[Livros X Filmes] Se Eu Ficar



Essa é uma daquelas adaptações que são bem fieis ao livro, inclusive tem alguns pensamentos da Mia no livro que são narrados no filme. Eu assistir com o livro próximo e ia saltando os capítulos que variam entre o passado e o presente da Mia e percebi que o filme seguiu a mesma ordem.

A essa altura do campeonato vocês já devem estar cientes sobre o que se passa no enredo de Se Eu Ficar, fiz até uma resenha do livro que você pode clicar aqui para ler.

Porém, ainda assim vou dar uma rápida sinopse. Mia é uma ótima violocentista, está apaixonada pelo Adam e confiante com sua aprovação na Julliard, mas em uma manhã, o pai, a mãe, Mia e seu irmão tiram o dia para passear. Até que o carro em que estão se choca com um caminhão. Os pais de Mia morrem, restando apenas ela e Teddy que também estão muito próximos de ter o mesmo destino que seus pais tiveram.

De alguma forma milagrosa, Mia está em forma espiritual assistindo em terceira pessoa tudo o que ocorre a ela e em sua volta. Cabe a Mia encontrar forças para decidir se quer ficar e continuar a viver sua vida sem sua família, mas tendo a promessa de ter o amor de Adam ou se entregar a morte e se libertar de toda dor?

Conseguiram sentir a responsabilidade que o filme tinha que ter – e teve – com a adaptação deste super best-seller? Podem ler e assistir ao filme sem medo algum, o livro não me decepcionou e muito menos o filme, apesar de ter aqueles dois minutos de cena que gostaria de ter visto.

Esses dois minutos pelo qual me referir foi que gostaria de ter visto no filme mais coisas sobre a vida da Kim – melhor amiga da Mia. O livro lhe mostra um pouco mais sobre como é a Kim, no filme fica tudo subentendido. Então se você leu, você está entendendo porque já conhece a amiga da Mia, mas se você não leu, a Kim não vai passar de uma melhor amiga comum.

Antes eu me perguntava se algum filme seria melhor que um livro, e em alguns momentos do filme Se Eu Ficar eu descobrir que isso é possível! A adaptação passa muito mais emoção, já que os personagens são músicos e em alguns momentos tem aquela vibe de música no ar que não fica muito evidente no livro, mas sim no filme.

Escolher entre o livro e o filme neste caso é muito doloroso, ambos tiveram seus pontos negativos e positivos, porém uma coisa eu garanto: se você ler e/ou assistir Se Eu Ficar, irá começar a ver a vida de outra maneira e a viver um dia de cada vez, comecei a me questionar qual foi o melhor dia da minha vida... em suma, a história é um verdadeiro espetáculo!




Classificação (0 a 5): 5


Photobucket

2 comentários:

  1. Ótima resenha Léo... fiquei doida pra assistir o filme... =)
    Bom saber que o filme é fiel ao livro, vou conferir ainda essa semana!!

    beijos,

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo,
    Sabe que não consigo me interessar nem pelo livro, nem o filme?
    Mas é bom saber que estão bem próximos sem descaracterizar. =)

    ResponderExcluir