[Sessão Pipoca] Orgulho e Preconceito e Zumbis

Orgulho e Preconceito e Zumbis
Diretor: Burr Steers
Ano: 2016
Elenco: Lily James, Sam Riley, Lena Headey, Matt Smith, Charles Dance.
Sinopse: Um surto de zumbis se abateu sobre a Terra nesta releitura do conto clássico de Jane Austen que trata das relações e enlaces amorosos entre amantes de diferentes classes sociais na Inglaterra do século XIX. A resoluta heroína Elizabeth Bennet (Lily James) é mestre em armas e artes marciais; e o belo Mr. Darcy (Sam Riley) é um feroz assassino de zumbis e símbolo máximo do preconceito inerente às classes superiores. Mas à medida que o surto zumbi se intensifica, os dois devem deixar o orgulho de lado e unir forças no campo de batalha encharcado de sangue, a fim de acabar com o exército morto-vivo de uma vez por todas.



Os fãs mais ardorosos condenaram essa adaptação de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Bem, como eu também sou uma fã ardorosa (inclusive uma das adaptações de Orgulho e Preconceito foi objeto de estudo da minha monografia) da autora, posso dizer que não fiquei ofendida com este filme. Na verdade, ele é até divertido.

Porque esse filme é uma adaptação. Como eu já falei aqui, adaptações precisam ter identidade própria (sem ferir, claro, o que o livro propõe, porque aí não faria sentido em adaptar uma obra pra contradizê-la) e a qualidade vai depender de como o filme conta a sua história e não se ele reproduz com exatidão as passagens do livro.

E esse filme, justamente para introduzir a questão dos zumbis, encurta e modifica várias passagens da obra original. Mas nada que impeça (pela menos a mim) de falar "own" em algumas cenas. Gente é que eu sou tão fã dessa história que acho que ela consegue ser fofa mesmo com zumbis.

fonte: http://fitzsimmonskissed.tumblr.com/
E Lizzie é ótima! Junto com suas irmãs, ela é treinada em artes marciais chinesas para derrotar os zumbis e não liga de esmagar uma cabeça ou outra enquanto caminha pelas paisagens verdejantes. Legal ver que todas as irmãs se garantem na luta e são bem unidas. Já Darcy é ainda mais sombrio do que o habitual e é implacável na luta contra os zumbis, o que gera alguns conflitos entre ele e Elizabeth. Já Lady Catherine, aquela senhora arrogante tia do Sr. Darcy, ficou mais jovem e badass (interpretada pela ótima Lena Headey, de Game of Thrones), sendo uma verdadeira matadora de zumbis.

As irmãs Bennet (fonte:giphy.com)

Só um parêntese pra dizer que esse é o MELHOR SR.COLLINS ever. E não é só porque é interpretado pelo Matt Smith o cof cof meu Doctor Who favorito cof cof mas porque o personagem é bem leve e divertido também. Ele é bem uma paródia - mais do que o Sr. Collins normalmente é - e me fez rir um bocado.

fonte: Yahoo News.


O defeito do filme, porém, é ser curto demais. Sério mesmo. Se ele tivesse tido meia hora a mais, seria muito mais conclusivo e daria mais explicações coerentes sem precisar correr com o roteiro. É uma pena desperdiçar bons atores e boa história para tentar encurtar. É muito irritante a história te envolver no começo e apressar o final sem explicar muito bem as coisas ou não ter o clímax ideal.Eu gostaria que ele pudesse ter sido transformado em minissérie (nunca te pedi nada, Netflix!) ou até mesmo ganhar uma continuação.

Então, esse filme tem romance, girl power, cenas de luta, cenas trash nojentas de zumbis e um pouco de fofura também. Para quem tem uma visão mais tradicional das obras clássicas, talvez não seja tão divertido, mas para quem não se importa em ver uma versão mais sangrenta e inusitada de um livro tão famoso, vale a pena dar uma conferida. Mas sempre lembrando que este é um filme para ser assistido sem tantas expectativas, mais como uma diversão mesmo (o trailer faz com que ele pareça mais épico do que realmente é).


Avaliação (de 0 a 5): 4,0

Veja o trailer:



Não deixe de participar do nosso top comentarista do mês

2 comentários:

  1. Oi, Mikaela! Tudo bem? Nunca li Orgulho e Preconceito, mas mesmo assim tenho interesse em ver esse longa. Essa nova roupagem que deram para a história é bem interessante! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Poxa que bom Mika... confesso que não assisti devido a tantas criticas negativas que tinha lido... agora já fiquei mais animada... vou procurar...

    beijos

    ResponderExcluir