De Repente Acontece - Susane Colasanti

De Repente Acontece
Autora: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
288 páginas
Original: When It Happens
Sinopse:De repente acontece fala daquelas paixões que começam do jeito errado e têm tudo para terminar errado – mas, depois de ler a última página, a gente acredita que o amor existe. Se você é uma menina, este livro vai ajudá-la a entender o que se passa na cabeça dos garotos. Se é um menino... Bem, se você é um menino, também vai gostar de De repente acontece. Uma história simpática, com cara de vida real. E que poderia acontecer com você ou com a sua melhor amiga!



Susane Colasanti não escreve histórias sobrenaturais ou romances tórridos, mas fala da época do colégio com bastante simplicidade e coerência. Acho que esse foi o melhor livro que li dela. 

Sara é uma aluna aplicada, mas no seu último ano do colégio quer namorar o cara mais popular da escola, Dave. E seu desejo é atendido! Dave a convida para sair e ela se divide em lidar com os amigos populares dele e as suas próprias amigas, que ficam em mesas separadas no refeitório. 

Só que o que Sara mal desconfia é que Tobey está apaixonadíssimo por ela. Tobey é um cara bonito mas que anda longe dos populares, interessado na própria banda e pouco ligando para a faculdade. Ao ver o quanto Sara quer a faculdade, Tobey percebe que para conquistá-la, terá que mudar um pouco também.

O enredo é simples, mas muito legal. O livro alterna entre o ponto de vista de Sara e o de Tobey, o que enriquece bastante a história. Susane Colasanti descreve como é um cara adolescente normal, com os hormônios à flor da pele. Ao pensar em Sara, ele não pensa nela somente de forma pura, mas com todo o desejo, o que torna o ponto de vista dele bem franco. 

Na verdade, acho que Tobey é o melhor mocinho que já vi da Susane Colasanti e bem que podia aparecer num romance da Stephanie Perkins, porque ele é muito fofo, autêntico e tem um banda - tipo de mocinho que conquista as fãs do gênero. Já Sara tem todas as inseguranças de uma adolescente, mas meio ingênua em algumas questões e às vezes até um pouco irritante.

A diagramação é boa, a tradução está legal e a capa pode parecer normalzinha - embora se pareça bastante com a imagem que fiz dos protagonistas - a parte de trás é bem mais colorida e chamativa. Os inícios dos capítulos também trazem detalhes legais.

A única coisa que acho que a autora poderia mudar é o tanto de intriguinhas bobas à la Malhação que cercam o casal a um certo momento do livro. Dá uma canseira, são clichês e não acrescentam em nada na história. Tirando isso, é uma história bacana, despretensiosa, pra ler sem compromisso, pra se divertir mesmo. Por não almejar nenhuma história grandiosa e tratar bem do tema de adolescência - ainda com certa leveza - Susane Colasanti é o tipo de livro perfeito pra se ler na adolescência ou indicar a alguém adolescente para ler.



Avaliação (de 0 a 5): 5,0

Photobucket

5 comentários:

  1. oi, Mikaela ^^
    pelo jeito sua leitura foi tão proveitosa quanto a minha.
    Se há uma palavra que define Tobey, é realmente "franco". Achei meio exagerado, às vezes, mas aceitável, compreensível.
    Já a Sara achei-a avoada demais... Meio boba. Mas mesma situação: compreensível.
    Acabei gostando deste mais do que esperava. Pra mim foi 4 estrelas (por causa da chateação que passei nas primeiras páginas rs).

    Beijo,
    Jana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jana,

    É verdade, os dois apresentam defeitos, mas absolutamente compreensíveis, com o que cada um passa. Na verdade, eu gostei mais das primeiras páginas, acredita?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mikaela! Tenho um livro da Susane aqui, é Esperando por você. Parece que a escrita dela é boa né? Acho que lerei este meu :)
    Então, De repente acontece tem uma capa fofa, mas achei muito simples. Porém, deve se encaixar perfeitamente com o tema, esse coração mesmo, me lembou muito o colegial. Este parece aqueles romances leves, para ler em uma tarde chuvosa, com m bom chocolate quente ao lado. Gostei dele, lerei em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Vitória!

    Eu já li Esperando por Você e é na mesma linha, um romance fofo, mas bem simples. Como você disse, acho que as livros da autora seguem essa linha de tipo de livro para serem lidos numa tarde chuvosa. E ela parece colocar sempre o tema colegial. Quando ler, você me diz o que achou?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Não sou muito fã das intrigas de novelas adolescentes (você sempre acha que só enrolam para que a história renda até o ano que vem), então eu não sei se De repente acontece vai me conquistar. Mas, o Tobey é um fofo... Dá para querer ter alguém como ele em casa.

    Um abraço!

    ResponderExcluir