[Novela] Fatmagul - A Força do Amor


Já faz um bom tempo que deixei de acompanhar as novelas da Globo, isso porque acho que são muito fortes, exploram demais a sexualidade, e considero que há uma forte inversão em alguns valores, coisas como traição e mentiras são corriqueiras... sei que isso existe na vida real, mas no meu momento de lazer eu não quero isso sendo "esfregado na minha cara" de uma forma que considero vulgar...

OK, podem me apedrejar agora!!!

Não estou aqui pra julgar quem gosta, só expondo minha opinião... e acho que por esses motivos sempre adorei as novelas mexicanas... me lembram romances de banca... há dor, traição e temas polêmicos, mas tudo é retratado de forma mais suave... 

E foi com certeza por isso que eu amei descobrir (só agora) que a Band estava exibindo novelas turcas... primeiro que os cenários são deslumbrantes, depois que os atores também (!!!!) e ainda é uma oportunidade de conhecer uma cultura completamente diferente da nossa...

Comecei a assistir Fatmagul por indicação da minha sogra, e a novela conta a história de Fatmagul, uma jovem simples de Esmirna, que trabalha com seu irmão Rahmi como leiteira e cuida das ovelhas. Ela está noiva de Mustafa, um pescador que está construindo a casa onde viverão quando eles se casarem. A aldeia onde eles vivem está em agitação pelo casamento de Selim, filho do influente homem de negócios Reşat Yaşaran. O noivo então aproveita a oportunidade para se reunir com seus amigos Kerim Ilgaz, Vural Namli, e seu primo Erdoğan para comemorar. Os quatro bebem e se drogam... e acabam encontrando Fatmagul. 


Fatmagul é estuprada, Kerim não lembra de nada, já os outros três sabem que estupraram Fatmagul. A família Yaşaran, é muito rica e poderosa, para livrar os filhos da justiça, forçam Kerim casar com Fatmagul. Após seu casamento, Fatmagul e Kerim com suas famílias se mudam para Istambul. Enquanto isso, Mustafá jura encontrar aqueles que destruíram o seu amor e se vingar.

O tema é muito forte, e os principais acontecimentos se desenrolam logo nos primeiros capítulos e a forma como tratam moça é completamente absurda para a nossa cultura... 

O noivo a despreza e se considera traído, em uma cultura onde só noivas virgens tem algum valor... a novela foi exibida na Turquia de 2010 á 2012, então é bem atual... 

Tenho certeza que os fãs das novelas mexicanas irão se encantar... e apesar da novela já ter começado há alguns dias é possível assistir todos os episódios pelo aplicativo da BAND, que é a forma como eu acompanho a novela, porque nem sempre meus horários batem com a apresentação da TV.

Agora me contem... vocês já conheciam?? Já assistiram? 




Se assistirem, não deixem de vir aqui me contar... e claro, não deixem de comentar o que acharam do Kerim... que homem lindo é aquele?? e o Mustafá???

Eu vou continuar assistindo a novela, e torcendo para que a Fatmagul tenha seu final feliz!!!
Photobucket

Não deixe de participar do nosso top comentarista do mês

18 comentários:

  1. Oie
    Eu não costumo acompanhar novelas,nem da globo,sbt ou qualquer outra emissora,a única que vejo recentemente é a do Vale a pena ver de novo por que gostei bastante a primeira vez que passou.E eu vi a propaganda dessa novela na band,mas como sempre estou ocupada nesse horário acabei não pegando nenhum capítulo.Mas a novela parece ser legal,nem sabia que a turquia fazia essas grandes produções.Espero que quando acabar você de sua opinião geral sobre ela.

    ResponderExcluir
  2. Nossa os atores são mesmo bonitos, não assisto novela primeiro que geralmente não assisto tv, pois vejo filme e seriado no computador, e novela mexicana eu acho muito dramática.

    ResponderExcluir
  3. Ola, to assistindo por um canal da internet em espanhol.
    Kerim é lindo e apaixonante e Mustafá é um covarde.
    Mas a novela realmente é linda... teremos belas cenas de Kerim e Fatmagul, mas há também cenas de raiva da família Yasaran.
    Alguns segredos irão ser revelados na família de Fatmagul.
    Já estou nas cenas em que Fatmagul faz a denuncia do estupro e começa a ardua tarefa de fazer com que os culpados paguem pelo que fez.

    ResponderExcluir
  4. Olá Debora, comecei acompanhar a novela, visto que já acompanhava a anterior, Mil e Uma Noites que já tinha uma bela historia, mas essa de Fatmagul é apaixonante e linda, apesar da tragédia por trás dela.
    Minha ansiedade era tanta para saber o que acontecia na novela que comecei a assistir pela internet em espanhol, já estou bem adiantada em relação a Band.
    Garanto que realmente vale a pena assistir... os atores são lindos, Kerim então... lindo, apaixonante.
    O começo dela é meio lenta, mas vale a pena esperar para os acontecimentos que virão lá na frente, Kerim conquistando a confiança de Fatmagul, a aproximação e a paixão dos dois, a denuncia do estupro, onde teremos muuuuuita raiva da família Yasaran (Resat, Pehrian, Erdogan e Munir), Mustafá também me encheu de raiva, um covarde.
    Bom não quero dar spoilers, mas querendo saber alguma coisa da novela só dizer que adianto algumas coisas pra vc.

