Feitiço - Sarah Pinborough


Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades. Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles! (Sinopse do Skoob)
Cinderela é a filha de outro casamento do seu pai e vive com ele, a madrasta e as irmãs do novo casamento. Por ter sido uma nobre, a madrasta quer que a a filha Rose consiga entrar novamente na corte - já que a outra filha, Ivy, conseguiu se casar com um nobre - enquanto Cinderela cuida da casa e é impedida de ir ao baile em que o príncipe vai escolher uma noiva. Mas uma fada madrinha misteriosa consegue um vestido e uma carruagem para a moça contanto que ela também lhe faça um favor. Cinderela aceita, mas nunca vai imaginar o que pode acontecer depois desse acordo...

Feitiço, de Sarah Pinborough (Editora Única, 248 p.) é a continuação de Veneno, da Saga Encantadas. Eu não gostei muito do primeiro livro, mas esse segundo consegue superá-lo, o que me faz pensar se a autora não errou em fazer a continuação ser melhor, já que algumas pessoas podem ter desistido. Mas se a tendência for melhorar, então o terceiro será muito bom!

Eu gostei desse livro pelo fato de as motivações da protagonista serem todas explicadas e porque podemos ver o amadurecimento dela ao longo das páginas (O que é o oposto em Veneno, já que as motivações de Lilith e Branca de Neve só aparecem em Feitiço...). Você meio que odeia a Cinderela pelo seu egoísmo e ambição, embora eu ainda ache estranho que ninguém perceba que ela vai se revoltar por ser a única que serve de criada. O pai dela - que nesta história é vivo - é meio passivo, só passa a reagir e defender a filha depois. Mas a madrasta não é realmente má e fiquei surpreendida com o passado dela. 

A minha personagem favorita é Rose, a irmã que vai tentar a sorte no baile em que o príncipe vai escolher a noiva. Ela é uma fofa, inteligente e centrada (Só não gostei da decisão dela no final, mas tudo bem). É muito legal a história das irmãs ser invertida e podermos ver esse conto por outro ângulo... Acho que Feitiço conseguiu passar bem a proposta que a autora tinha quando começou a escrever a trilogia. Agora nós podemos torcer pelos personagens de verdade e especular sobre como tu vai terminar. Afinal, a história da Branca de Neve é resolvida nesse livro, mas ainda tem a história das crianças desaparecidas, né? Vemos o desfecho da Branca, da Rainha Má e do Caçador, mas acho que a autora nos deve mais explicações...

As cenas sensuais - outra das propostas dessa trilogia - são bem poucas e ficam mais no campo da insinuação do que nos acontecimentos. Claro que existem, mas não como em Veneno... E dessa vez, as cenas de Cinderela pelo menos têm um contexto e acontecem com alguém que você já espera - exceto em uma das insinuações, mas nada tão "do nada" como acontecia no livro anterior. Acho que esse livro tem mais romance...

A diagramação e a capa(Embora eu ache a de Veneno mais bonita), como sempre, estão impecáveis, assim como os detalhes das páginas....Eu recomendo esse livro principalmente para quem se decepcionou com Veneno. Eu espero que a autora continue melhor e forneça explicações para os mistérios. Ah, e o epílogo desse livro... Olha, só lendo, viu? Ele dá uma nova tonalidade para o livro anterior e espero que continue no final da trilogia.

Ah, essa é a capa original de Feitiço. 


Charm

Coleção:
- Feitiço
- Poder

PhotobucketAvaliação (de 0 a 5): 4,0





3 comentários:

  1. Oi Mikaela, acho legal estas novas versões nada tradicionais para os nossos contos infantis, eu ainda não tive oportunidade de ler.
    Bjs, ROse.

    ResponderExcluir
  2. Oi, td bom?

    Eu já finalizei essa trilogia e o terceiro foi meu favorito. Preciso dizer que as minhas dúvidas permaneceram ou não foram explicadas o suficiente, porém, Poder é super divertido!

    Beijos
    http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Rose,
    São nada tradicionais mesmo, viu? rsrs
    Avise quando for lê-los! :)

    Oi Rafa, tudo bem e com você?
    Ah, Poder é melhor do que Feitiço? Que bom! Eu espero que eles expliquem pelo menos a maioria das dúvidas deixadas...

    Bjs!

    ResponderExcluir