A Cidade dos Segredos - Sasha Gould

Laura foi enviada para o convento logo depois da morte de sua mãe. Passa a maior parte dos dias em silêncio, e, apesar de ser tolerante e obediente, no fundo da alma não consegue aceitar a ideia de viver ali para sempre. Uma noite, sem maiores explicações, Laura é informada de que seu pai a quer de volta em casa. Feliz da vida, ela começa a se preparar para rever sua irmã mais velha, Beatrice, que há algum tempo deixou de responder suas cartas. O que ela jamais imaginava era chegar durante o velório de Beatrice, que morreu em uma situação inexplicável. Agora, o pai de Laura ordena que ela se case com Vincenzo, noivo de Beatrice, um homem muito mais velho e de aparência repugnante. A sociedade Segreta faz um pacto com Laura e promete ajudá-la a se livrar de Vincenzo – e a descobrir quem matou Beatrice. Sem alternativas, Laura é obrigada a depositar todas as suas esperanças nas mãos dessas mulheres enigmáticas. Mas até que ponto se pode confiar na palavra de alguém?

Tendo passado muitos anos em um convento, Laura não sabe como funciona a vida em Veneza. Quando o pai manda buscá-la, ela vive todo o mundo enigmático dos bailes, dos segredos, das fofocas... Com a morte de sua querida irmã Beatrice, Laura fica noiva do idoso Vincenzo, que iria casar com sua irmã para que o pai delas alcançasse uma posição mais elevada na política. Ninguém pode ajudá-la, embora concordem com sua tristeza. Ela até começa a se interessar pelo pintor Giacomo. Desesperada, Laura recorre a um grupo misterioso de mulheres que comandam Veneza de forma sutil. Elas pedem um segredo em troca de sua ajuda. Mas as intrigas vão muito além do que pode imaginar...

A Cidade dos Segredos, de Sasha Gould (256 páginas, Editora Novo Conceito) é um livro que começa bem, prende em algumas partes, consegue trazer o mundo veneziano a imaginação, mas não promete o que cumpriu. A começar pela Sociedade Segreta, a autora cria uma organização incrível, mas que não apresenta credibilidade nenhuma para provar o seu valor. Se muitas mulheres ricas fazem parte, os políticos não iriam tentar destruí-la? Afinal, elas são boas ou perigosas? O que torna a Segreta tão poderosa e indestrutível em uma sociedade machista e burguesa como aquela? Somente os segredos?

É isso que dá a entender. Os segredos sustentam tudo e fornecem poder. Mas a história não seria ruim só por isso. O drama de Laura, sua paixão por Giacomo e a busca pelo porquê da morte de sua irmã querida não têm um desenvolvimento muito interessante. Acaba que tudo se transforma num dramalhão, com razões passionais e sem aquele quê de política e intrigas.Acho que o final podia muito bem ter sido de um romance histórico e não de uma história que afirmava que vários segredos iam aparecer, num cenário de perigo e poder. Acho também que o passado no convento de Laura poderia ter sido melhor aproveitado para alguma coisa a mais.

Mas nada disso prejudica a leitura. O livro não é monótono e pode ser lido em pouquíssimo tempo pelo mistério que segura na virada dos capítulos. Não é uma leitura de todo ruim, mas poderia ser muito melhor. Um ponto positivo é a descrição rica de Veneza e da corte veneziana, além do personagem de Giacomo, embora ele e Laura tenham tido uma paixão fulminante depois de poucas conversas, talvez até para ressaltar o clima de amores da cidade.

A capa é muito bonita, o livro todo é bem trabalhado, a diagramação está boa, tudo está bonito, com um ar de mistério. O livro faz parte de uma coleção, não sei se vai continuar a ser publicada... Mas, o final é fechado, dá pra encerrar a leitura ali ou continuar para as novas aventuras de Laura no próximo livro.

Não sei se é aquele tipo de livro que deixa as resoluções para os próximos, então, gente, leiam sem procurar por tramas políticas, apenas desfrutando do passeio à Veneza...

Coleção Cross My Heart

- A Cidade dos Segredos
- Heart of Glass (Ainda não publicado no Brasil)


Avaliação (de 0 a 5): 3,5





Photobucket

1 comentários:

  1. Oi Mikaela, eu gostei da leitura, apesar de ter achado um pouco chato no início. Acho suas perguntas válidas e espero que no decorrer da série sejam explicadas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir