A Garota Inglesa - Daniel Silva

Autor: Daniel Silva
Editora: Arqueiro
Original: The English Girl
336 páginas
Sinopse:Madeline Hart é uma estrela em ascensão no governo britânico: linda, inteligente, com uma trajetória de enorme sucesso após uma infância pobre. Mas ela também guarda um segredo obscuro – é a amante do primeiro-ministro Jonathan Lancaster. E isso é tudo que os sequestradores dela precisam saber para chantagear o premier e fazê-lo pagar caro por seus pecados, ameaçando Madeline de morte.
Temeroso de um escândalo, Lancaster decide lidar com o caso sem envolver a polícia inglesa. É uma manobra perigosa, especialmente para o agente que conduzirá a busca pela garota. Porém, operações mortais com alto risco político não são novidade para o espião israelense Gabriel Allon.
À medida que se aproxima o dia da execução de Madeline, Gabriel mergulha em uma angustiante empreitada para resgatá-la. Mesmo sob pressão, ele está certo de que será bem-sucedido, até que os acontecimentos se desenrolam de forma chocante, e nem mesmo o leitor estará preparado para o que Daniel Silva lhe reserva.


É maravilhoso ler livros como fuga da realidade e para a própria diversão, mas quando você consegue aliar isso a uma história que acrescenta, bem, aí a leitura fica mais interessante ainda. E essa é a primeira leitura do ano.

Eu nunca tinha lido nenhum livro da série Gabriel Allon (outros dois tinham sido publicados pela Arqueiro), mas isso não prejudicou minha leitura, apenas percebi que alguns personagens já eram bem conhecido do público da obra. E para quem gosta de livros de espionagem e mistério, é uma boa pedida.

Mas veja bem, ele não é um suspense ou um thriller psicológico como Garota Exemplar. Apesar do título, a tal Garota Inglesa não tem muito destaque como personagem e quem brilha realmente é o lendário espião israelense Gabriel Allon.

Esperto, corajoso, experiente em técnicas de disfarce e cheio de amigos e inimigos, Gabriel lembra um pouco os espiões da série televisiva Homeland (sem aquele glamour de Hollywood). As aventuras deles não são surreais e tratam de intrigas políticas que têm muito a acrescentar em termos de conhecimento e entendimento de como funcionam as tensões entre algumas potências globais.

Mas nem por isso deixamos de conhecer personagens memoráveis como Christopher Keller - exímio assassino -, o bilionário russo e inimigo do Kremlin Viktor Orlov, o grande espião Mikhail e Don Orsati, produtor de azeite e chefe de um clã de assassinos na Córsega. A única coisa que eu tenho a ressaltar é que Daniel Silva não parece ter interesse em personagens femininas fortes e complexas. Madeline é tida como complexa, mas tratada de forma distante, enquanto Chiara - esposa de Gabriel - aparentemente teve destaque em livros passados, mas ela só é retratada de forma a acalmá-lo e a aconselhá-lo, pouco participando da ação real.

Entendo que Daniel Silva se baseie em informações da realidade para retratar seus personagens - e eu realmente não sei como anda a participação feminina nessa área - mas seria bom ver as mulheres um pouquinho mais aprofundadas na história.

Mas de forma geral, foi uma leitura muito boa. O livro se arrasta no começo, mas quando começa a ganhar velocidade, tudo o que você quer é descobrir mais intrigas, conhecer mais personagens e aprender mais sobre o universo da espionagem. 

E sem falar que  tem muita inspiração no funcionamento real da política, então o legal é que você aprende um pouco sobre isso. Como falei no começo da resenha, quando o livro ainda oferece isso, a leitura se torna ainda mais interessante.

Enfim, recomendo a leitura, sim. E realmente fiquei bem interessada em ler as outras aventuras de Gabriel Allon.

Livros da série publicados pela Arqueiro
- O Desertor
- Retrato de uma Espiã
- Anjo Caído
- A Garota Inglesa

Avaliação (de 0 a 5): 4,5


Photobucket
Não deixe de participar do nosso top comentarista do mês

4 comentários:

  1. Eu ganhei esse livro na cortesia do Skoob e ainda não li, não tinha lido nenhuma resenha dele, e agora com certeza será minha próxima leitura.

    ---Quando sai o resultado do top comentarista de Dezembro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito, Paloma. Vale a pena dar uma lida :)

      Publicaremos em breve :D

      Bjs!

      Excluir
  2. Não conhecia o autor nem a série., mas fiquei curiosa! adoro livros investigativos e de mistério acho que vou adorar estes!
    Bjus *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi Mikaela, tudo bem?
    Essa capa é linda, e adoro livros com mistério, e confesso que com a sua resenha fiquei com gostinho de quero mais. E louca para saber como tudo isso vai se resolver :o
    Beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir