Cinco mães incríveis da literatura


O Dia das Mães já passou, mas sempre é hora de homenagear as mães, né? E se na vida real elas são incríveis, na literatura não podia ser diferente. Vamos conhecer as cinco mães mais maravilhosas dos livros?


Molly Weasley - Série Harry Potter


Interpretada por Julie Walters
A mãezona de sete Weasley vive um casamento feliz com Arthur Weasley e mora com a família em uma casinha humilde, mas muito aconchegante, a Toca. Ela está sempre disposta a acolher a todos, especialmente Harry. Nos últimos livros, Molly mostra que, muito além de uma mãe preocupada, é uma verdadeira leoa quando se trata dos filhos. Belatriz Lestrange que o diga. Ela consegue ser uma dona de casa badass e muito amorosa. Ainda em Harry Potter, só não coloquei Lílian Potter na lista porque ela não aparece bem como personagem, mas fica aqui a homenagem para ela, que enfrentou Voldemort pelo filho e morreu para salvá-lo (e cujo amor deu a Harry a maior força que alguém poderia ter contra a magia das trevas).

Jocelyn Fray - Série Os Instrumentos Mortais


No filme, interpretada por Lena Headey
Uma Shadowhunter badass e corajosa, Jocelyn largou tudo para que Clary pudesse ter uma vida normal. Conhecendo o mundo shadowhunter, não é fácil fingir ser uma pessoa comum, mas ela o fez. E quando Valentim descobriu sobre o paradeiro dela, Jocelyn ainda dificultou mais a vida dele. Uma das mães mais duronas! 





Sally Jackson - Série Percy Jackson
Interpretada por Catherine Keener.
Todo mundo só fala nos feitos dos semideuses da série, mas ninguém lembra do sacrifício que a Sally Jackson fez para manter o filho Percy vivo. Para mascarar o poder de Percy dos inimigos do Olimpo, ela casou com um humano horrível, que "cheirava" a humanos de forma repulsiva. Ela é a verdadeira heroína e não o Percy chato, afinal, aguentar um relacionamento abusivo por tantos anos por amor a um filho é uma verdadeira batalha (algo que muitas mulheres passam até hoje e que nunca deveria acontecer).








Kate Baron - Reconstruindo Amelia
Kate é uma advogada de sucesso que criou a filha, Amelia, sozinha. Seu mundo despenca quando descobre que a filha aparentemente se suicidou. Inconformada, ela vai atrás de pistas para saber o que realmente aconteceu. Apesar de se martirizar o livro todo por não saber as coisas que aconteciam com a Amelia, a Kate é extremamente humana e não tinha como estar presente o tempo todo na vida de uma adolescente. A luta e a dor que ela enfrenta para descobrir a verdade sobre Amelia mostra bem a extensão do amor de mãe e do que elas são capazes.









Ana Terra - da trilogia O Tempo e o Vento


Interpretada por Gloria Pires na série antiga 
Olha elaaaa de novo aqui! Ela esteve presente na lista de melhores personagens femininas e com certeza estaria nessa. Matriarca da família Terra (que depois se torna Terra-Cambará), Ana perde tantas coisas na sua vida e passa por sofrimentos indizíveis para proteger o filho, Pedro. Somente com a sua força de vontade, ela e o menino sobrevivem e se mudam para outra cidade, originando uma das famílias mais poderosas do lugar. Seu trabalho como parteira posteriormente reforça a sua ligação com a vida e a tornam uma das mães mais poderosas da literatura e que bem representa todo o amor e força que as mães da vida real podem ter.

Menções honrosas: Sra. March (As Mulherzinhas) e Catelyn Stark (As Crônicas do Gelo e do Fogo),

E você? Concorda com a lista? Quais mães da literatura você lembra?

11 comentários:

  1. Ahhh... A Molly Weasley é querida demais! Aquele mãe que tem os momentos bravos, é meio grudenta, mas faz tudo para ver os filhos felizes.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mikaela!
    Molly e Sally são realmente incríveis.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo, Luiza Helene. Sempre achei que elas mereciam uma homenagem :)

      Bjos!

      Excluir
  3. A Molly é minha preferida... mãezona mesmo, daquelas que sabem dar broncas e carinho...

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dé, acho que não tem como não gostar da Molly, ela é simplesmente o máximo!

      Bjos!

      Excluir
  4. De todas aí eu só conheço a Molly, e acho que ela tem uma força incrível mesmo para proteger a família!

    Um beijo,
    Aline
    Inventando Assunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até mesmo na hora de enfrentar os seguidores do Voldemort! ^_^

      Bjos!

      Excluir
  5. De todas aí eu só conheço a Molly, e acho que ela tem uma força incrível mesmo para proteger a família!

    Um beijo,
    Aline
    Inventando Assunto

    ResponderExcluir
  6. Jocelyn Fray é fantástica. Na época que estava lendo, perguntava direto a minha mãe se ela era uma shadowhunter disfarçada e que ela poderia revelar toda a verdade porque eu não iria me importar.. ela sempre negou :( rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas quem sabe, né, Léo rs
      Vai ver ainda não está na hora de você descobrir que é shadowhunter!

      Excluir