5 escritoras que você precisa conhecer - #leiamulheres


O Mês da Mulher tá aí, mas não é preciso de uma data especial para apoiar a participação feminina na literatura - e em todas as áreas - não é mesmo? Por isso, listei cinco escritoras maravilhosas que todo mundo precisa ler um dia!





J.K. Rowling (saga Harry Potter, O Chamado do Cuco, Morte Súbita, etc)

E não só por conta do Harry Potter. Mas muito por conta dessa saga, sim. A genialidade, o humor, a criatividade e a coerência sem limites de J.K. Rowling tornam os seus livros deliciosamente britânicos. E se não têm magia, como Harry Potter, têm muito mistério, como a saga de Cormoran Strike.

Sem falar que essa maravilhosa ainda se posiciona de forma contundente e engajada no Twitter.




Gillian Flynn (Garota Exemplar, Objetos Cortantes, Lugares Escuros, etc)

Fugindo do estereótipo ridículo de que as mulheres não escrevem livros chocantes, Gillian Flynn chocou todo mundo com o seu Garota Exemplar. E não só por conta da reviravolta do final, mas pela linguagem cruamente sincera que marcou não somente esse, mas a todos os seus livros.
Seus livros são um soco no estômago, mas muito bem escritos.


Jane Austen (Orgulho e Preconceito, Persuasão, Razão e Sensibilidade, etc)

Claaro que essa linda ia figurar nessa lista. É muito óbvio que Jane Austen é uma das escritoras que você precisa conhecer (se ainda não conhece, né).

Mesmo escrevendo romances, um dos destaques dos seus livros era a crítica afiada aos costume e à sociedade da época. Ler Jane Austen é atual, é fofo, é ácido, é romântico, é realista, é tudo de bom.




Anne Rice (Entrevista com o vampiro, A Rainha dos Condenados, A Hora das Bruxas, etc)

Sombria, ousada e profunda, Anne Rice é uma escritora que você deveria conhecer. Antes mesmo de colocarem firulas nos vampiros, Anne Rice escreveu uma coleção extensa sobre como seriam os vampiros. E são personagens reais, viscerais e fascinantes. Um de seus livros rendeu a adaptação Entrevista com o vampiro, com Brad Pitt e Tom Cruise.



Rachel de Queiroz (As Três Marias, Memorial de Maria Moura, O Quinze, etc)

A única brasileira na lista, mas por questão de gosto mesmo. Eu não curto muito Clarice Lispector, mas não há como negar a sua imensa importância na literatura. Agora, eu realmente gosto do estilo mais realista de Rachel de Queiroz.

Suas personagens femininas são fortes e com um toque de realidade. Não é uma escrita "florzinha", mas uma literatura que representa bem um país.


Você já conhece todas essas escritoras? Qual você recomendaria?

2 comentários:

  1. Quero muito ler Orgulho e Preconceito da Jane Austen, tem algo me dizendo que eu vou gostar muito :)
    J.K é rainha, sempre será <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Betânia!
      Acho que você vai amar. Jane Austen é a minha escritora favorita de todos os tempos, é muito amor!
      E J.K é muuuito rainha!
      Beijo!

      Excluir