O Mundo pelos Olhos de Bob - James Bowen

O Mundo pelos Olhos de BOBO Mundo pelos Olhos de Bob
Autor: James Bowen
Editora: Novo Conceito
222 páginas.
Original: The world according to Bob
Sinopse: Depois de um passado difícil, James foi adotado pelo gato Bob. Agora os dois têm um emprego de verdade (são vendedores ambulantes de revistas) e se tornaram personalidades conhecidas em toda Londres. Bob tem muitos admiradores, que passam todos os dias para vê-lo – alguns deles trazem cachecóis de lã para ajudá-lo a enfrentar os dias mais gelados. Entre truques adoráveis e manhãs de puro mau humor, Bob e James se tornam cada vez mais inseparáveis. Por trás da divertida história de um homem às voltas com seu animal de estimação, o segundo livro de James Bowen fala sobre amizade, fidelidade e esperança. Bob se torna a chave que traz James de volta ao mundo, a motivação que faltava para sua decisiva volta por cima. 

James Bowen e o gatinho mais famoso do mundo estão de volta na continuação de Um Gato de Rua Chamado Bob. E, por incrível que pareça, ainda tem material suficiente das aventuras dos dois para que esse livro seja bem legal. Eu até fiquei pensando o que mais ele iria contar, mas Bob é um gato extraordinário e sempre tem aventuras interessantes.

A maior parte do livro parece reunir vários acontecimentos de Bowen e Bob, entre engraçados e difíceis. Não há uma narração cronológica exatamente perfeita, a maioria dos capítulos conta essas histórias até chegar a um ponto em que a vida do autor muda com a proposta de fazer o livro. 

Se eu senti falta de saber o processo de criação de Um Gato de Rua Chamado Bob, esse livro explica como tudo se deu e até como eles estão nos dias atuais, o que funciona como uma sequência do primeiro. Bob... O que dizer desse gato, gente? Sempre atento a perigos, disposto a defender Bowen, a cuidar dele, a ser amigo...

Acho que esse livro é ideal para quem gosta de animais, mesmo que não goste de gatos. Ou até para quem não tem animais (como eu). É uma história de amizade na sua forma pura, descompromissado e extremamente leal, como é comum acreditar que os gatos não sejam. Mas Bowen mostra que é possível e é tudo uma questão de ser escolhido pelo gato e não o contrário.

A diagramação está ótima, a Novo Conceito mais uma vez colocou a figura do gatinho em cima da sua logo, além de marcas de patinhas pelos capítulos. A tradução muito boa e sem erros, pelo que eu lembre.Só acho que deveria ser incluído uma nota de rodapé sobre uma referência que James Bowen faz a Tennesse Williams, de que o escritor não gostaria do título do livro de Bob. Acontece que o nome do primeiro livro (no original A Street cat named Bob) é uma referência à famosa peça de Tennesse Williams, A Streetcar Named Desire (Um Bonde Chamado Desejo, em português). Seria legal ver isso como curiosidade no livro.

De resto, é um livro fofo, leve e ao mesmo emocionante. Recomendado!

Obs.: Uma celebridade conhecida da música faz participação especial nesse livro.

Obs 2.: Observe a diferença do sistema público de saúde de Londres para o nosso, nesse livro. A pessoa é atendida! Sem falar que sempre que James e Bob pegam ônibus, eles sempre parecem ir sentados, o que indica que mesmo lotados, os ônibus londrinos são muito diferentes dos daqui.

Obs 3.: É possível acompanhar o que James Bowen e Bob estão fazendo através da página oficial do Facebook.

Coleção
-O Mundo pelos Olhos de Bob

Avaliação (de 0 a 5): 4,0


Photobucket


2 comentários:

  1. Oi Mikaela!
    De um tempo para cá, eu descobri que eu amo gatos ♥ Acho que eu iria amar ler este livro... nunca li nenhum livro sobre animais. Comecei a ler Marley& eu, mas não terminei :( Esse vai entrar para a listinha, achei fofíssimo!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Vitória,
    Pra quem gosta de gatos, esse livro é perfeito! Bob é o melhor gato que já vi e melhor: ele realmente existe! :)

    Bjs!

    ResponderExcluir