A Filha do Louco - Megan Shepherd

Foto: Baseado no clássico A Ilha do Dr. Moreau de H.G. Wells, A Filha do Louco retrata a vida de Juliet, filha do famoso e louco cientista. Quando Juliet descobre que seu pai está vivendo em uma ilha e provavelmente fazendo suas terríveis experiências, a moça irá embarcar em uma perigosa aventura para descobrir o quanto de verdade tem os boatos que falam sobre sua família. http://bit.ly/AFilhaDoLouco

Adicione no Skoob → http://goo.gl/qm2q2e
Compre agora → http://goo.gl/9K2JWYJuliet Moreau construiu sua vida em Londres trabalhando como arrumadeira - e tentando se esquecer do escândalo que arruinou sua reputação e a de sua mãe, afinal ninguém conseguira provar que seu pai, o Dr. Moreau, fora realmente o autor daquelas sinistras experiências envolvendo seres humanos e animais. De qualquer forma, seu pai e sua mãe estavam mortos agora, portanto, os boatos e as intrigas da sociedade londrina não poderiam mais afetá- la... Mas, então, ela descobre que o Dr. Moreau continua vivo, exilado em uma remota ilha tropical e, provavelmente, fazendo suas trágicas experiências. Acompanhada por Montgomery, o belo e jovem assistente do cirurgião, e Edward, um enigmático náufrago, Juliet viaja até a ilha para descobrir até onde são verdadeiras as acusações que apontam para sua família.



O que mais me chamou a atenção nesse livro foi o tom sombrio, meio gótico. A Filha do Louco, de Megan Shepherd  (Editora Novo Conceito, 416 páginas) é um romance baseado no clássico A Ilha do Dr. Moreau, de H.G. Wells ( que também escreveu Guerra dos Mundos e A Máquina do Tempo), na verdade, é como se fosse uma continuação dele sob o olhar da filha do doutor, Juliet Moreau.

Após o escândalo envolvendo as experiências estranhas do pai, a bela Juliet Moreau vive como servente em uma faculdade de Medicina, em Londres.Após reencontrar seu amigo de infância - e assistente do Dr.Moreau - Montgomery já crescido e bonito, Juliet decide partir para a ilha onde o pai vive exilado - após um acontecimento que pode colocá-la em problemas na cidade. No navio,  eles encontram um náufrago à deriva - Edward - e o levam para a ilha. Só que, como Montgomery alerta, a ilha é o lugar mais assustador para se ir...

Esse é um livro que tem uma mocinha confusa, detalhes sombrios, cenas de suspense com adrenalina e, como se pode perceber, um triângulo amoroso. O que torna o livro bem legal, embora eu ache que a autora exagerou um pouco no que o Dr. Moreau faz (mas sabe-se lá o que tem no livro original, né? Pode ser que seja exatamente assim) e na eterna indecisão de Juliet em saber se gosta de Edward ou de Montgomery (sempre na tênue sensualidade). Mas, contudo isso, o livro consegue criar um clima realmente sombrio.

A caracterização da ilha, das criaturas, da solidão do local, da tempestade, tudo isso culmina numa atmosfera lúgubre que vai deixando todos com os nervos à flor da pele. Juliet, em meio toda à tensão amorosa, sente-se estranhamente atraída pelas experiências horríveis do pai, além de Montgomery - e Edward também- guardarem seus próprios segredos. Quando a narrativa mostra as consequências do que acontece ali é que a história cria mais velocidade e aventura. O final abre uma deixa para a trilogia.

A diagramação e arte final do livro ficaram bem agradáveis, com padrões no começo dos capítulos que parecem papéis de parede antigos. A Novo Conceito resolveu deixar a capa original, o que me pareceu bem acertado, porque dá um ar de seriedade no livro, mesmo com os protagonistas sendo jovens - o que tira qualquer inclinação teen.

Não dá para ver tão bem, mas cada capítulo tem esse padrão que parece de papel de parede e dá um ar meio gótico.

No geral, dá vontade de acompanhar as aventuras de Juliet, mas espero que tenha mais resoluções sobre os personagens e se realmente o lado sombrio das experiências do doutor vai afetá-los dali em diante. Vale para quem gosta tanto de mistério quanto de romance...

A trilogia:
-A Filha do Louco
- Her Dark Curiosity (somente nos EUA)
- A Cold Legacy ( a ser lançado em 2015)

Avaliação (de 0 a 5): 4,5




Photobucket




3 comentários:

  1. Oi Mikaela, gostei do livro e fiquei agora na expectativa para o segundo volume. O que será qua vai acontecer com todos depois do ocorrido no final do volume 1?
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Oi Mika,
    Lendo a resenha acabei associando um pouco com "Sociedade dos meninos gênios", por conta das experiências...
    Adorei o detalhe das páginas ficou lindo. Não sei bem se a trama em si me fisgaria, mas havendo oportunidade tentarei ler.

    ResponderExcluir
  3. Olá Mikaela.... Tudo bem??
    Já pensava em ler este livro. Agora depois de sua resenha, com certeza vou querer pra minha coleção. Adoro estórias deste tipo: intensos e cheios de contradições. Estou curiosa e ansiosa pra tê-lo em minhas mãos.
    Beijos

    ResponderExcluir