cativantes e aí está. Mas muita gente curtiu esse livro e definitivamente é mais bem escrito que a trilogia de E.L.James.






Mais uma vez, a questão não é o livro. A temática é bastante inteligente, mas não foi uma leitura que eu tenha apreciado, mesmo que tenha aventura e mistério como ingredientes. Acho que a condução de certos temas ou o carisma dos personagens tenha a ver.









Menções desonrosas: Charlotte Street, Aconteceu em Paris, Amor por Interesse.


Photobucket

8 comentários:

  1. Já comecei a ler Anna e o Beijo francês umas 3 vezes e nunca consigo vencer as primeiras páginas, de tão chato que acho... vou tentar mais uma vez, se não der certo vou doar kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Mika, dos seus melhores eu não li nenhum também. XD
    Mas tenho curiosidade em conferir "O pessegueiro" - os livros desta autora sempre chamam minha atenção, "Fiquei com seu número" - apesar de não ter gostado de Delírios de consumo, esse parece bem divertido, "Perdida" - pelo mocinho à moda antiga e o tom de comédia e "As violetas de março" - pq gamei na capa e parece o estilo que gosto.
    Dos piores eu li "O sonho de Eva", mas eu até que gostei da escrita do Chico!!! Afff Charlotte Street foi beeeem arrastado e tedioso.
    Gostei muito da lista!!!

    ResponderExcluir
  3. Vixi, não li nenhum! Gostei das dicas, bom saber que o "A Culpa é das Estrelas" é bom, estou querendo ler ele.

    CarinaPilar.com | About the Life

    ResponderExcluir
  4. Pelo menos a quantidade dos piores nem se compara ao dos melhores, parece que o saldo foi bem positivo :D

    Bjs
    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mika...

    Da sua lista li Fiquei com o Seu Número e Perdida e os dois são ótimos mesmo... acho que deveria ter incluído esse primeiro nos meus favoritos...kkk
    Comprei o Pessegueiro pra ler logo depois da sua resenha, mas ainda não deu tempo...

    beijos,

    ResponderExcluir
  6. Renata Pereira,
    Sério que você não tá gostando de Anna e o Beijo Francês? Dá uma chance ao livro, experimenta ler até a parte do Etiénne rsrs

    Dani,
    Recomendo muito os livros da Sarah Addison Allen, muito mesmo. Com relação à Sophie Kinsella, esse é bem mais engraçado do que o Delírios de Consumo de Becky Bloom. Já Charlotte Street começa bem, depois vai se arrastando e tem um final fofinho. Mas o problema é que são muitas páginas desinteressantes...

    Carina Pilar
    Começa por A Culpa é das Estrelas, é muito bom. Mas tenha um lencinho à mão porque é muito emocionante!

    Alessandra
    Ainda bem, né? Os livros positivos precisam ser em maior quantidade rs

    Dé,
    Eu li o Fiquei com o Seu Número influenciada pela sua resenha e adorei! Pois coloque logo O Pessegueiro na lista rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Li apenas quatro desses livros que citou, Fiquei com seu numero, As Vantagens de ser invisível, Anna e o Beijo Francês e A Culpa é das estrelas.

    Adorei o primeiro, kinsella tem uma criatividade muito tresloucadas e ri bastante, adoro o modo que essa mulher trabalha nas estórias dela. AVdSI entrou facil na minha lista de favoritos, me fez chorar até e me surpreendi com o final, não sei se por desatenção mas não fazia ideia de como seria... Anna conseguiu a façanha de me fazer adorá-lo, façanha porque tenho uma leve[?] tendencia ao francofobismo, mas mesmo assim foi impossível não cair de amor pelo St. Claire. Já A Culpa é das Estrelas eu meio que não achei tãaaaaoooo foda quanto falam ou tão chorante, na verdade não me lembro de ter chorado, talvez fosse meu estado durante a leitura, não sei, é uma mesmo uma história linda, não há como negar isso, mas não fiquei no tão impactada.

    Beijinhos
    Pryh (Lírios Ao Mar)

    ResponderExcluir
  8. Essa lista apresentada é realmente muito interessante, mas vc já leram o livro "reverso? Não? É um livro que veio para marcar a história, eu o recomendo, esse é o link...

    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html‎

    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso‎

    ResponderExcluir