O que são doramas e por que amamos tanto!

Você já deve ter observado que o assunto chegou aqui na blog e virou febre! Eu, a Aline e a Dé estamos completamente viciadas nessas séries orientais e queremos que todo mundo compartilhe isso com a gente.

Mas, afinal, o que são doramas?


Resumindo bem, são séries orientais. A gente é acostumado a acompanhar as séries americanas e britânicas, mas raramente de outros países. Os doramas vieram mostrar o quanto a gente tá perdendo quando esquecemos as produções do outro lado do mundo.

O K-drama Cinderella and four Knights
Dentro da imensa categoria de doramas, temos os K-dramas (dramas coreanos, como Scarlet Heart Ryeo), os J-dramas (dramas japoneses, como Good Morning Call), os TW-dramas (dramas taiwaneses), C-dramas (dramas chineses) e também adaptações de mangá/animes para filmes.

Temos doramas mais dramáticos e outros mais de comédia, porém, sempre vemos o drama ali. Sempre tem cenas de cortar o coração e outras para sorrir de orelha a orelha. E é comum o romance evoluir de forma mais tímida e reservada, seguindo o costume oriental. Mas mesmo não tendo as paixões das novelas brasileiras e mexicanas, os romances dos doramas emocionam justamente pela simplicidade e força das cenas de afeto.

Os primos Kang do Kdrama Cinderella and four knigths

Mas por que amamos TANTO os doramas?

Para me ajudar, eu convoquei a Aline e a Dé. Vamos aos meus motivos:



Opinião da Mikaela:

Parecem livros!
Parece que sempre reúnem os gêneros que eu gosto e transformam em doramas. Se eu gosto de romances de época conturbados, tem dorama pra isso. Se eu gosto de romance de época e vampiros, tem dorama pra isso. Se eu gosto de romance teen no estilo Meg Cabot, tem dorama pra isso. Se eu gosto de romance na realeza nos dias atuais, tem dorama pra isso. Gente, é sério! Parece que pegaram meus gêneros guily pleasure favoritos e contrataram atores!

O inesquecível k-drama Scarlet Heart Ryeo
Opinião da Débora:
Concordo plenamente com a Mika, os doramas parecem mesmo livros adaptados e o legal que tem de todos os gêneros que você quiser...

Nível Máximo de Fofura
O que me fez viciar nos doramas é a fofura das histórias e personagens... assistindo novelas e séries a gente acaba se acostumando com um ritmo de narrativa mais rápido e os romances possuem uma boa dose de pegação... já nos doramas o romance vai sempre evoluindo aos poucos, a história é contada em um ritmo diferente, coisa que estamos mesmo mais acostumados a ver em livros, e o romance é bem mais recatado, as pegações ficam só na nossa imaginação e por isso é bem comum uma série ter pouquíssimos beijos e quando eles acontecem a gente fica toda derretida e com sorriso bobo...


Com o ritmo de narrativa mais lento, você percebe uma preocupação maior com gestos, expressões faciais e muitas vezes as cenas são gravadas sob o ponto de vista ora da mocinha, ora do mocinho...

Séries Curtas
Quando digo que o ritmo de narrativa é mais lento, você pode até pensar que então as séries são tediosas... mas não se engane, elas viciam e te prendem a atenção de uma forma que não há explicação... o bom disso é que as séries têm sempre começo, meio e fim... dificilmente elas possuem uma segunda temporada e a média é de uns 18 episódios por série e geralmente foram gravadas antecipadamente, então não tem aquela história da audiência estar indo bem e eles ficarem enchendo linguiça...

Apaixonada pelo Lee Jong Suk no Kdrama W
Se você torce para um casal ficar junto, não tem que esperar até a metade da quarta temporada pra eles começarem a flertar... fique tranquila que isso vai acontecer logo nos primeiros episódios e você vai ficar com um sorriso bobo e pensando: "Ownnn, que fofo"... aposto!!!

Casal fofo de Cinderella and four Knights


Opinião da Aline:
Concordo totalmente com o que as meninas falaram, e para mim foi algo completamente novo, eu nunca tinha ouvido falar de doramas, e a Débora chegou para mim e falou ‘assiste Scarlet Heart Ryeo', pensei ‘Porque não né?” E então começou meu vicio.

Personagens que cativam:

Doramas tem muita influência em você, porque faz você rir, chorar, se emocionar, querer bater em algum personagem, e querer guardar outros personagens em um potinho e proteger para sempre (Wang So <3).
Os doramas passam muito para quem está assistindo, é igual a ler um livro em que você se apega aos protagonistas, mas nos doramas eu acabei me apegando a todos os personagens. Por exemplo, estou assistindo Cinderella and four Knights e eu acho a protagonista combina com os três primos e até com o secretário, então mesmo tendo um preferido eu penso que ela poderia ficar com qualquer um porque todos acabaram me conquistando de formas diferentes.

Cinderella and four Knights 
E tem cada cena fofa gente, juro, você fica suspirando e sonhando para que algo assim aconteça com você.

E claro que não posso deixar de falar sobre o quanto eu aprendi sobre essa cultura totalmente diferente da nossa, uma cultura linda demais, que me conquistou.

Good Morning Call.

E aí, convencemos você? Já viu algum dorama? Comente abaixo ;)

2 comentários:

  1. Ai gente, acho que vou me render a eles tbm. Ultimamente tenho visto muitas pessoas falando sobre diversos doramas e olha acho que estou perdendo.
    Vou ter que conferir.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany... tá perdendo sim menina!!! Comece a assistir já!!! Tenho certeza absoluta que você vai amar...

      beijos

      Excluir