Ponte para Terabitia - Katherine Paterson

Um livro incrível pela sua simplicidade e por mostrar como as crianças ainda podem nos trazer grandes ensinamentos.

Aqui, vamos conhecer a história de Jess Aaaron, um garotinho muito esperto de 10 anos que passa o verão inteiro treinando para realizar o seu maior sonho: ser o grande campeão de corrida de toda a escola! Em uma propriedade rural, onde mora com sua família, Jess faz questão de acordar bem cedo em suas férias para poder superar suas habilidades na corrida e ele acredita que agora poderá vencer Gary, seu maior rival no esporte. 

Tudo muda quando uma garota nova entra na cidade. Ela é incrível na corrida e consegue vencer os dois em um piscar de olhos! Isso faz com que Jess fique com muita raiva e que não queria ficar perto de Leslie nem por um segundo, ainda mais quando descobre que a garota também é sua nova vizinha.

Leslie se aproxima de Jess, mesmo contra a vontade do garoto, e aos poucos vai nascendo uma grande amizade. E no meio disso tudo, nascerá um reino mágico chamado Terabitia, onde os dois são reis e rainhas e conseguem se proteger de todos os problemas do mundo.

Usando apenas a imaginação, os dois vivem aventuras incríveis e a amizade entre eles só faz crescer, se tornando a coisa mais importante que eles tem em sua vida.

A história desse livro e incrível e me fez voltar a ser criança por algumas horas. A simplicidade da escrita, dos personagens e da amizade que eles criam com o tempo, me fez chorar em vários momentos.

A escrita de Katherine nos deixa envolvidos e curiosos, mas, conforme fui avançando na história, senti falta de uma escrita mais detalhada. Ficou difícil pra mim, imaginar um lugar como Terabitia e eu queria muito poder imaginar do jeitinho que a autora criou. Detalhes, ao meu ver, enriquecem muito a história e tornam a experiência de ler um livro muito mais gratificante. Mas isso de forma alguma fez com que eu me emocionasse menos.

É um livro rápido, tem também o filme (que não é fiel ao livro, como já estamos acostumados) e é uma história linda! 
Acredito que vale (muito) a pena dar uma chance pra esse livro. 

Nota: 4,0. 


                               

5 comentários:

  1. Eu nem sabia que era livro oO
    Eu assisti o filme e me emocionei muito.
    Irei ler o livro, já que comentastes que o filme é diferente.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Aline!
    Adoro os livros infantis justamente porque nos transportam à infância e porque nos proporcionam aventuras inimagináveis.
    “A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.”(Soren Kierkegaard)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi o filme desse livro, mas nem sabia que ele era de um livro, mas eu lembro que quando eu o assisti o achei muito bonito e achei o final triste. Como já vi o filme não sei se teria muito vontade de ler esse livro, mas se for parecido com o filme é muito bonito

    ResponderExcluir
  4. Já li e assisti e admito que chorei em ambos.Concordo que faltou um pouco de detalhes. Eu amei a adaptação!

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Eu nem sabia que havia um livro.Já assisti ao filme,com o fofo do Josh *--*,e adorei.Até derrubei umas lágrimas.Mas com certeza vou querer ler esse livro mesmo ele tendo algumas falhas no enredo.E a história é mesmo muito linda mas eu só tenho base no filme que você disse que é bem diferente da história original,esse é mais um dos motivos para o ler,poder fazer essa comparação com a adaptação.

    ResponderExcluir