O Iluminado - Stephen King

Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.



O Iluminado
Autor: Stephen King
Editora: Objetiva
581 páginas




Quando você decide ler um dos clássicos de um dos maiores autores do gênero terror, o que acontece? Bem, senta aí que vem uma história arrepiante.

Bom, pelo menos pra mim, né? Esse definitivamente não entra na minha lista de livros de terror mais leves. Além de ser um clássico literário, O Iluminado também é um clássico do cinema, estrelado por Jack Nicholson e dirigido por Stanley Kubrick (que, inclusive, foi detestado pelo Stephen King, mas falo disso depois).


Os Torrance estão financeiramente quebrados e a oferta feita para Jack ser o zelador do hotel Overlook durante os meses de nevasca parece ser a salvação da família. Detalhe: meses debaixo de uma nevasca, sem quase nenhum contato com a civilização, somente Jack, Wendy e o pequeno Danny morando no hotel. 

Já é a premissa de uma história de terror, né? E o autor nem faz questão de esconder. Logo no começo, nós, os leitores, já ficamos sabendo que o zelador anterior enlouqueceu e matou a mulher e as filhas e Danny passa a ter visões sinistras sobre o lugar.

O garotinho de apenas cinco anos é um "iluminado", uma pessoa com dons especiais, que o fazem sentir as emoções dos pais, ler seus pensamentos e se comunicar com o sobrenatural. O cozinheiro, Hallorann, também tem esses poderes e o alerta para o que vai encontrar no hotel, antes de precisar ir embora.

E eu achava que toda essa preparação que o livro estava fazendo ia fazer as cenas de terror perderem um pouco a graça quando acontecessem. Haha, até parece.

As visões de cadáveres e sangue vão acontecendo de forma gradual até que tudo começa a tomar forma de verdade e as vozes do hotel começam a entrar cada vez mais na cabeça de Jack, que é ex-alcoólatra e sente cada vez mais a necessidade de voltar ao vício. Aos poucos, tudo vai ficando mais macabro, as cenas de suspense te deixam engolindo em seco (ou segurando o Kobo, no meu caso, com força) e querendo desesperadamente saber o final.

Jack é um personagem que conhecemos em toda a sua profundidade, até mais do que conhecemos Wendy e Danny. Vemos todo o seu amor pela família, o vício que destrói a sua vida e como o hotel passa a causar mudanças. Wendy vai criando uma força incrível com o passar das páginas e é inevitável torcer por ela. Já Danny é muuito fofo e dá vontade de abraçar depois de tudo o que esse menino é obrigado a ver.

Achei o final bem construído - até melhor do que o filme. Falando nisso, dá super pra entender porque Stephen King não gostou da adaptação. Realmente a interpretação de Jack Nicholson faz Jack Torrance parecer louco desde o início e Wendy aparece como uma mulher extremamente fraca e assustada. O filme é bom, dá medo, mas não perca a chance de ler o livro, se você gosta de terror.

No mais, dá realmente pra entender porque esse livro é um clássico. Se você gosta de terror, é leitura obrigatória. Se você até gosta, mas tem um pouco de medo, recomendo ler durante o dia rs. Se você não gosta mesmo do gênero, é melhor nem chegar perto.

Já leu O Iluminado ou outro livro que te deixou com medo? Comente aqui :)

4 comentários:

  1. Oi, Mikaela!
    Menina, esse foi um dos primeiros livros do King que li e que me fez virar fã do cara.
    Entretanto, ainda não assisti a adaptação. O King chegou a fazer outra adaptação, mas conseguiu ser pior.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza Helena!
      Acho que vale assistir a adaptação, mas o livro é muuuito melhor!
      Verdade, houve outra adaptação, mas parece q era ruim mesmo.

      Bjs!

      Excluir
  2. Oi, Mi! Tudo bem?
    SK é o REI mesmo, gosto muito dele, mas infelizmente não cheguei a ler o livro. Tenho muita vontade de realizar a leitura.
    Adorei a resenha, ela foi MUITO boa, me fez ter mais vontade ainda de ler O Iluminado.
    Abraços!

    -Ricardo, Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo!

      Obrigada! Vale muuito a pena ler esse livro!


      Abraços!

      Excluir