Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern

Livro: Simplesmente Acontece 
Autora: Cecelia Ahern 
Páginas: 448
Ano: 2014
Sinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.


Acabei a leitura nesse exato momento. Posso estar me precipitando, pois não me dei um tempo para refletir sobre a história, mas precisava compartilhar com vocês todas as sensações incríveis que esse livro me fez sentir. Desde a primeira página até a última essa história me envolveu e cativou. Tanto, que consegui ler as suas 448 páginas em menos de um dia.

A história toda gira em torno de Alex e Rosie, que são melhores amigos inseparáveis. Eles se conheceram quando se sentaram lado a lado na sala de aula, aos cinco anos de idade. Compartilharam suas frustrações com relação a escola e sempre tinham muito o que conversar, já que concordavam que a professora era uma mulher malvada e que tinha o maior nariz do mundo, sem contar o bafo de onça.

Nos primeiros capítulos conhecemos toda a infância e adolescência de Alex e Rose: a primeira festinha de aniversário, a primeira suspensão da escola, o primeiro castigo, a primeira bebedeira e até os primeiros amores. Eles estão sempre grudados e contam tudo um para o outro. Suas famílias se tornam amigas e todo mundo (inclusive eles) pensam que nunca vão se separar.

Tudo muda quando o pai de Alex recebe uma proposta irrecusável de emprego em Boston e eles precisam se mudar. Alex e Rosie ficam apreensivos com o que acontecerá com sua amizade, mas continuam sempre se correspondendo por cartas e contando todos os acontecimentos importantes de suas vidas.  As notícias são as melhores: Alex é aceito em Harvard para cursar medicina e Rosie tenta uma vaga para estudar hotelaria em Boston para ficar perto do amigo. O dia do baile de formatura está chegando e Alex quer voltar para passar esse dia tão importante ao lado de Rosie, mas algo inesperado acaba acontecendo nessa mesma noite, que mudará completamente o rumo de suas vidas.

Eu queria tanto poder revelar mais para vocês do que acontece nessa história, mas acho perderia um pouco de sua mágica. Então vou deixar registrado apenas algumas observações e todo o meu amor por esse livro.

É incrível como essa história tem várias reviravoltas e recomeços. Quando tudo parece estar se encaixado, vem o acaso (ou sera destino?) e muda o rumo outra vez. A vida de Alex e Rose é assim, simplesmente vão acontecendo as coisas. Essa história é tão real e pode acontecer comigo, com você e até com aquele seu vizinho chato. Ninguém está imune as peças que a vida nos prega e foi isso que passou pela minha cabeça durante toda a leitura desse livro.

Declaro que estou apaixonada pela escrita da Cecelia Ahern. A simplicidade e delicadeza que a autora teve ao construir cada personagem é de de se admirar. 

Eu adoro como cada um deles amadurece e aprende com os erros que cometem. A Rosie é minha personagem predileta por ter de enfrentar todos os turbilhões de emoções que estão em seu coração. O Alex me irritou muito com sua teimosia e mania de fazer tudo certo, mas consegui me colocar no lugar dele e compreender melhor suas atitudes.

O fato de o livro ser escrito em formato de cartas, email, cartões e pequenas bilhetes, contribui para que a narrativa tivesse um ritmo mais acelerado que combinou muito bem com a história. Vi muitos comentários negativos em relação a isso, mas pra mim funcionar bem. Deixou a leitura leve e menos clichezenta.

O final é um pouco aberto mas foi perfeito para o rumo que a história tomou e não consegui encontrar nenhuma ponta solta.

Eu não vejo a hora de reler esse livro e espero que tenha conseguido passar um pouquinho de tudo o que eu senti para vocês. Enfim, uma dose de amor e romance sempre nos faz bem e é por isso que recomendo esse livro para todos vocês.

Avaliação (de 0 a 5): 5,0








2 comentários:

  1. Oi, td bem?
    A escrita da Cecelia é super elogiada!
    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, quando o livro foi lançado, o enredo não me chamou muita atenção. Felizmente as resenhas começaram a sair e acabei mudando de ideia.
    Pretende ver o filme?
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir