[Série] Orange is the New Black


Essa é uma série original do Netflix - ou seja, está disponível na Internet mesmo através do site - que está ficando muito popular. Orange is the New Black fala sobre a ida de Piper (Taylor Schilling) - rica e com um noivo fofo (Jason Biggs) - para a penitenciária. O motivo? Há quase dez anos, Piper se envolveu em tráfico de drogas com sua então namorada Alex (Laura Prepon). Pra piorar, quando Piper vai para a prisão, encontra a ex-namorada lá e não sabe o que fazer. O interessante é que a série foi baseada na história real de Piper Kermann (que lançou o livro e foi publicado aqui pela Intrínseca).

Diferente de Oz - como eles mesmos dizem no começo da série - a série fala de prisão de uma forma mais leve, sem perder a dramaticidade e os momentos tensos. A série é considerada uma comédia, mas eu acho que ela é, no máximo, humor negro. O destaque de Orange is the New Black são as personagens. Além de Piper, vemos tantas personagens diferentes e interessantes na prisão que o drama dela acaba sendo o menos interessante de todos - pra mim, pelo menos. Na prisão tem de tudo: uma chefona, uma freira, uma transexual, uma fanática, uma ex-riquinha drogada, enfim, as mulheres da série ganham destaque incrível e são muito mais interessantes que os homens.


Além de ver como a riquinha Piper se adapta à vida na prisão - entre arranjar confusão com a chefona da cozinha e ser perseguida por uma detenta meio louca e apaixonada -, é interessante ver o passado mostrado de algumas das mulheres do local e observar a corrupção do sistema prisional. Não há mocinhos, até porque Piper - nem Larry, o noivo dela - são santos, nem muito menos Alex, que vai causar ciúmes no rapaz. Mas há vilões, viu? Não no estilo novela, mas alguns homens da série - especialmente um certo guarda- causam muuuita raiva e nojo, mas muita mesmo.

A primeira temporada não considerei muito incrível, mas a segunda é. Acho que talvez pela falta de paciência com o drama de Piper e por querer ver a interação das outras presidiárias, a segunda temporada foi muito melhor! Ela aprofunda a história de algumas delas e traz passados inesperados para personagens que você nem presta atenção. Sem falar que a própria Piper está mais esperta e atenta ao que acontece dentro da penitenciária.

Então, assista! É uma "dramédia" de qualidade, com diálogos afiados e um bom roteiro, além de ótimas atuações.

Para quem é recomendado: Quem procura por uma série de comédia clássica, com piadinhas prontas, essa não é mais adequada, mas quem procura uma série com personagens interessantes, pode assistir! Ah, e lembrando que ela é para maiores de 18 anos, então quem não é acostumado com o tipo de temática que esse tipo de faixa de etária aborda, é melhor saber antes de assistir.

E você? Já viu a série?






Photobucket





8 comentários:

  1. Não é uma série que me interessa, assim como o livro
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Oi Mika...

    Adorei seu post, estava ansiosa para ler sobre essa série desde que você me recomendou... mas você bem sabe como é a falta de tempo e a minha lista quilométrica de séries para ver e livros para ler...
    Boa essa sua dica sobre a primeira temporada, porque as vezes ficamos desmotivados... mas se vai melhorar...
    Por falar em séries recomendadas, quando você vai fazer aquele post sobre Doctor Who?? =D

    beijos,

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Dé!
    É, eu sei bem como é ter uma lista interminável de séries, mas essa acabou subindo e eu decidi vê-la logo. Pois é, tem quem adore a primeira temporada também, cada um tem a sua opinião...
    Ah, pode deixar que um post sobre Doctor Who não vai faltar!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá Mika,

    Amo essa série! Dou muitas risadas da Piper e com a forma que ela encara a prisão. As outras detentas também são uma graça só. Você usou o termo certo para definir OITNB: "dramédia". Porque a gente acabando rindo e sofrendo com ela. Tenho até que atualizar minha segunda temporada... vou fazer isso agora!!!

    Beijos,
    Leo

    P.S:. Gostei muito da sua resenha. Se já não estivesse assistido a série ia atrás dela para assistir agora! rsrs

    ResponderExcluir
  5. Olá Mika!
    Eu amo série, mas confesso que ando em divida com elas. Tem um bom tempo que eu não assisto uma :(
    Então, já tinha ouvido falar desta série, e vi me interessei por esta '' dramédia'' hahahahaa amei a sua definição.
    Preciso assistir logo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Léo,
    Obrigada! Eu acho que mistura bem o drama com a comédia, às vezes até sendo bem dramática. Não perca a segunda temporada, eu achei ótima, não consegui parar de assistir!

    Vitória,
    Eu ando em dívida com várias séries rs. Mas dá uma olhadinha em Orange is The New Black... Bons conteúdos são sempre interessantes de se ver dependendo do gênero que cada pessoa curte em séries...Dramédia é a definição que mais se aproxima mesmo! rs


    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Gente o que uma freira ta fazendo na prisão? haha Já ouvi falar muito bem da série mas não sabia direito do que se tratava até agora. Parece ser ótima! Assim que eu terminar um pouco as séries que eu estou vendo (que são muitas) Orange Is The New Black vai estar em primeiro na lista de espera pra eu ver. beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Mika!

    Não é o meu tipo de série, mas quem gosta de humor negro e de entender que nem sempre quem está na prisão é ruim até a alma, é uma boa pedida.

    Um abraço!

    ResponderExcluir