Marcada para Morrer - Kim Harrison

Marcada Para MorrerMarcada para morrer
Autora: Kim Harrison
Editora: Pavana - selo da editora Alaúde
392 páginas
Série Hollows
Original:Dead Witch Walking
Sinopse:Durante séculos criaturas sobrenaturais viveram lado a lado com os seres humanos sem que estes percebessem seus poderes. Até que um acidente muda tudo. Um vírus letal escapa de um laboratório e aniquila grande parte da população mundial. Os impercebidos, porém, são resistentes à ameaça. Bruxas, fadas, pixies, lóbis e vampiros – todos sobrevivem. E não hesi­tam em aproveitar a oportunidade que o destino lhes oferece de se revelar diante de todos. Em Marcada para morrer, a caça-recompensas Rachel Morgan, uma bruxa atrevida e corajo­sa, tenta manter sob controle um mundo em constante ebulição. Frustrada com seu empre­go, ela pede as contas e passa a trabalhar como autônoma. A decisão intempestiva lhe custa a ira do ex-chefe, que coloca sua cabeça a prêmio. Enquanto tenta proteger a própria vida, Rachel começa a investigar um esquema de tráfico de biodrogas e ganha a ajuda inesperada de Ivy, uma vampira sedutora, e de Jenks, um pixie rabugento mas muito eficiente.



Esse livro lembra um pouco o estilo das mocinhas de Richelle Mead e Laurell K.Hamilton. Após uma vírus ter aniquilado parte da população mundial, os humanos tiveram que aprender a conviver com os Impercebidos (bruxas, vampiros, fadas, etc). Em Hollows é comum encontrar lojas que vendem talismãs de feitiços, livros de magia negra e caça-recompensas como Rachel trabalhando para a SI, prendendo impercebidos foras-da-lei.

Mas ao sair da agência para trabalhar por conta e própria com a vampira viva (ela tem o vírus vampiro da mãe, mas só se torna um vampiro de fato depois que morrer) Ivy e o pixie Jenkins - que adora reclamar, mas é um bom amigo - ela sofre com a ameaça de morte do chefe e decide capturar um milionário suspeito por traficar Enxofre (considerada uma droga perigosa em Hollows) para livrar sua pele e entregá-lo à SI.


O livro é pura ação e suspense, com uma protagonista badass - mas muito precipitada - que se envolve em mil confusões para escapar da ameaça de morte. Como esse é o primeiro de uma longa série, acho que os outros livros - que provavelmente vão mostrar Rachel, Ivy e Jenkins lidando com os próprios casos de investigação - vão ser melhores, inclusive por mostrar o amadurecimento de Rachel e como ela vai lidar com algumas coisas/pessoas perigosas desde livro.

Acho que poderia ter mostrado mais o lado inteligente de caça-recompensas de Rachel, mas lidando com tantos atentados à própria vida, dá pra entender o desespero da moça em agir logo. Ivy não é a personagem mais carismática, ao contrário de Jenkins, que consegue conquistar por suas tiradas cômicas e lealdade.


O livro é cheio de mitologia própria, com vários seres sobrenaturais reunidos naquela atmosfera de Hollows. Acho isso um ponto positivo, já que a autora vai ter muito material para trabalhar a coleção.

Só não gostei muito da tradução. Já vi outras pessoas comentarem isso também e também achei. Embora algumas adaptações de expressões tenham ficado legais, acho que deu uma impressão de que alguns termos poderiam ter tido uma tradução melhor, especialmente na expressão "um real" que poderia ter sido facilmente traduzida pra "um dólar" que a gente ia entender.


A arte da capa resume bem o conteúdo do livro. Na verdade, essa é a capa do terceiro livro da coleção, Every Which Way But Dead. Talvez a editora não tenha achado a capa original do primeiro muito interessante, não sei. Olha só a capa original? Acho que prefiro a que a editora usou.


Dead Witch Walking (The Hollows, #1)

Mas, no geral, eu acho que essa é uma coleção que pode ganhar muitos fãs, especialmente por lidar com tantos elementos em uma só história e com uma boa protagonista. Quem gosta de Anita Blake, pode vir a gostar desse livro, que aparentemente já é um sucesso nos Estados Unidos.


A coleção:
- Marcada para Morrer
- The Good, the Bad, and the Undead
- Every Which Way But Dead
- A Fistful of Charms
- For a Few Demons More
- The Outlaw Demons Wails
- White Witch, Black Curse
- Black Magic Sanction
- Pale Demon
- A Perfect Blood
- Ever After
- The Undead Pool
- The Witch With no Name


Avaliação (de 0 a 5): 4,0


Photobucket



6 comentários:

  1. Ando numa fase meio cansada de livros sobrenaturais, acho que as livrarias estão com super lotação desse item.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa que série grande :O to fugindo de séries com muitos livros assim, acaba com o bolso da gente rs
    Desculpe minha ignorancia mas o que é um pixie? bj

    ResponderExcluir
  3. Nathalia,

    Um pixie é parecido com uma fada, do tamanho da Sininho. No livro, eles soltam um pozinho mágico e vivem em guerra com as fadas.
    É uma série imensa, né? Mas parece que faz sucesso.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Muito grande esta coleção, por isso mesmo ainda não comecei a ler. Quando é assim prefiro que já tenham vários livros disponíveis.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Oi Mika! Que capa confusa essa! Achei muita informação :/
    Também tô fugindo dessas coleções... porém, parece ser muito boa!
    Vai para a lista!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Mika!

    Peraí, além de usar a capa do terceiro volume nos EUA, usaram a tipologia das capas da saga Crepúsculo no titulo desse livro? Isso pode, Arnaldo?
    Mas a história e bem bolada e consegue misturar o pós-apocalíptico com o sobrenatural com muito humor.

    Um abraço!

    ResponderExcluir