Arrabal e a Noiva do Capitão - Marisa Ferrari

Arrabal e a Noiva do Capitão
Marisa Ferrari
386 páginas
Editora: Novo Conceito - Novas Páginas
Sinopse:Giordano e Giuseppe são idênticos na aparência, mas suas almas não poderiam ser mais diferentes. O bravo Giordano é o capitão-chefe da Guarda Real. Giuseppe é um ator de coração puro e alegria contagiante que viaja com sua trupe para se apresentar nas praças e castelos da região. De caráter inflexível, Giordano tem como sua maior missão proteger o Rei. Por sua vez, o sonhador Giuseppe deseja escrever uma peça de teatro com diálogos, o que seria uma inovação para a época. Embora não sejam propriamente amigos, os dois irmãos vivem uma espécie de acordo de cavalheiros, respeitando o espaço um do outro e lidando com o delicado estado de saúde de sua mãe. Até que a formosa Luigia acaba com a paz da família Romanelli... Arrabal e a Noiva do Capitão nos transporta para a incrível Nápoles do século 18, magistralmente reconstruída por Marisa Ferrari. Uma história que resgata a magia do teatro e nos convida a compreender a beleza que existe nas contradições.

A literatura nacional mais uma vez dá provas de como investir em escritores da nossa terra pode render um caminho cada vez mais bonito para a escrita no Brasil. Arrabal e a Noiva do Capitão é um trabalho meticuloso, poético e obviamente escrito por alguém que ama as palavras e os seus personagens.

Acho que nunca li um livro que me fizesse sentir tão na Itália quanto esse (acho que só posso comparar com a sensação que tive lendo Comer, Rezar, Amar), especialmente a cidade de Nápoles do século XVIII. Se já é difícil ambientar uma história em outro país com competência, imagina fazer isso em outra época. Pois é. Marisa Ferrari conseguiu. Com detalhes minuciosos sobre as tradições e costumes da cidade, do panorama político mundial e com algumas expressões em italiano, você se sente, de fato, fazendo parte daquele mundo, coisa que não é fácil fazer em muitos livros.

Além do triângulo amoroso entre Giuseppe, Luigia e Giordano, o livro traz a histórias dos personagens que os cercam, como a doença de Gioconda, a mãe dos gêmeos - e a dedicação do marido, Carlo - e como cada pessoa da trupe de teatro - Mamma, Dottore, Vincé, Francesca, Gigi, Caterina e, por fim, Vittoria - encontrou o seu caminho na arte, além da própria Luigia, claro. Só que os outros personagens - principalmente Vittoria - brilham tanto, que eu achei a protagonista meio sem sal, apesar de ser uma moça inteligente e corajosa.O destaque do livro é Arrabal - nome que Giuseppe usa - com sua máscara de Arlecchino, trazendo vida e a poesia.


O amor vazou irremediável pela íris e interrompeu o ritmo do universo e nos deixou assim, num átimo suspensos, no torpor do encontro cúmplice das órbitas, até que um piscar de olhos sobreveio e pôs todas as coisas de novo a se moverem e fez a vida, pequenina, voltar a exatamente ao que era antes - poema de Arrabal, encontrado nas páginas 75 e 318


Agora, acho que uma das coisas que eu não gostei foi o destaque à vida pregressa de cada um dos personagens da trupe. Tá certo que era importante mostrar como eles foram encontrados, mas o destaque dado à trupe era de tal modo que parecia que a história principal - da paixão de Giuseppe e Giordano por Luigia - era esquecida, o que podia quebrar o ritmo da leitura. Como já falei, por causa disso, a própria Luigia ficou meio sem sal - lembrando um pouco o jeito eternamente indeciso da Elena, de The Vampire Diaries - e o romance com Giordano não se desenvolveu como eu gostaria.

Acho que todos esses detalhes - que, claro, eu sei que enriquecem muito a história - poderiam ser colocados em anexo no fim do livro para não prejudicar o ritmo de leitura. Mas se você gosta dos personagens, isso não atrapalha muito...

Mas o final é imprevisível. Sério, mesmo gente que não gosta do estilo mais poético de escrita poderia dar uma chance pelo final incrível e criativo. De maneira nenhuma eu poderia imaginar que terminaria assim, com essa solução. A autora foi muito inteligente por ter distribuído pequenas pistas ao longo do texto, mas nunca sem revelar o que aconteceria. Acho que dá até pra reler a história com outro olhar depois de saber certas coisas no final...

A diagramação está boa e a capa é bonita e, se você ler até o fim, percebe que a paisagem escolhida faz total sentido com a história. Foi um trabalho muito cuidadoso da editora para fazer uma história tão legal.

Em geral, o livro é de uma prosa bem literária, a que muitos não estão acostumados. Mas se você gosta de textos mais poéticos, inteligentes, de pesquisa rica, que retratam a beleza dos palcos, e, principalmente, localizados na Itália, esse livro tem todos os ingredientes.



Avaliação (de 0 a 5): 4,0

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