The 100: Os Escolhidos – Kass Morgan

Sinopse: Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.

Nome: The 100 – Os Escolhidos
Nome Original: The 100
Autora: Kass Morgan
Editora: Galera Record
Páginas: 288





Kass Morgan se mostrou uma escritora fantástica, tanto que Os Escolhidos foi o livro que inspirou a série de televisão The 100 (clique aqui e veja a resenha da série), que por sinal eu acompanho fielmente.

O enredo da série é apenas baseado no do livro. Algumas coisas foram mudadas totalmente na série, então recomendo você assistir ler, pois terá duas tramas fantásticas, parecidas e com rumos diferentes.

Há séculos atrás a Terra se tornou um planeta inabitável por seres humanos por conta da radiação. Incapazes de viver assim, o que restou da humanidade procurou um meio de sobreviver, então a única saída foi viver no espaço. Hoje os humanos sobrevivem em naves que ficam a milhares de quilômetros da Terra.

Nesse contexto estão nossos personagens principais: Clarke, Wells, Bellamy e Glass. Cada capitulo vai se alternando a narrativa do ponto de vista deles. E isso deu um efeito positivo no livro. Por exemplo, Clarke está na nave e Bellamy na Terra. Temos como saber o que está acontecendo em ambos os lugares graças a essa troca de pontos de vista.

Os jovens que desrespeitarem as leis da nave são presos até que completem 18 anos. Quando completam, são reavaliados e vai haver um acordo entre o Conselho para decidir se o jovem merece perdão ou a morte.

Bellamy é o único da nave que tem uma irmã – Octavia –, e sua mãe foi condenada por isso. Segundo as leis habitacionais da nave, é permitido apenas um filho. Octavia que cresceu nas sombras, escondida, é uma das prisioneiras e Bellamy é capaz de fazer qualquer coisa para protege-la.
“2:48... 2:47... 2:46... Bellamy vinha fazendo coisas estúpidas durante toda a sua vida e não tinha nenhuma intenção de parar agora.”
Glass é uma prisioneira, um ato de amor acabou levando-a para atrás das grades. Mas ela está determinada a ver o amor da sua vida pelo menos uma última vez, já que falta semanas para que complete 18 anos.
“1:32... 1:31... 1:30... Glass sabia que não sobreviveria a isso, mas ao menos poderia vê-lo uma última vez.”
Wells é o filho do Chanceller – comandante da nave, e cometeu uma infração propositalmente com o objetivo de ser preso pois sabe que uma missão está se aproximando para os prisioneiros e entre eles está a garota que ele tanto ama.
“0:45... 0:44... 0:43... Wells olhou para a garota que ele amava. Talvez um dia ela o perdoasse.”
Clarke é uma órfã, adolescente e também prisioneira, pois foi acusada de ter cometido uma infração. E Clarke sabe que nunca, nenhum jovem foi perdoado e sabe também que seu aniversário de 18 anos se aproxima.
“0:03... 0:02... 0:01... Clarke fechou os olhos e se perguntou se estava na hora de sua morte.”
A nave não foi feita para sobreviver tanto tempo, o ar está começando a apresentar problemas e o conselho decide mandar os 100 jovens prisioneiros em uma missão a Terra para descobrir se há como sobreviver nela.

Glass consegue fugir minutos antes da nave partir rumo a Terra e Bellamy consegue entrar para ir junto com a sua irmã. Então Clarke, Wells, Bellamy e os outros 97 são mandados para a tão sonhável Terra.

Mas o conselho acaba percebendo que cometeu um erro. Enviaram 100 adolescentes delinquentes em uma missão que irá definir o futuro da humanidade.


Classificação (0 a 5): 4

Photobucket

2 comentários:

  1. Nossa, esse livro parece ser incrível, Léo. Eu adorei o ambiente e já gostei dos personagens hahaha Também gosto muito quando a narrativa se intercala, isso nos aproxima muito da história.
    Vou ler em breve.
    Aline.

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, Léo!
    Eu assisti os primeiros episódios da série e me deu muita vontade de ler o livro. Tá na minha lista com certeza!!!
    :D

    ResponderExcluir