O Segredo do Vale da Lua - Elizabeth Goudge

O Segredo do Vale da Lua conta a história de Maria Merryweather, que se vê obrigada a se mudar de Londres, devido à morte de seu pai, para o Vale de Monacre, junto com seu cão egoísta e uma governanta que é quase sua mãe. No Vale passará a morar no solar de um tio excêntrico e, até então, desconhecido. Sobre aquele lugar paira a sombra da memória da Princesa da Lua e do misterioso cavalinho branco. Ao tentar decifrar sua história, Maria se vê envolvida numa intrincada rixa de família. E ela resolve devolver a paz e a alegria a todo o maravilhoso vale.

Um livro infantil que me trouxe várias lembranças boas e que conquistou o meu coração. 

A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi essa capa maravilhosa (mesmo lendo a versão disponível em ebook) e o fato de já ter visto o filme quando era mais nova. A segunda coisa foi a sua linguagem simples e a história bem infantil que sempre nos ajuda a nos transportar para o mundo que o autor (nesse caso, autora)  imaginou para nós. 

É um livro diferente, misterioso e meigo, daqueles que me fazem querer voltar a ser criança. Mistura fantasia, realidade e sonho... o que pode parecer confuso no começo, mas que pra mim só foi um diferencial que acrescentou. 

Esse livro incrível conta a história de Maria Merryweather que, por conseqüência da morte de seus pais é obrigada a ir morar no vale de Monacre,no castelo de um parente chamado Benjamin Merrywaether, que é seu tio, mas que até então nunca tinha ouvido falar.

No começo ela acha horrível ter que deixar sua vida em Londres para trás,mas chegando no vale ela se apaixona pelo seu castelo,principalmente pelo seu quarto que parece ter sido feito especialmente para ela. 

Ao chegar no vale, Maria se depara com vários mistérios e com personagens incríveis que irão ajudar em suas descobertas. Questões importantes precisam ser resolvidas, como: O que é aquele cavalinho branco que só a garota consegue ver? Porque seu quarto tem a porta tão miúda que só ela consegue passar? Quem leva os biscoitos e as roupas que Maria sempre usa, já que ninguém nunca entra no quarto? São perguntas que deixam Maria (e o leitor) com aquela curiosidade sem tamanho. 

No decorrer da história, Maria se vê envolvida em uma briga da sua parte da família com os Coeur de Noir por conta da posse da Terra e descobre que ela faz mais parte de tudo isso do que imagina. 

Gosto de histórias assim, que me fazem perder a noção do tempo tamanha é a simplicidade e delicadeza da autora em escrever a história. Todo o cuidado com os detalhes, a escolha do tema, a fantasia.... Tudo isso me chama atenção nesse livro. 

Acostumada a ler os mistérios engraçados e irônicos da Agatha Christie, eu nunca pensei que iria me surpreender com um mistério tão bem construído de uma outra autora, mas ainda bem que resolvi dar uma chance para esse livro já que me surpreendi muito positivamente. 

É um livro que vai te fazer entrar em contato com sua criança interior, então recomendo fortemente a todos.

Nota: 5,0.


                                                                 Photobucket


4 comentários:

  1. Oi Aline,
    Não conhecia este livro, concordo que a capa por si chama atenção, mas sabe o que me deixou mais curiosa? Ver que o Ioan faz parte do filme. kkkk
    Então eu pretendo conferir os dois. Adoro um livro infantojuvenil, são personagens que em sua inocência são mais espertos que qualquer um.
    Adorei a dica. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, haahaha tenho certeza que você vai adorar... É sempre bom voltar a ser criança, né?

      Excluir
  2. Que capa fofa... impossível não se encantar a primeira vista, não conhecia nem o livro e nem o filme, mas fiquei bem curiosa para conferir ao menos um dos dois...

    beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dé... Sim, essa capa é maravilhosa!
      O filme também é super legal, mas muda algumas coisas como a gente já espera né...
      Beijos,
      Aline.

      Excluir