Enders - Lissa Price

Livro: Enders – Segundo livro da série Starters. 
Autora: Lissa Price
Páginas: 288 
Ano: 2014

*Contém spoilers de Starters. 

Sinopse: Depois que a Prime Destinations foi demolida, Callie pensou que teria paz para viver ao lado do ir-mão, Tyler, e do amigo, Michael. O banco de corpos foi destruído para sempre, e Callie nunca mais terá de alugar-se para os abomináveis Enders. No entanto, ela e Michael têm o chip implantado no cérebro e podem ser controlados. Além disso, o Velho ainda se comunica com Callie. O pesadelo não terminou.Agora, Callie procura uma maneira de remover o chip – isso pode custar sua vida, mas vai silenciar a voz que fala em sua mente. Se continuar sob o domínio dos Enders, Callie estará constantemente sujeita a fazer o que não quer, inclusive contra as pessoas que mais ama.Callie tem pouco tempo. Obstinada por descobrir quem é de fato o Velho e desejando, mais que tudo, uma vida normal para si e para o irmão, ela vai lutar pela verdade.Custe o que custar.

Depois de ver a Prime Destinations ser destruída, Callie está tentando levar uma vida normal com seu irmão, Michael e Eugenie (a governanta) na casa que herdou de Helena. O dinheiro da herança é muito e Callie tem certeza de que será o suficiente para que eles nunca mais tenham que morar nas ruas. 

Mas em seus pensamentos, a garota não para de tentar responder perguntas. Ela está muito incomodada por ainda ter o neurochip em sua cabeça e por não ter descoberto ainda uma maneira de tirá-lo. 

Também se pergunta onde o Velho está e o que está tramando. Desde que ouviu aquela voz metálica em sua cabeça ela tem medo do que pode acontecer se o Velho tentar fazer contato com ela novamente. 

Em meio a todas essas preocupações, ela enxerga o quanto Tyler está feliz por finalmente ter um lar e um pouco de tranquilidade. 

Tudo parece desmoronar quando Callie vai comprar um tênis para o irmão em um shopping. Acontece algo terrível e alguém conhecido acaba morrendo em um atentado. 

A nossa heroína percebe que está longe de ter paz em sua vida. 

Preciso confessar para vocês que Enders não foi muito o que eu esperava. 

Apesar de ainda amar o jeito que a Lissa Price escreve, tive a impressão de que essa livro foi escrito às pressas. Não é que tenha ficado mal acabado, mas a história foi toda corrida e tudo acontece em uma velocidade absurda, fazendo com que as coisas percam um pouco da emoção, principalmente as cenas de ação que, ao meu ver, ficaram um pouco vagas. Senti falta de toda aquela tensão e ansiedade que me passou o primeiro livro. 

Também não gostei da proposta do romance. A história não pedia e não tinha necessidade disso em nenhum momento. O mundo que a autora criou e toda a trama (mistérios, confusões e tudo o que a protagonista precisa enfrentar) já tem muita densidade e peso para o leitor. Isso só fez a história ficar ainda mais corrida.

Ao contrário do que li em algumas resenhas, a personalidade da personagem principal continua sendo o que eu mais gosto nessa série. Ela continha determinada e muito centrada naquilo que deseja.  

Gostei bastante do final (principalmente do último parágrafo) que me surpreendeu bastante. Posso garantir que eu não estava esperando por todas as revelações que aparecem nas últimas páginas. 

Se você, assim como eu, se apaixonou por Starters, acredito que mesmo com os pontos negativos, vá curtir a historia e se encantar com o final. Enfim, fica por sua conta e risco. 

Nota: 4,0

2 comentários:

  1. Acho que esperei tanto por esse livro, criei tantas expectativas que me vi completa e totalmente frustrada quando o li.


    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    De Livro em Livro

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, foi exatamente isso o que eu senti :( Mas o primeiro pra mim já valeu a pena. hahah
    Beijos,
    Aline.

    ResponderExcluir