Sessão Pipoca - Divertida Mente


Há muito tempo, a Pixar não fazia um filme original a altura de seus grandes sucessos que pudesse envolver a seus espectadores. Pois é, esse período acabou. Em Divertida Mente, a história gira em torno da mente de uma criança, Riley, tendo como personagens principais os sentimentos responsáveis pelas suas ações: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho. Cada emoção é apresentada com características diferentes (cor e temperamentos) para facilitar a compreensão do público. Quando a família de Riley se muda, o foco principal passa para a Tristeza e Alegria que são os sentimentos mais antagônicos da jovem, que terão de trabalhar juntas depois de uma confusão em que elas caem no subconsciente da Riley.

Chega a ser sensacional como um acerto na combinação de design (Pete Docter, Meg LeFauve and Josh Cooley) e roteiro (Pete Docter and Ronnie del Carmen) tornam os conceitos do filme tão bem elaborados e materializados. A explicação sobre como a mente de uma pessoa funciona, é tão bem adaptada que chega a fazer todo o sentido. Tanto que em pouco tempo de filme, o espectador se familiariza com tudo que se passa. A história chega a ser brilhante, já que usa dos seus poucos conceitos e explica grande parte do funcionamento do cérebro da Riley, desde sentimentos a amigos imaginários, sonhos, desejos a até mesmo esquecimentos.


O grande diferencial de Divertida Mente é que não há vilões. Há momentos é que você se levar a pensar que um determinado sentimento pode ser esse tipo de personagem frequente em animações, mas a direção que a narrativa leva te faz pensar de um modo diferente. Divertida Mente é uma animação para família, muita divertida e repleta de piadas inteligentes que são voltadas tanto para o público mais jovem quanto para o mais velho. Mas nem tudo são flores, a trilha sonora é um pouco esquecível, o que dificilmente acontece com filmes da Pixar.

Dirigido por Peter Docter (Monstros S.A. e UP), Divertida Mente é ousado e pensado em cada detalhe, um filme que te faz assistir com gosto. Uma animação curiosa, com muito simbolismo, nostálgica, familiar e com uma mensagem relevante. Simplesmente incrível.

Veja também a opinião da Mikaela sobre esse filme clicando aqui!


Nota 4,5





Photobucket

Não deixe de participar do nosso top comentarista do mês

16 comentários:

  1. Sou igual criança em relação a filme de desenho animado, e esse filme com certeza está na minha lista de filme que pretendo assistir ainda esse ano. Tenho certeza que esse filme como muitos da pixar vai trazer uma mensagem muito boa para as pessoas que iriam assistir, e o que eu mais gosto nesses tipos de filme, não vejo a hora de assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana, então você vai adorar Divertida Mente é uma animação que passa mensagens muito relevantes e emociantes.
      Quando assistir, se quiser comenta o que você achou do filme ;)

      Excluir
  2. Andrei! Esse será um dos meus futuros filmes a assistir, Divertida Mente parece ser muito bom. Já queria assistir por causa dos dubladores rsrs, e adoro os filmes da Pixar!
    Bela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Leonardo! Divertida Mente é muito legal, você vai gostar.

      Excluir
  3. Oi Andrei, seja bem vindo ao LN... eu amo filme infantil, assisto a maioria, e sou daquelas que fica enlouquecida esperando eles estreiarem (não vejo a hora de ver o novo do Kung Fu Panda), mas sinceramente, não gostei de Divertidamente... achei um filme muito triste, parado, tive que assistir duas vezes, porque dormi na primeira vez... o que muito raramente acontece...
    Prefiro mil vezes os outros filmes da Pixar, como UP, Monstros S.A... me decepcionei... =(

    beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado pela recepção. Também estou muito ansioso por Kung Fu Panda 3 e também pelo nova animação da Pixar: O Bom Dinossauro.
      Uma pena que você não tenha gostado de Divertida Mente =(

      Excluir
  4. Oiii Andrei!!!
    Bem vindo!!! E começou com uma resenha de filme que me agradou bastante.
    Quando meu marido chamou para assistir no cinema eu não sabia o que esperar, do que se tratava, mas adorei. As emoções são bem engraçadas discutindo entre si, e gostei mais da Tristeza que da Alegria, no entanto cada um se completa e só uma fica uma bagunça só. kkk
    Adorei o post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado, Danielle!
      Eu também gostei da Tristeza, mas a minha emoção favorita foi a Raiva. kkk

      Excluir
  5. Amo filmes infantis, tinha visto falar do filme, só por nome, agora pela primeira vez li do que se trata, parece um filme muito bom, vou assistir o mais rápido possível, fiquei bastante empolgada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste que você vai gostar e vai se divertir muito. :)

      Excluir
  6. Eu já assisti esse filme duas vezes e achei muito bonito o filme, adorei. Até chorei no filme naquela parte do amigo imaginário. Muito tempo mesmo que eu não via um filme bom assim.

    ResponderExcluir
  7. Ai Andrei!
    Achei bem inteligente toda história que o filme quis passar e acredito que a diversão é primordial, por isso fiquei bem interessada em poder assistir.
    “Sem a música, a vida seria um erro.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro esse estilo de filmes, bem divertidos, já tinha lido diversos comentários positivos referentes a esse filme, pretendo assisti-lo em breve.

    ResponderExcluir
  9. Oi Andrei, seja bem vindo ao blog (comentando com muito atraso rs)!!!!

    Adorei a sua resenha! E realmente é muito legal Divertida Mente não precisar de vilões, torna a história mais independente desse tipo de personagem,

    :)

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Esse filme é muito bom , e ele é bom em vários aspectos pra mim , vários deles foram citados por você em sua resenha, e acho que é todo esse conjunto os temas abordados, a trilha sonora os personagens , tudo incrível e fez esse filme virar um queridinho pra mim e pra minha filha.
    Bjocas!!

    ResponderExcluir