O projeto Rosie - Graeme Simsion

O projeto Rosie
Título original: The Rosie Project
Autor: Graeme Simsion 
Editora Record
320 páginas
Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal. O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.

Oi galerinha,

O projeto Rosie traz como personagem principal o Don, que muitos comparam com o Sheldon da série de TV The big bang theory. Sim, até certo ponto eles se parecem: cronograma de refeições, avesso a interação social, comete muitas gafes, porém ele acaba agindo melhor com as garotas.

O início foi bem enfadonho para mim, acompanhar as manias de Don foi irritante, porém quando a Rosie surge tudo vai melhorando.

Don tem um casal de amigos que lhe ajudam socialmente, não posso deixar de dizer que eles conquistaram minha atenção. Gene se acha o garanhão e mapeia suas conquistas que deixa num mapa em sua sala; Claudia é uma sábia amiga, mas sofre em silêncio com o acordo de relacionamento aberto. Impossível você não tomar partido a medida que lê.

Com o surgimento de Rosie, Don se vê disposto a ajudar a garota num projeto que intitula: Projeto Pai, afinal mesmo que ela não se enquadre nos requisitos para ser sua futura esposa ele se sente compelido em descobrir a identidade do pai dela.

Acreditem: o Projeto pai é muito divertido, dei boas risadas, mas tenho que confessar que já imaginava o desenrolar. Claro que não vou contar para vocês de quem eu suspeitei.

Don gosta de nomear os incidentes que acontecem no percurso: O incidente do traje esportivo, O incidente do sorvete, etc.

Rosie é bem divertida, tem 28 anos e trabalha como garçonete, o que faz don ter uma ideia errada dela. Com um visual despojado e seu vício por cigarros eles acabam discutindo algumas vezes.

Mas o que ninguém imagina é que a convivência desses dois opostos acabará por causar grandes e duvidosas mudanças. 

Rosie gosta de comparar o Don com o ator Gregory Peck:



 O projeto Rosie é um livro leve, que apesar de ter começado devagar depois engatou o ritmo e me deixou contente com a leitura.


Você já leu ou pretende ler? Comenta conosco.

Nota (0-5): 3,5

5 comentários:

  1. Oi, td bom?

    Eu adoro a proposta desse livro - chick lit com protagonista masculino. Acabei comprando ele numa super promoção do submarino esses dias, estou esperando chegar *.* ansiosa haha
    Acho que ele tem todos os elementos para me fazerem gostar do livro :D

    Beijos
    http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Que bom ler essa resenha, porque eu li O Projeto Rose e apesar de algumas partes terem se mostrado cansativas, o livro foi uma leitura bem agradável, para mim... fiquei super contente com essa leitura e morro de vontade de reler.

    xoxo
    Mila F.
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  3. Legal Dani... confesso que não estava nutrindo nenhum interesse por esse livro, mas agora com a comparação do Don com o Sheldon fiquei bem curiosa... vou marcar aqui pra ler...

    beijos,

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro... Mas se ele (o mocinho) tem um toque de Sheldon, já quero ler, hehe! Provavelmente eu passaria raiva com o lance do "relacionamento aberto" do casal amigo (deeeeetesto, sou ciumenta-possessiva, rsrs...), mas se a história for realmente boa, isso não interferirá muito não!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  5. Rafa
    Ah que booom!!! Espero que chegue logo e que você goste da trama.
    Foi chatinho no começo, mas depois ele engrena.

    Camila
    Bom saber que você passou pelo mesmo, teve momentos arrastados, mas a persistência acabou sendo positiva.
    Gostei bastante do livro. Compensa a vagareza com ótimas tiradas de humor.


    Débora
    Ele é um genérico do Sheldon sim, porém ele está mais disposto a se adequar. O Sheldon é um tanto mais teimoso nessa questão.


    Suelen
    Sheldon conquistou muitas fãs, né?
    Esse fato ´realmente irritante, mas tendo paciência você vai se surpreender.
    E como o foco não é o Gene, você vai se divertir com a interação Rosie/Don. =)


    Obrigada pelos comentários

    ResponderExcluir