Magisterium - O Desafio de Ferro - Cassandra Clare e Holly Black

O Desafio de Ferro
Autoras: Cassandra Clare e Holly Black
Editora: Novo Conceito - selo #irado
Série Magisterium
Original: The Iron Trial
384 páginas 



Sinopse:A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar.Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior... mas falha em seu plano de falhar.Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro. 







Eu esperava ler esse livro desde o lançamento, na verdade, desde quando eu vi que as autoras seriam Cassandra Clare (de Os Instrumentos Mortais) e Holly Black (A Garota mais fria de Coldtown). Eu finalizei a leitura com emoções mistas....
O lema do Magisterium.


Callum é um menino rebelde, com problemas na perna, que vive com o pai, Alastair. Tudo o que o pai sempre disse a ele foi que não entrasse no Magisterium - uma escola para crianças com magia - e desse um jeito de falhar no teste. Mas mesmo assim, Call passa e é escolhido para ser pupilo de um dos melhores professores do Magisterium, Mestre Rufus, juntamente com Aaron e Tamara.

E o Magisterium é uma espécie de Hogwarts - impossível não comparar, né, especialmente sabendo que a Cassandra Clare inspirou Instrumentos Mortais em uma de suas fanfics do Harry Potter - só que subterrânea, com líquens com sabor de comida normal e poucos aprendizes para cada professor.E Call passa a ficar em dúvida se foge desse lugar que seu pai diz que é mortal ou fica aprendendo magia ao lado de seus novos melhores amigos Aaron e Tamara.

Apesar de ser claramente inspirado em Harry Potter, o estilo da escrita, mais juvenil, lembra a série Percy Jackson. O Desafio de Ferro - até pela idade dos protagonistas- é mais voltado ao público infantojuvenil e acho que essa faixa etária vai adorar a história. Eu, que já passo dos 20, já observo detalhes como repetição de coisas óbvias na fala dos personagens e na escrita das autoras (algo que é muito visto em livros de autores brasileiros para jovens)e diálogos pouco fluidos, pouco críveis. 

Não sei explicar, mas é como se as autoras tivessem voltado a escrever como escreviam na adolescência, o que não tão legal assim. Mas em termos de conteúdo, a história prende você, especialmente o final. Esse final foi tão surpreendente que eu até aumentei a nota que vou dar para esse livro porque me fez sentir uma curiosidade de querer ler logo os outros. Curiosidade essa que já existia para saber como serão os anos de Call, Aaron e Tamara na escola e na vida mais adiante, mas agora que ficou maior dada a revelação bombástica.

A parte estética do livro é muito boa, com ilustrações no começo dos capítulos, boa diagramação e boa revisão.
Cada capítulo começa com uma ilustração.


No geral, eu gosto mais das autoras em seus livros individuais, mas O Desafio de Ferro parece uma série gostosa de se acompanhar, para ler sem compromisso, apenas para a diversão.

Ah, o Léo já fez uma resenha desse livro.

A série Magisterium
- O Desafio de Ferro
- The Cooper Gauntlet
- The Cosmos Blade
- The Golden Boy
- The Enemy of Death

Avaliação (de 0 a 5): 4,0






Photobucket

1 comentários:

  1. Achei a capa muito linda, mas não senti essa curiosidade de ler... e olha que adoro infantojuvenil.
    Cinco livros... esses autores andam muito gananciosos. Espero que os próximos sejam melhores para fazer valer a espera por todos da série.

    ResponderExcluir