As cinco sementes de laranja - Arthur Conan Doyle

Este é um dos casos mais apreciados pelos fãs de Holmes e uma boa razão disso é a atração exercida pela menção de casos nunca registrados por Watson, entre os quais os da Câmara Paradol, dos Grice Paterson na “ilha de Uffa”, do envenenamento de Camberwell, do desaparecimento do brigue Sophy Anderson e da Sociedade Mendicante Amadora. Repetindo a fórmula que usara em Um estudo em vermelho, Watson escolhe sagazmente uma aventura ambientada nos Estados Unidos, que fala de vingança por uma sociedade secreta. Em As cinco sementes de laranja, cuja ação se passa em 1887, Sherlock Holmes diz a seu cliente que só foi derrotado quatro vezes em sua carreira.


   


Sabe aquele texto que começa quente e vai fervendo, esquentando, e PUFF, esfria. Este conto surtiu tal efeito.

NÃO se engane, eu gostei, foi brilhante. Afinal estamos falando de Sherlock Holmes. 

Watson nos conta sobre o caso "As cinco sementes de laranja", como tudo começou numa noite de tempestade.

Sherlock recebe a visita de um jovem que após contar sua história para a polícia e virar chacota, pede ajuda ao excêntrico detetive.

Após uma pesquisa ele descobre qual Sociedade está acabando com a linhagem Openshaw. E seu raciocínio é por deveras brilhante. Tão astuto e elucidativo que nos mantêm presos ao texto.

E a teia que Holmes tece é tão intricada quanto a dos perseguidores do Sr. Openshaw.

O caso tem um fim que não me agradou, mas não a ponto de dizer que odiei o conto. Vale a leitura sim, mas não crie muitas expectativas senão a queda será enorme. 

E não posso me alongar na resenha porque trinta páginas é pouca coisa e acabarei contando tudo na empolgação.

Alguém já leu?


As cinco sementes de laranja
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora Zahar
Ano: 2012
30 páginas


Nota (0-5): 3,0

1 comentários:

  1. Oi Dani, eu amo Sherlock Holmes, tenho e já li vários livros dele e adoro o jogo Scotland Yard. Mas esse livro aí eu nunca li não.... puxa, uma pena que vc não gostou do final. agora fiquei curiosa pra conferir, hehe!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir