Mujica - A Revolução Tranquila - Mauricio Rabuffetti

A biografia definitiva do líder político mais carismático do mundo. Mujica - A revolução tranquila é um retrato moderno e humano do presidente uruguaio, que parte de sua fama mundial para explorar a extraordinária vida de um personagem que gera polêmica em seu país ao mesmo tempo em que é aclamado pelo mundo. O livro de Mauricio Rabuffetti é um retrato profundo, dinâmico e revelador sobre um líder político que tem marcado o seu tempo histórico e tornou-se uma figura analisada em âmbito mundial.
As chaves para a sua popularidade, as razões para algumas de suas decisões mais comentadas e explicações para seus fracassos aparecem em uma narrativa vertiginosa que descreve em detalhes esse líder intransigente que cultua um estilo de vida simples. O livro aborda questões, tais como- Como esse líder foi forjado? Por que esse homem desperta tantas paixões? O que o fez encarar a morte e trilhar um caminho de espinhos e armas em direção à paz? Como a lei de liberação da maconha foi concebida? Qual foi seu real envolvimento no processo de paz na Colômbia e no relaxamento do embargo sobre Cuba? E, mais importante- Qual será o legado do presidente mais popular do planeta?


Esse livro vai nos contar a história do ex-presidente do Uruguai: Pepe Mujica que ficou mundialmente conhecido pelas suas decisões inusitadas e pelo seu mode de viver. Se tornou um ícone quando falamos em simplicidade e uma voz forte contra o consumismo capitalista.

Em uma sociedade que exalta o deus mercado e o dinheiro, é raro encontrar alguém que, mesmo chegando a ser Presidente, abdique de confortos e continue com a sua casinha simples de apenas um quarto, morando com sua esposa, sua famosa cadela de três patas e utilizando seu carro popular (um Fusca de 1978). Não bastando, ele ainda se colocou ao mesmo patamar de um cidadão uruguaio, doando 90% de seu salário para a caridade. Essa rejeição aos benefícios que o cargo lhe traria é o que o fez tão diferente aos olhos de quem conhece sua história. E quando questionado sobre ser o presidente mais pobre do mundo, refutou: 'Eu não vivo na pobreza, vivo com simplicidade. Necessito de poucas coisas para viver.'

Apesar de ser ex-guerrilheiro e anti-capitalismo, teve que abrir mão também de sua visão um pouco mais radical, para poder entender a lógica capitalista e assim, tomar as medidas mais cabíveis dentro do sistema.

Citando algumas de suas maiores conquistas, ele apoiou algumas medidas polêmicas como: legalização da maconha, legalização do aborto, defendeu o casamento homoafetivo e até enfrentou algumas grandes corporações.

A ordem não cronológica do livro, nos faz entender e questionar certas características do homem que Mujica foi enquanto presidente, mesmo as coisas boas, como também as contradições e os seu problemas pessoas que não conseguiu resolver. Independente de 'santo da casa não fazer milagre', Mujica se tornou uma figura admirada por muitos.

Com esse livro descobri o quanto eu gosto de ler biografias. As biografias tem algo de especial. É muito bom poder ter contato com a história de alguém de verdade, alguém que mudou o mundo de alguma forma e que deixou a sua marca.

Acredito que, se você conhece um pouco do ex-presidente do Uruguai, vale a pena dar uma chance para esse livro. Você pode aprender muito e tirar lições valiosas.

Nota: 4,5.

Não deixe de participar do nosso top comentarista do mês

4 comentários:

  1. Oi,
    Tenho que dizer que não gosto muito de biografias, e essa também não me interessou muito. Pela resenha vi que esse ex-presidente tinha muitas ideias que geram discussões e até seria legal saber mais sobre elas. Mesmo esse livro trazendo reflexões, não me animou muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Aline!
    Desde o lançamento desse livro que quero lê-lo, pois eu e maridão admiramos demais MUJICA...
    E claro que ninguém é perfeito, mas pelo menos ele tinha boas intenções, né?
    Adoro ler biografias porque podemos conhecer mais sobre a vida do biografado, fantástico!
    “DA FELICIDADE: Quantas vezes a gente, em busca da ventura, Procede tal e qual o avozinho infeliz: Em vão, por toda parte, os óculos procura Tendo-os na ponta do nariz!”.(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Eu estava até me interessando por ler o livro, mas depois que li que ele apoiou o aborto, perdi totalmente a vontade.
    Porquê pra mim é assim, quem apoia o aborto não deveria viver também não.

    ResponderExcluir
  4. O tema que o livro aborda realmente não me chama atenção, biografias não são meus generos preferidos e raramente gosto de algum

    ResponderExcluir