Escritores famosos que são amigos


Já imaginou se os seus escritores favoritos se conhecessem e trocassem figurinhas sobre os livros que você adora? Então, fiz essa lista pensando nos escritores que são pelo menos bons colegas e já trocaram muita conversa sobre seus livros (e cujos encontros até ajudaram na produção de um clássico!) .


Stephen King e George R.R. Martin



Fica difícil saber quem tem a mente mais cruel com os personagens. Seriam as histórias macabras de King (Como O Iluminado?) ou as inúmeras mortes da obra de Martin (Nas Crônicas de Gelo e Fogo)? E quem seria mais genial? Bom, o fato é que eles se reuniram em Albuquerque recentemente, falaram sobre a pressão para escrever mais livros (especialmente Martin, cujos fãs estão ansiosíssimos pelo desfecho da saga) e até de quando se conheciam. Segundo o vídeo, King e Martin se conhecem desde os anos 80, quando iam para os mesmos eventos de literatura. Saiba mais do que rolou nesse encontro épico.


George R.R. Martin e Diana Gabaldon



Amigos pessoais há anos, os dois também partilham essa vontade macabra de fazer os personagens sofrerem. Quem leu a saga Outlander, de Gabaldon, e As Crônicas de Gelo e Fogo, de Martin, sabe que os dois são mestres em criar um universo épico que deixam os fãs com o coração na mão. Tá certo que a obra de Martin tem muuuito mais mortes, mas a Diana Gabaldon vive brincando com o nosso coração também. Recentemente, na nomeação histórica de Game of Thrones para 23 Emmys, Martin se mostrou chateado pela série Outlander não ter sido incluída na premiação.

Charlotte Brontë e Elizabeth Gaskell


Elizabeth e Charlotte. 

Imagina só, a autora de Jane Eyre e a autora de Norte e Sul conversando e tomando chá juntas? Pois era isso que acontecia no século XIX, entre Charlotte Brontë e Elizabeth Gaskell. Existe até a história de que Brontë se escondia atrás das cortinas para não se encontrar com as outras, devido a ser muito tímida(Não sei se a fonte é verdadeira, essa eu vi na Wikipédia rs). E a amizade trouxe frutos até para o lado profissional. Antes de morrer, em 1865, Gaskell lançou uma biografia muito respeitada sobre a amiga. Bacana, né? No Brasil, ela existe com o nome de Vida de Charlotte Brontë.


Percy e Mary Shelley e Lord Byron


Percy, Mary e Lord Byron. Fonte: flavorwire.com

Imagina se depois de um fim de semana com os amigos, você escrevesse um dos maiores clássicos da literatura? Foi assim com Mary Shelley, que lançou nada menos do que Frankenstein! Junto com o então namorado Percy (eles se casaram depois), ela passou uma tempestade sob o mesmo teto do amigo do casal, o poeta Lord Byron, conhecidíssimo pela boemia e pelo poema Don Juan. Incentivada por Byron, ela concluiu a obra naquele mesmo verão de 1816, sem imaginar que seria um marco para literatura de terror.  


J.R.R. Tolkien e C.S.Lewis


Fonte: Valinor

APENAS os escritores de ficção mais clássicos! Tolkien e Lewis eram bastante amigos quando frequentavam o grupo Inkling, na Universidade Oxford. Era uma amizade turbulenta e duradoura (mais de vinte anos), marcada pela influência na vida profissional de ambos e diferenças religiosas. A amizade dos dois é tão famosa que será lançado um filme, Tolkien e Lewis, previsto para sair em 2016.

Você conhecia essas amizades literárias? Quais outras você conhece?

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Luiza!

      Ah, eu também sonho!!!! Seria pedir demais? hahaha

      Bjs!

      Excluir
  2. Oi! Tudo bem?
    Que encontros incríveis! Imagina se todos resolvessem criar um livro juntos? Seria O livro!
    Já é fantástico quando escritores atuais resolvem escrever juntos, imagina os reis escrevendo? Hahaha
    Bjs!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo!
      Seria muito perfeito! Deve ser muito bom testemunhar ao vivo os encontros dos mestres :)

      Abraços!

      Excluir
  3. Não sabia que o George R.R. Martin era amigo de Diana Gabaldon, ela tão romântica... ele tão assassino rsrs

    ResponderExcluir