Dente por Dente - Jenny Han e Siobhan Vivian

Depois dos acontecimentos do homecoming, Reeve foi parar no hospital, com uma perna quebrada, e seu futuro como atleta está ameaçado. As meninas se sentem culpadas por toda a situação. Não esperavam que as consequências do plano fossem tão graves. Quase perderam o controle. Já que Reeve está mais arrogante do que nunca, o jeito será aplicar nele uma dose do seu próprio veneno e esperar que aprenda a lição. O acidente no baile deixou marcas profundas na consciência de Lillia, Kat e Mary. Sentimentos como amizade, lealdade e ódio se misturam, questionamentos sobre limites... Alguns segredos são mais difíceis de guardar. Aliás, o que são essas coisas estranhas que estão acontecendo com Mary? À medida que Lillia, Kat e Mary descobrem verdades incômodas sobre os moradores da ilha, percebem também que não se conheciam como pensavam. Cada vez mais elas lidarão com o sentimento de que talvez tenham ido longe demais...

Atenção! Essa resenha pode conter spoilers do livro anterior, Olho por Olho.

Sabe como é bom quando uma continuação supera o livro anterior?  Esse livro continua os acontecimentos do baile do homecoming. As três meninas se sentem muito culpadas pelo o que aconteceu, especialmente Lillia. Mas agora elas precisam lidar com as consequências dos seus atos e inventam mais tramas complicadas, enquanto personagens tidos como vilões apresentam um lado mais humano. Pra resumir, quem é realmente mau ali?

Dente por Dente, de Jenny Han e Siobhan Vivian (512 páginas, Editora Novo Conceito), é um livro realmente bom. Enquanto Olho por Olho parecia brincadeira de criança, as consequências vão ficando mais sérias e os personagens vão ganhando camadas e se tornando mais complexos. Kat começa a tomar as rédeas da própria vida para sair da Ilha Jar e entrar numa faculdade, Lillia já não sabe mais por quem é apaixonada e Mary se torna cada vez mais esquisita e obcecada por Reeve, sem falar nos seus dons sobrenaturais que aparecem no fim do livro anterior.

Uma parte interessante foi terem abordado a terrível noite de Lillia - que ela relembra no livro anterior - como um abuso sexual. A personagem cai em si e começa a ter noção da proporção que isso causou em sua vida e - o mais importante- suas amigas asseguram que a culpa não é dela. Foi bem maduro da parte das autoras falar de um assunto complicado e sensível como esse em um livro YA que tinha tudo pra ser fútil. É por conta disso que eu particularmente não consiga gostar de Rennie, por ela saber de tudo - não ter feito nada - e agir como uma idiota com Reeve.

Outro ponto positivo foi ver o lado de Reeve da questão. O rapaz é inconsequente, mas parece mesmo ter um bom coração. Mas será fingimento? Será um plano? Isso ninguém sabe. Assim como as atitudes de Rennie, que a tornam minimamente mais humana, mas ainda assim odeia essa menina e achei simples demais a forma como trouxeram esse lado dela, assim, do nada. 

Gente, o final desse livro! Não vou contar, mas muda tudo o que sabemos da história de Mary. Se achamos que sabíamos das intrigas e conflitos psicológicos, não sabemos de nada! O final - que deve ser explicado no próximo livro - fala um pouco sobre Mary e se você voltar algumas páginas e ao livro anterior, tudo vai fazer sentido. Quero muito saber o que vai acontecer agora.

Enfim, a capa, como sempre, é muito legal, traz as personagens. A diagramação tem a fonte grande, o que sempre alegra algumas pessoas. E eu recomendo muito ler essa trilogia, é um YA bem elaborado, maduro, com intrigas e de uma leitura bem fácil, bem rápida. Você nem sente as mais de 500 páginas passarem.

Trilogia Burn for Burn
- Dente por Dente
- Livro ainda não lançado


Avaliação (de 0 a 5): 4,5




Photobucket

3 comentários:

  1. Oi Mikaela, eu tenho o livro, mas ainda não tive tempo de ler. Aliás, nem li também o volume 1. Cada resenha vou ficando mais curiosa com a leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Eu já li Olho por olho e no começo não gostei muito, mas depois embalei e o livro me devorou kkkk, não tenho muita pressa em ler a continuação mas sua resenha me deixou um tanto curioso com o final dessa trilogia.

    ResponderExcluir
  3. Rose,
    O que está esperando? :)
    A trilogia está ficando cada vez melhor, é muito legal!

    ashley,
    Esse ainda é melhor que Olho por Olho! Eu tô muito querendo saber como vai ser o terceiro livro dessa trilogia :)

    Bjs!

    ResponderExcluir