Prometo Falhar - Pedro Chagas Freitas


Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos. A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa . Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal.





Começando a falar desse livro não poderei fugir do clichê que se tornou dizer que ele é sobre o amor. Não adianta, eu pensei muito e a primeira coisa que me vem a cabeça quando eu penso nesse livro é simplesmente isso: amor.

Em crônicas e textos curtos o autor vai explorar as diversas formas de amor que todos experimentos em nossas vidas. Quem nunca amou, não é mesmo? Pode ser o namorado, marido, o amante, mas também pode ser os amigos, os filhos, os pais, as coisas. A verdade é que até aquela pessoa que é durona e que tenta desesperadamente não sentir, já amou, Isso, o fato de todos termos amado, é que torna esse livro tão incrível. A realidade das palavras, a emoção a cada frase, a verdade que esse livro nos passa. É como se a gente vivesse todas as histórias ali contadas e não só as imaginasse. Você se torna parte do livro, você se transporta para cada relato de amor.

O autor escreve de uma maneira fluida e diferente. Sem interligar as histórias e usando uma pontuação diferente, sem muitas regras, faz com que cada história seja única mas que todas elas se relacionem, É como se o autor tecesse uma teia conforme a leitura avança. E fica a lição: todos iremos falhar e com esse livro aprendi o quanto isso é um fato inegável. Podemos até desejar imensamente ser perfeitos, não errar nunca e não machucar ninguém, mas quanto mais negamos nossa condição de ser humano falho e passível de erro, mais faremos mal para nós mesmos, entende? Esse livro me fez pensar muito, refletir interiormente e eu tomei uma decisão: Vou sim dar o meu melhor em tudo o que eu fizer, mas vou aceitar as minhas falhas e nunca tentar ser perfeita.

Esse livro me fez chorar, me fez rir, me fez recordar, A cada novo texto que eu lia, uma nova emoção transbordava e todas elas se juntavam fazendo com que eu me identificasse com todos os textos desse livro. Tive que me segurar para não sair marcando todas as páginas do livro para ler mais tarde, mas foi difícil escolher apenas alguns mais especiais. Esse livro é incrível, não há nada nele que eu não tenha gostado. Nem tentei escrever de forma imparcial, pois sei que não conseguiria.

Meu conselho pra vida: leiam esse livro. Leiam. Parem o que estão fazendo e procurem por esse livro. Pelo menos procurem algum texto solto do autor pelas redes sociais. Vocês vão entender do que estou falando. 


Nota: 5,0.


Não deixe de participar do nosso top comentarista do mês

8 comentários:

  1. Que bom que teve sorte com suas últimas leituras, né???
    Fico feliz que tenha gostado tanto desse livro... eu agora fiquei curiosa...

    beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Dé! Esse livro é lindo de morrer! hahaha Todo amorzinho!

      Beijos,
      Aline.

      Excluir
  2. Oi,
    Tenho ouvido falar muito nesse livro e me interessei. As primeiras crônicas que li foram as da Paula Pimenta e desde então me apaixonei por esse estilo. No momento procuro um bom suspense, mas depois da sua resenha não tem como não me animar mais ainda com esse livro. Livros que nos trazem tantas emoções como você sentiu nesse é tão mágico. Com certeza vai pra lista! Adorei a indicação!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia,
      Eu também adoro crônicas. Acho que elas são leituras rápidas mas recheadas de conteúdo. E adorei esse livro porque ele é um compilado de várias crônicas mas com um único tema: o amor.
      Espero que quando for ler, adore o livro assim como eu!
      Beijos,
      Aline.

      Excluir
  3. Oi Aline!!
    Já tem muito tempo que eu queria ler este livro, mas se tinha alguma dúvida se não iria gostar, foram todas por água abaixo.
    Eu AMO livros tocantes sobre Amor.
    Quero muito!!!
    Beijos!! ♡
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Becca, também sou apaixonada por livros que trazem em sua essência o amor. E esse livro é puro e simples amor, e o mais legal é que ele explora o amor em suas diversas formas.
      Beijos,
      Aline.

      Excluir
  4. Até agora eu não tinha ficado interessada em ler ele, mas depois dessa resenha pretendo dar uma chance a ele. Eu só não gostei da capa, mas o que importa mesmo é o conteudo do livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brenda,
      Obrigada! Esse livro é incrível e tenho certeza de que vai te surpreender!
      Beijos,
      Aline.

      Excluir