Olhar Mortal - Fergus McNeill

Olhar Mortal #1
Original: Eye Contact 
Autor: Fergus McNeill
Série: Inspetor Harland Volume 1
Companhia Editora Nacional
328 páginas

Nunca cruze olhares com Robert Naysmith. Por trás de um sorriso simpático e um terno bem cortado, há um predador examinando cada detalhe, estudando a rotina de sua presa, descobrindo o melhor momento para atacar. Um homem meticuloso, que segue regras rígidas para cometer seus assassinatos. Um homem acima de suspeitas, com um bom trabalho, uma linda namorada, uma vida confortável. Do outro lado do tabuleiro está o detetive Harland, um policial em luto pela morte de sua esposa, com uma raiva interna que se choca diretamente com a frieza e indiferença de seu adversário. Enquanto contorna a burocracia de seu trabalho, ele precisa seguir pistas que ligam uma vítima à outra, e que podem determinar se a próxima irá sobreviver ou não. Olhar Mortal é um inovador suspense de serial killer, que abandona as convenções do gênero para criar novas regras, regras que transformam cada assassinato num jogo, e onde as vítimas são apenas peças a serem movimentadas. É uma obra deliciosa, brilhante estreia de Fergus McNeill, um novo autor que respeita a inteligência do leitor e surpreende aficionados por thrillers. 

Olhar mortal é o livro de estreia de Fergus McNeill com uma capa interessante e sinopse instigante me levou a desejá-lo. É também o primeiro da duologia com o Detetive Harland. 

No início da leitura conhecemos Robert Naysmith e acompanhamos sua caçada por uma nova vítima. Ele tem um método e algumas regras. De boa aparência, com um bom emprego ele não atrai suspeitas. Aos poucos ele revela um pouco de seu passado e podemos vislumbrar o que despertou seu lado assassino.

Na cola do serial killer está o detetive Harland que está passando por um período difícil pós luto, desde que sua esposa faleceu ele não controla bem suas emoções, e assim coloca em risco sua carreira.

Acompanhar a caçada de Robert algumas vezes foi bem enfadonho, ele prepara bem o terreno, acompanha a vítima seja até a residência ou ao local de trabalho, analisa tudo a sua volta, calcula riscos e escolhe o local ideal para encerrar o jogo.

O termo jogo me deixou certa de que era alguma maluquice compartilhada por várias pessoas, fiquei bem feliz por estar errada nessa questão.

Gostei de acompanhar a rotina de Harland, o amor que ainda sente, sua dedicação ao trabalho, até mesmo quando me irritei com atitudes impulsivas dele acabei por admirá-lo.

Esperava um pouco mais do assassino, mas sua frieza metódica me deixou entediada e somada aos erros de revisão desanimaram um pouco a ponto do ritmo de leitura ser lento.

No entanto recomendo sim este livro para quem gosta de suspense e thriller, Harland é uma boa companhia e seu raciocínio lógico é notável.


Duologia Inspetor Harland:

1. Olhar Mortal (Eye Contact)
2. Knife Edge * Desconheço a previsão de publicação no Brasil *


Nota (0-5): 3,5
 


                                Participe até 31/05
http://www.leituranossa.com.br/2014/05/post-premiado-de-maio.html

4 comentários:

  1. Oi Dani!
    Erros de revisão em livros sempre desanimam :(
    Acho que vou deixar esse livro para depois, rs.
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani!
    Ah, uma das coisas que eu mais gosto em um suspense policial é quando mostra o passo a passo na preparação do assassinato..
    Mas erros de revisão são muito complicados no seguimento da história :/
    Vou deixar esse passar acho, minha lista tá um pouquinho grande, kkk'
    Beeijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Dani!
    Ai meu Deus, eu tenho um fraquinho para suspense policial. Descobri isso a pouco tempo hihihihihi
    Amo mesmo! E este livro, vai entrar para a minha listinha ( que só faz crescer rs!).
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Achei o Robert uma mistura do estilo do Hannibal (no quesito moda e não no quesito como matar) da série de TV com o Dexter, por tentar sempre não dar pinta de ser um serial killer. Acho que o autor teve essas inspirações para esse personagem.
    Um abraço.

    ResponderExcluir