Pequenas Grandes Mentiras - Liane Moriarty

Todos sabem, mas ainda não se elegeram os culpados. Enquanto o misterioso incidente se desdobra nas páginas de Pequenas grandes mentiras, acompanhamos a história de três mulheres, cada uma diante de sua encruzilhada particular. Madeline é forte e passional. Separada, precisa lidar com o fato de que o ex e a nova mulher, além de terem matriculado a filhinha no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline, parecem estar conquistando sua filha mais velha. Celeste é dona de uma beleza estonteante. Com os filhos gêmeos entrando para a escola, ela e o marido bem-sucedido têm tudo para reinar entre os pais. Mas a realeza cobra seu preço, e ela não sabe se continua disposta a pagá-lo. Por fim, Jane, uma mãe solteira nova na cidade que guarda para si certas reservas com relação ao filho. Madeline e Celeste decidem fazer dela sua protegida, mas não têm ideia de como isso afetará a vida de todos. Reunindo na mesma cena ex-maridos e segundas esposas, mães e filhas, bullying e escândalos domésticos, o romance de Liane Moriarty explora com habilidade os perigos das meias verdades que todos contamos o tempo inteiro. 

Título: Pequenas Grandes Mentiras
Autora: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
400 páginas



Já está decidido: eu amo os livros da Liane Moriarty! Só agora, ao fazer a resenha, eu percebi que são 400 páginas. E passou tão rápido! É uma história tão deliciosa de ler, tão envolvente e tão bem desenvolvida, que eu praticamente não largava o livro.



Um enredo totalmente intrigante

Assim como em O Segredo do Meu Marido, a história se passa sob o ponto de vista de três mulheres: a impetuosa Madeline, a bela e frágil Celeste, e a misteriosa Jane. Os filhos das três estudam na mesma escola (uma prova de que escolas públicas parecem funcionar na Austrália, já que crianças ricas e mais pobres frequentam o mesmo lugar) e todas as mães se conhecem.

Acontece que a filha da sofisticada Renata acusa Ziggy, filho de Jane (mãe solo, inclusive), de ter praticado bullying contra ela. Aí as mães tomam lados e a guerra fria começa.

Tudo poderia ser parte de um enredo comum e apenas levemente engraçado se já não soubéssemos logo nas primeiras páginas que aquela história vai resultar em morte em uma comemoração da escola.

Agora, os detalhes do que vai acontecer vamos construindo ao conhecermos mais os personagens. Mas eu fiquei completamente chocada com o final.

Personagens tão reais que é impossível não gostar


Madeline poderia ser a típica chatinha controladora, Jane poderia ser desinteressante e Celeste seria coitadinha demais nas mãos de outro escritor ou escritora. Mas pela escrita de Liane Moriarty, elas ganham vida e personalidade!

E não somente elas, mas todos os personagens que aparecem somente pelo ponto de vista delas. Em meio a comentários fúteis e preocupações bobas, vamos identificamos um pouco de nós mesmos e de pessoas que conhecemos.

Além disso, nos importamos de verdade com todos eles. Em algumas passagens, a vontade que dá é de abraçar algumas personagens e de conversar com elas como amiga. Nos livros da autora não existem muitos vilões propriamente ditos e mesmo a pessoa que tem nesse é construída com várias facetas (apesar de eu odiar com todas as minhas forças).

A beleza da amizade entre mulheres

Tem muitas histórias que adoram explorar a rivalidade entre mulheres e colocá-las sempre como vilãs umas contra as outras. Em Pequenas Grandes Mentiras, vemos que cada uma tem a sua mentira, aquela verdade inconveniente que precisam lidar ou aquele segredo terrível que precisam manter.

Claro que as briguinhas entre as mães são abordadas, mas quando se trata de sentimentos mais profundos, como a maternidade, o amor a si mesma e a sororidade, percebemos como as personagens têm mais em comum do que imaginam.

E é lindo ver isso escrito de forma tão madura, sem que precise ser sentimental demais. Ah, destaque para uma cena incrível no final do livro quando essas diferenças são postas para trás rapidamente em um determinado acontecimento.


No geral, Pequenas Grandes Mentiras é um livro repleto de ironia, diálogos ágeis, situações corriqueiras e assuntos tenebrosos (como violência contra a mulher e bullying escolar), trazendo, ao longo de tudo isso, uma mensagem de amor próprio, companheirismo e coragem.

