Quem é você, Alasca? - John Green - Resenha do Léo

QUEM E VOCE, ALASCA?


Nome do livro: Quem é você, Alasca?
Nome Original: Looking for Alasca
Lançamento: 2013
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 229

Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".



Quem é você, Alasca? é o primeiro romance de John Green, onde o autor nos apresenta uma história incrível com personagens mais incríveis ainda. O livro para mim foi uma montanha-russa de sentimentos, fui da alegria para a tristeza em poucas páginas. É o tipo de livro que faz você parar para pensar que devemos aproveitar mais a vida, mais as pessoas, da melhor forma possível.

Miles Halter – protagonista e narrador – é um garoto de uma família simples que mora na Flórida e tem um hobbie muito estranho. Ele é fissurado por últimas palavras. O garoto leu várias biografias de famosos para descobrir quais foram suas últimas palavras. Certa vez ele leu a biografia de um poeta que suas últimas palavras foram: “ Saio em busca de um Grande Talvez. ”. E então, Miles vai em busca de seu Grande Talvez.

O jovem acredita que sua vida é uma porcaria e precisa urgentemente de uma melhora. Então, os pais de Miles o matriculam na Culver Creek, que é um internato localizado no Alabama. No internato, Miles faz suas primeiras amizades. Ele vira o grande amigo de seu colega de quarto, Chip Martin (que gosta de ser conhecido como Coronel), do Takumi, da Lara e da irresistível Alasca Young.

“Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer. ”

Alasca é uma jovem cheia de mistério. Uma hora ela é viciada em sexo, bebida e cigarro e em poucos instantes ela é uma viciada em livros, filmes e aconchego. Deixando nosso pobre Miles confuso e apaixonado.

Coronel, Takumi e Alasca não eram novatos no Culver Creek e não fazem parte dos Guerreiros de Dia de Semana. O internato é divido subjetivamente em dois grupos: os Guerreiros de Dia de Semana – que é o grupo das patricinhas e bad boys – e o grupo dos alunos “não-riquinhos”, mas que são também descolados.

Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão. ”

Os capítulos do livro são distribuídos em dias. E são divididos em “antes” e “depois” de um acontecimento que ocorreu mais ou menos na metade do livro, que não posso revelar pelo fato de poder acabar com a leitura de vocês com um spoiler terrível. Para vocês entenderem mais como funciona essa distribuição, tirei uma foto para vocês:


Quando você percebe que ele está dividido em duas partes, fica a grande dúvida para saber que acontecimento é esse. Vale muito a pena ler Quem é você, Alasca?. John Green criou um ambiente fantástico com uma história emocionante. Se você procura aventura, comédia e um romance na medida, esse livro é para você.

Você pode encontrar o livro também em outra edição:



Classificação (0 a 5): 5


Photobucket






5 comentários:

Deixe seu comentário