    ResponderExcluir
  5. Excelente novela, vale a pena a assistir, bem diferente do que a gente vê por aí, inclusive pelas diferenças culturais.

    ResponderExcluir
  6. Tbm amo novelas mexicanas, odeio as da globo kk e amei esta. Fiquei sabendo que é adaptação de um livro e que há um filme de 1986 até vi umas partes no youtube em turco, mas ñ curti kkk. Ñ cheguei a ver as mil e uma noite,só alguns capítulos soltos.

    ResponderExcluir
  7. Mas sei q a atri principal é a cara da atriz Anaju Dorigon haha

    ResponderExcluir
  8. Olá também deixei de ver as novelas da globo por uma série de fatores sendo a principal delas a deturpação de valores, ética, respeito... enfim não dá nem pra enumerar. Mas vamos ao que interessa: a novela Fatmagul. Não assisto pela Band porque não gosto da dublagem e para piorar inventaram de 'criar' uma trilha sonora nacional que não tem nada a ver com a novela. Puts foi a gota d água. Ninguém merece. Assisti toda em espanhol por um canal excelente (fatmagul -latino). A história é ótima e mexe muito com nossos sentimentos. Vale muito a pena assistir

    ResponderExcluir
  9. Olá! Estou adorando Fatmagul. Já vi toda pelo YouTube em espanhol. Posso dizer que linda apesar do sofrimento de Fatmagul. Através desta telenovela pode conhecer um pouco da cultura Turca e é uma História Real. Então não percam os próximos capítulos de Fatmagul. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti Fatmagul em espanhol e estou assistindo ba Band!!
    Mas por favor, escreve-se, Estupro e não Estrupo!
    E incrível como as pessoas escrevem esta palavra errado!! Ainda mais uma blogueira!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica Maria Aparecida, pois por incrível que pareça, blogueira é uma pessoa comum, que pode errar nas grafias de palavras como qualquer um e nem tem formação ou especialização em língua portuguesa. Erros, na verdade, são bem comuns no nosso complexo idioma, inclusive nos comentários que recebemos, como o seu, por exemplo. Afinal errar é humano, não é mesmo?

      beijos,
      Débora

      Excluir
  11. Por indicação da minha irmã, adorei a novela Fatmagul. Já assisti toda pela internet "Fatmagul Y Kerim" que tem as partes principais. Agora só na Band. Se analisarmos toda trama temos: além do marido,temos uma nova mãe que a apóia, uma cura gradativa e com crescimento pessoal - com psicóloga, estudos para graduação, primeiro emprego e remuneração, abrir um negócio próprio, aprender a dirigir, luta por justiça, e a beleza de ser feliz por ter família unida e ser amada. Nunca vi um novela enfatizando tanto essas pequenas coisas do dia a dia. A Fatmagul é apenas uma cozinheira e o Kerim um serralheiro. Mas quem não quer esse AMOR? E as características psicológicas de cada personagem da trama?!!!. QUE NOVELA!!! Eu li que as novelas brasileiras passam apenas a realidade, mas temos que admitir que elas CONSOLIDAM essa realidade negativa na mente de cada pessoa que as assistem, principalmente as da REDE GLOBO.
    Essa é a minha humilde opinião.
    OML

    ResponderExcluir
  12. Essa novela enaltece tanto as coisas simples da vida, mostrando a beleza de cada vitória conseguida pela personagem principal. E como é importante ter pessoas que te amam e te dão apoio, tanto familiares quanto amigos. E não precisa ser rico, a personagem é uma simples cozinheira e o marido um serralheiro. O escritor foi ótimo em mostrar as várias características psicológicas dos demais personagens da trama. QUE NOVELA?!!! Eu sei que as novelas da Rede Globo mostram muito da nossa realidade, mas temos que admitir que elas CONSOLIDAM ESSA REALIDADE NEGATIVA NAS MENTES DE QUEM AS ASSISTEM. Ter respeito ao próximo, princípios e bons valores devem orientar nosso povo e país.
    Minha humilde opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, as novelas da Globo fora Além do Tempo, Sete Vidas e outras muito poucas são ainda boas para se ver ao lado da família, as outras, misericordia.

      Excluir
  13. Amooooooo esta novela. ...Amooooooo Kerim e Fatmagul....hj fiquei sabendo que na vida real nao foi esse mar de rosas entre os dois, ele espancou ela depois de ter recebido $$$$ para se casar.....mas amo a novela

    ResponderExcluir