Além das páginas: Férias - Paraty / RJ

Dias atrás tive a oportunidade de tirar alguns dias de férias e decidimos conhecer Paraty, que fica bem ao sul do estado do Rio de Janeiro...

Uns dias antes de nossa viagem, houve um acidente numa estradinha que liga Paraty à Trindade... no acidente morreram 15 pessoas e dezenas ficaram feridas... então acabamos pegando uma cidade ainda vestida pelo luto, protestos contra a empresa de ônibus local...

Na véspera quase desistimos, no estado de SP caia uma chuva absurda e a previsão dos próximos dias era mais chuva... mas o Má falou assim: "Melhor estar na praia com chuva, do que aqui também com chuva"... e foi nesse espírito que embarcamos na viagem...

Fomos de carro de Botucatu até Paraty, paramos algumas horas em Campinas sob uma forte chuva e quando chegamos na serra que leva até Ubatuba, pensamos que não daria para continuar a viagem... a estrada é de mão dupla, com bom asfalto, mas caiu um forte tempestade, muito vento, galhos caindo na pista... e para ajudar, com o fechamento do tempo, escureceu mais cedo... era 18h e estava um breu só... e nós ali, nos sentindo pilotos de rally, desviando de arvores que caiam na pista... e não tinha nem onde parar, já que o medo era de estarmos parados e alguma arvore cair sobre o carro...

Graças a Deus, a chuva durou uma meia hora, e quando chegamos na parte mais perigosa, na serra em si, o pior já havia passado... mas passamos um medão...

Chegamos em Paraty cerca de umas 20h, e a cidade estava na maior escuridão... tinha acabado a energia da cidade toda... depois de toda a chuva, do cagaço de descer a serra e a falta de luz, nos consideramos os maiores pé frios... achamos uma pizzaria aberta e lá fomos nós comer pizza à luz de velas...

A intenção era acamparmos no Camping Portal de Paraty... ainda bem que é super bem localizado, fica na avenida principal quando você entra em Paraty... e mesmo assim apanhamos para encontrar o local no escuro... a moça da pizzaria que nos ensinou a chegar...

O local é ótimo, dá pra fazer tudo a pé e fica perto de tudo... iríamos acampar, coisa que eu e o Má adoramos fazer... mas sem chance montar barraca no escuro e ainda com chuva... negociamos com o rapaz que cuidava do local de ficarmos em um dos quartos (estilo B&B), e ele foi super gente boa, nos colocou pra dentro e pediu que acertássemos os detalhes no dia seguinte... o quarto era bem limpo, simples, mas espaçoso... gostamos tanto que com a incerteza do tempo, decidimos ficar só com o quarto e não montar acampamento...

No dia seguinte fomos conhecer a bela Paraty... e nos apaixonamos... o centro histórico da cidade é completamente diferente de tudo o que vi... e bem, as fotos falam por si só:

Fomos também conhecer Trindade, que tem praias lindas, e uma piscina natural maravilhosa, mas confesso que a água estava congelante, entrei um pouquinho, mas não dava para ficar...
Claro que isso não parecia desmotivar muitos gringos que vimos por lá... creio que nunca tinha visto tantos estrangeiros por metro quadrado... imagino como deve ser em alta temporada!!!

Logo fizemos amizade com um habitante local:

Infelizmente devido ao mal tempo e o frio da água, optamos por não conhecer as cachoeiras da cidade, afinal água de cachoeira é mais gelada e nem fazer o famoso passeio de escuna, porque nem morta eu sairia do barco pra mergulhar na água congelante...

Mas aproveitamos bastante os dias que passamos por lá...

E vocês já conhecem a cidade? Me conte o que achou...

Photobucket

Não deixe de participar do nosso top comentarista do mês

7 comentários:

1. Oi Débora!!

Não conheço Paraty e nem Trindade, quero conhecer!!
    Adorei seu depoimento, não gostaria de passar o que passou para chegar lá..

Beijos Mila
    Daily of Books

ResponderExcluir
  2. Eu já fui em Paraty a alguns anos atrás com a minha escola. E eu achei muito bonito lá, tenho vontade de voltar. Andei de escuna, conhecemos a cidade. Fui a angra dos reis também. Pena que estava chovendo quando vocês foram. Espero que um dia possam voltar sem chuva.

Respostas
    1. Ah, vamos voltar com certeza... quem sabe não esticamos pra Angra da próxima vez, né?? Deve ser muito bonito...

beijos

Excluir
  3. Débora!
    Tive oportunidade de conhecer Paraty há uns anos atrás onde houve o Encontro Nacional de Correspondentes e fiquei totalmente encantada com a cidade, seus casarões, as pedras que formam a rua e ainda fizemos um passeio de Catamarã pelas ilhas e tivemos sorte que o tempo estava aberta.
    Trago comigo todas as recordações e tenho várias fotos também.
    Delícia deve ter sido seu passeio.
    “A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.”(Soren Kierkegaard)
    cheirinhos
    Rudy
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

ResponderExcluir
  4. Nunca fui a paraty, um lugar belissimo por sinal como se ver nas fotos, me lembrei da minha olinda. Espero que sua próxima viagem a paraty seja menos turbulenta e mais agradavel!

5. Oie
    Que cidade linda,eu nunca fui pra lá mas sempre tive curiosidade em conhecê-la.E gostei daquela frase "Melhor estar na praia com chuva, do que aqui também com chuva",até que faz bastante sentido kkk,vou me lembrar dela da próxima vez que alguém der uma desculpa de que não vai sair por que está chovendo.E que praia linda,mesmo com esse frio aqui dá uma vontade de se jogar nessa água brilhante.O passeio deve ter sido uma maravilha mesmo.