Por toda eternidade - Kristin Hannah

Original: Fly away
Autora: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
400 páginas
Tully Hart é uma mulher ambiciosa, movida por grandes sonhos que, na verdade, escondem as lembranças de um passado de abandono e dor. Ela acredita que pode superar qualquer coisa ao esconder bem fundo os sentimentos de rejeição que carrega desde a infância... Até que sua melhor amiga, Kate Ryan, morre. Então, tudo começa a mudar para Tully, que se vê escorregando em um precipício cheio de memórias melancólicas e remédios para dormir... Dorothy Hart — ou Cloud, como era conhecida nos anos 1970 — está no centro do trágico passado de Tully. Ela abandonou a filha repetidas vezes na infância. Até que as duas se separaram de uma vez por todas. Aos dezesseis anos, Marah Ryan ficou devastada pela morte da mãe, Kate. Embora seu pai e seus irmãos se esforcem para manter a família unida, Marah transformou-se numa adolescente rebelde e inacessível em sua dor. Tully tenta aproximar-se de Marah, mas sua incapacidade para lidar com os sentimentos da afilhada acaba empurrando a menina para um relacionamento infeliz com um rapaz problemático. A vida dessas mulheres está intimamente ligada, e a maneira como elas vão rever seus erros e acertos constrói um romance comovente sobre o amor, a maternidade, as perdas e o novo começo. Onde há amor, há perdão...

"Algumas pessoas esperam a vida inteira por uma relação assim, mas as histórias chegam ao fim. A gente perde as pessoas que ama e tem que encontrar uma maneira de seguir adiante..." (Frase na capa do livro)

Essa frase resume muito bem o que a Tully está passando. 

Por toda eternidade é o segundo livro da duologia "Firefly lane", para conhecer o início da amizade de Tully e Kate, recomendo que leiam "Amigas para sempre", assim vocês entenderão o que uniu as duas garotas tão diferentes em personalidade. Uma tão ousada a outra tão retraída.

Neste volume acompanhamos Tully após quatro anos da morte de Kate (Não é spoiler porque consta na sinopse), ela se sente perdida e aos poucos vê que sua inércia está afetando toda sua carreira. Além disso ela acaba dando um conselho errado para sua afilhada Marah que tem sérias consequências e causa assim a ruptura com a família Ryan.

Se a vida já estava complicada sem a presença da melhor amiga, imaginem como ela não fica sem chão ao perder contato com Johnny e seus filhos?

A escrita de Kristin continua maravilhosa e prende atenção às páginas, não foi tão emocionante a ponto de me fazer derramar lágrimas como no anterior, porém ela encaixa as peças que faltaram.

Aqui descobrimos a verdadeira história de Tully, o que houve com Dorothy para que se torna-se Cloud, ou Nuvem como era usado em Amigas para sempre. 

Dorothy está mudada neste livro, e foi tocante conhecer sua história pessoal de uma maneira que compreendemos todas as vezes que abandonou Tully.

Tully por sua vez sofre uma traição por parte de uma pessoa que jamais imaginou e com isso vai passar algumas provações. E no meio disto tudo ela enfim vai baixar a guarda para um sentimento que tanto teme.

Marah tem sua cota na trama e toda mudança pela qual passa é de certa forma chocante, não só para a família como para nós leitores que conhecemos a garotinha doce e meiga, depois a adolescente que decide enfrentar a doença da mãe com certa indiferença esperando que assim nada de ruim aconteça, mas aqui neste livro ela vai nos deixar boquiabertos.

Um livro com três histórias de vida, um quê de sobrenatural, olhos serão abertos para a verdade que os olhos se negaram a enxergar. As lições não serão fáceis, mas serão aprendidas. Os personagens evoluem e os leitores recebem a cota maravilhosa de lição de vida que vai fazer com que reflita.

Vocês estão esperando o quê para acompanhar a história de TullyKate? E sim, eu recomendo que leiam na ordem, fica muito mais gostoso de acompanhar e de entender tudo.

Duologia Firefly Lane:

1. Amigas para sempre (Firefly lane)
2. Por toda eternidade (Fly away) 


Nota (0-5): 4,5


                                                                                                                
 Post Premiado Abril

5 comentários:

  1. Oi girls

    Ah eu amei a duologia, mas para mim tem que ser lida com certeza na ordem. E acho que apesar da sinopse do 2 não se spoiler sobre a morte de Kate, é um super spoiler para quem não leu o 1, e como a NC nem divulgou que é continuação achei uma sacanagem, mais enfim rsrs.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani,
    Eu chorei com esse livro, porque li Amiga para Sempre depois, ai esse me emocionou mais, eu gostei da leitura e também recomendo a leitura na ordem....bela resenha, mas confesso que me pareceu que não foi tão boa assim para você...me chama no face e me conta....=D...bjus elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani, infelizmente eu não li na ordem, na verdade, não li o volume 1, só soube dele quando já estava na metade deste livro. Mas pelo que sei, a leitura não foi influenciada. O livro é muito emocionante e me prendeu até o fim.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani!
    *chorando* ainda não consegui pegar o primeiro para ler!
    Quero férias!!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei emocionada só de ler a resenha...Já está na minha lista de livros que anseio ler , com certeza, historias assim sempre nos trazem lindas lições e aprendizados para refletirmos sobre nossas atitudes e sentimentos ao próximo!
    E amo esta capa =)

    ResponderExcluir