Enfeitiçadas - Jessica Spotswood

Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?
Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.


Ah, vou logo falar: adorei este livro. Imagine só, no meio da minha monografia, eu encontrar um livro que me cative tanto que não me faça desgrudar das páginas? 

Esse é Enfeitiçadas, de Jessica Spotswood (Editora Arqueiro, 272 páginas).Situada numa espécie de versão do nosso passado - mas bem parecido - , a história mostra Cate Cahill e suas irmãs Maura e Tess. As três são bruxas, mas vivem com medo, já que a Fraternidade - organização religiosa masculina que impera ali - está atrás de quem pratica magia. Cate é a mais velha, que ficou sendo responsável - a pedido da mãe - para cuidar das irmãs, ensinar sua magia e conseguir que o pai não saiba de nada. Só que está chegando o momento em que ela precisa decidir se vai se juntar à Irmandade - versão feminina da Fraternidade - ou anunciar um casamento. Ela também descobre uma antiga profecia que prevê que três irmãs bruxas poderão restaurar  o poder das bruxas ou suscitar o período do Terror - e o fato de que é raro existirem três irmãs bruxas a alerta que a profecia fala dela e das irmãs. Para complicar, ela fica dividida entre um amor de infância e o rapaz da livraria que agora trabalha no seu jardim...

Antes de falar de temática da magia, o livro fala sobre família, a união entre irmãs, a força da mulher, o primeiro amor... Em vez de focar apenas na parte mágica, Jessica Spotswood cria toda uma história perfeitamente bem escrita, com personagens que podem ser entendidos e nem todos são o que parecem. A atmosfera opressora para as mulheres, sendo limitadas a rezar e estudos dominicais - e frivolidades, nas horas vagas - ganha vida com a descoberta da magia e o poder incrível que as mulheres têm e, consequentemente, a ameaça que elas representam por isso.

Para ser um livro com protagonista adolescente, achei bem maduro.  Cate, Maura e Tess têm várias facetas e várias surpresas acompanham a leitura até o final. Outra personagem interessante é a Irmã Elena, além de outras que não posso falar aqui porque daria pista do que vai acontecer. Só acho que a magia poderia ter sido colocada em menos personagens, mas vamos como ficará na continuação. Com relação ao triângulo, a autora nem dá muito suspense e logo dá para ver com quem Cate quer ficar.

A capa é uma lindeza só e é igual à versão americana. Os capítulos também trazem uma diagramação bem trabalhado e a revisão não teve nenhuma falha - que me lembre. Então, recomendo muito!

As Crônicas das Irmãs Bruxas
- Enfeitiçadas 
- Amaldiçoadas (a ser lançada no Brasil)
- Sister´s Fate ( a ser lançada em agosto nos Estados Unidos)

Avaliação (de 0 a 5): 5,0








5 comentários:

  1. Eu também amei esse livro... estou doida pela continuação, que espero que seja publicada logo...

    beijos,

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mikaela!
    Eu também gostei bastante deste livro, viu. E olha que comecei a ler já com o pé atrás porque não tenho mais paciência pra livros com temática jovem-adulto e/ou fantasia, mas ainda bem que é realmente bastante maduro (senti uma choradeirazinha, mas quem nunca, né? haha)
    Gostei muito das várias surpresas... quando você menos esperam, BOOOOM! Eu só queria é que a magia tivesse sido mais abordada. Mas como é o primeiro livro, acho que dá pra perdoar. rs
    Sobre o triângulo: não há mesmo espaço pra dúvida e achei ótimo que fosse assim. Finn ♥

    ResponderExcluir
  3. Dé,
    Eu também tô esperando esse livro pra já! Mas acho que não demoram, viu?

    Jana,
    Pensei a mesma coisa. Não tava com paciência pra protagonistas chatas, mas a Cate me surpreendeu bem.Acho que as magias vão se tornar mais poderosas ao passar dos livros, como já ficaram um pouquinho nesse. Realmente o Finn ganha! :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou louca para comprar este livro!
    Primeiro, porque é do século passado, então, amo livros que não se passa no presente. Segundo, eu amo misticismo! hahahahahaha Sou louca, louquinha... tenho certeza que eu fui uma bruxa em outra encarnação, só pode.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Vitoria,
    é uma espécie de século passado meio alternativo, mas existem os espartilhos, essa coisa toda :)
    Também adoro uma boa história sobre magia! rs
    Bjs!

    ResponderExcluir