Veneno - Sarah Pinborough

Foto: Enquanto Setembro não chega e a nossa Branca de Neve não dá o ar da graça, que tal a Branca de Neve do Ramstein? 

http://www.youtube.com/watch?v=Hyb5I295SC0
Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais?Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos!  (Sinopse do Skoob)



Apesar do que a sinopse fala, nem todo mundo que curte Once Upon a Time pode gostar de Veneno. Apesar da série mostrar um lado diferente, os personagens de Sarah Pinborough são mais crus, ambiciosos e sensuais. Apesar de o livro nem chegar perto dos romances históricos, existem cenas bastante quentes que podem chocar os fãs mais Disney da história.

O livro conta a história do ponto de vista de Lilith, a madrasta de Branca de Neve, que tem um beleza etérea e fria. Apenas quatro anos mais velha que a enteada, ela precisa lidar com um marido gordo e velho e, através de sua sedução, consegue mantê-lo comendo na sua mão, apesar de as pessoas pensarem que se trata de feitiço. Com um passado de abandono, a madrasta aprendeu a ser fria e usar suas habilidades a seu favor. Já Branca de Neve tem uma beleza "terrena", mais sensual e dona de si, sempre usando calças masculinas e ajudando seus amigos anões, o que a rainha desaprova e tenta mudar nela. Mas as coisas acabam saindo do alcance da madrasta, fazendo a história se encaminhar para um lado que ela não previra.


Veneno, de Sarah Pinborough (224 páginas, editora Única) é um livro curtinho, de se ler numa tardinha. Mas apesar de admirar toda a história construída, não consegui torcer muito por ninguém. A madrasta não é a vilã que se imagina, apesar de ser fria, calculista e inconsequente. O lado sensual é compreensível para uma mulher que não mede esforços pelo poder como ela, mas no final, senti como se ela fosse menos inteligente do que esperava e no próximo livro, queria mais ação e atitude da parte dela, sem a manipulação por outra personagem.

Já Branca de Neve é realmente uma boa pessoa, que sempre que pode ajuda os outros, principalmente os anões, o que se assemelha à personagem da Disney. Mas, por outro lado, ela adora sair pra dançar e beber, tem a sexualidade completamente livre e sem vergonha de nada, tornando-se algo como uma força da natureza. O que eu queria era mais pontos de vista da princesa pra entender como a filha querida do rei faz a sua vida paralela, mas nada é explicado, apenas que ela é assim. Queria conhecer mais sobre a Branca de Neve e também que ela fosse mais inteligente, algo que não acontece no livro. Ah, esqueça tudo o que sabe sobre o príncipe encantado, o personagem que eu mais odiei de todos.

 Veneno também mistura personagem de Alladin e João e Maria de forma coerente, que pode soar estranho, mas acaba ficando interessante. Algo também relevante é que ninguém é perfeito na história. Uns são ingênuos demais, outros são maquiavélicos demais. Ficou faltando o amor verdadeiro, sempre presente em Once Upon a Time. No meio de toda a sensualidade em  que os personagens se envolvem, não há amor ali, em nenhum lugar, o que torna a história um pouco cruel, mas realista. Então, se você vai atrás de romance, é preciso cavar muito pra se encontrar algo que se assemelhe ao amor ali, mas existe um personagem que acho que pode realmente amar alguém...

As cenas eróticas causam mais surpresa pela maneira como acontecem e com quem elas acontecem do que por si mesmas. Mas, calma, não há nada tão bizarro assim (Porque os verdadeiros contos de fadas, antes de serem adaptados pelos Grimm chegam a ser horrorosos pelas coisas que acontecem), apenas um lembrete de que não se está no mundinho da Disney. Como eu já falei, quem surpreende mais é Branca de Neve, principalmente numa cena perto do final. Ah, o final me fez querer ler logo Feitiço, a continuação da saga. O suspense é de roer as unhas.

A capa é um lindo trabalho da editora, assim como o início dos capítulos, bem floreados à moda conto de fadas. Por ser uma editora iniciante, acho que ficou tudo muito lindo e de bom gosto. A capa é bem atraente e mostra uma Branca de Neve diferente do que estamos acostumados a ver (Eu jurava que era a madrasta, mas ela é loira na história, então....) Essa é a capa original:

Poison


Então, quero muito terminar a Saga  Encantadas para ter uma opinião formada, mas Veneno não me cativou tanto assim, embora eu reconheça os méritos da história e ter sido um leitura fácil e instigante. Mas também estou curiosíssima para o próximo livro e espero que tudo se resolva. Quer sair um pouco do clichê do Disney? Leia. Mas se for procurando amar os personagens ou torcer desesperadamente por eles, eu não sei... Eu torço pela Branca de Neve, mas espero mais reviravoltas e mais atitudes.

A coleção
- Veneno
- Feitiço
- Poder (A ser lançado em fevereiro aqui)

Avaliação (de 0 a 5): 3,5

Photobucket

4 comentários:

  1. Ah, você já sabe bem minha opinião... mas não poderia deixar de comentar...
    Parabéns pela resenha, creio que você citou bem os pontos positivos e negativos... eu como sou uma apaixonada pela Disney, que gostaria que o mundo tivesse mais contos de fadas... não curti o livro, muito realista para essa minha cabecinha...kkk

    beijos,

    ResponderExcluir
  2. Mikaela,

    confesso que não fui com a cara do enredo. Acho que vou ignorar esse livro por muito tempo, rsrs. Talvez um dia anime a ler. ^^

    beijos.

    http://www.leiturasedevaneios.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Interessante... Me deixou curiosa mas não sei se é muito meu estilo...

    http://conversandodragoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro esses dias e senti a mesma falta que vc sobre o ponto de vista da Branca de Neve!
    Bjs

    ResponderExcluir