É um dos meus livros favoritos do ano, é uma série elogiadíssima na HBO (com Reese Whiterspoon, Nicole Kidman e Shailene Woodley no elenco) e merece muito, mas muito mesmo, ser lido e guardado com carinho no coração.

Obs: a editora poderia ter sido melhor ao traduzir a profissão de Jane. No livro, eles falam que é guarda- livros, mas ao ver a série, eu percebi que a tradução mais correta seria contadora.


Confira o trailer da série:


Olha também a linda abertura da série:




Não deixe de participar do nosso top comentarista do mês

16 comentários:

  1. Olá.
    Nunca li nada da autora, mas fiquei curiosa sobre esse livro, já que trata da vários temas importante e dá enfase a importância da amizade, família e cumplicidade.
    Espero ter a oportunidade de ler e também gostaria de assistir a série (filme), que traz ótimas atrizes na interpretação dos personagens.
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito diferente quando li esse livro pelo tema que ela escolheu, a coisa toda das crianças e essa vida de escola, os problemas por trás disso...tinha muita coisa ali que me lembrou da época que minha irmã frequentou o prézinho e as classes até 4ª série. Era muita "treta" que identifiquei xD
    As mães loucas e as guerras que inventavam...ai ai...
    Mas é legal também a forma como ela fez essas 3 mulheres. Cada uma com seus problemas e preocupações e tudo bem real. Celeste era a que eu tinha mais raiva e pena ao mesmo tempo pela situação. Era horrível ler algumas coisas da história dela...
    E a amizade delas é algo muito bonito mesmo. Ficou bem interessante poder ver isso na história, como a força uma da outra as ajudava com seus assuntos sabe? Foi um livro que favoritei, é bom mesmo.
    A série ficou legal também, mas acho que nada supera ler essa história. Vale a pena ler esse bendito livrinho =)

    ResponderExcluir
  3. Estou bem animada para ler esse livro e para ver a série.
    Vejo muitos comentários positivos em relação a essa história e sobre a escrita da Liane Moriarty, que cada vez fico mais curiosa.
    Parece ser uma história muito bem construída e as personagens principais também! Parece ser uma leitura bem envolvente.
    Esse misto de personalidades super me interessou.
    Espero conferir em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Já tinha visto o comentário da série, mas não tinha me interessado muito no primeiro momento. Porém, essa é a primeira resenha que leio de fato sobre o livro. Acho que depois da sua resenha fiquei com vontade de lê-lo. Parece uma história bem construída com personagens principais interessantes. Espero lê-lo em breve! Parabéns pela resenha.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada da autora e depois de ler sua resenha preciso loucamente comprar um livro dessa mulher!
    Vi várias pessoas falando super bem desse livro e dos outros dela.
    Me deixou com muita vontade de ler. Que enrendo legal. Nunca li livros com a narração sendo da 3 mulheres.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Não li o livro, mas assisti ao seriado. Confesso, tinha achado o enredo bobo, mas assisti pelas atrizes principais. Melhor coisa da história: nada é o que parece, não existem famílias perfeitas.
    Ziggy me deu um pouco de medo hahahahahaha

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei da série e comprei na semana passada o livro, vou começar a lê-lo amanhã :) Já elogiaram-me O Segredo do Meu Marido, vou tentar ler também. Gostei muito da review :)

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderExcluir
  8. Olá !
    Não me vejo lendo esse livro (me julguem ) sei lá. . Parece ter muito drama para o meu gosto.

    Já tentei ler Segredo do Meu Marido por ter ouvido muitos elogios mas realmente não curti a história. 😕

    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Mikaela!
    O livro parece ter um plot interessante, onde as pequenas mentiras podem trazer uma realidade escondida e totalmente inesperada.
    E gosto de livros que trazem personalidades complexas e adversas, bem como temáticas que podem ser questionadas e que de certa forma, nos colocam para pensar.
    Bom final de semana!
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  10. Oi, conheci o livro por conta da série que foi pra minha lista infinita.
    Por incrível que pareça acho mais fácil assistir do que ler o livro.

    ResponderExcluir
  11. Oii Mikaela ;)
    Já li O Segredo do Meu Marido, e foi um livro super interessante, que me deixou vidrada na leitura.
    Big Little Lies é uma série que estava com muita vontade de ver, até porque tem esse elenco maravilhoso, mas vou ver se leio o livro primeiro!
    Que bom saber que você amou tanto que favoritou o livro, me deixou mais curiosa ainda pra ler!
    Realmente tem histórias que exploram muito essa rivalidade entre mulheres, mas que bom que nesse livro há essa amizade entre elas, apesar das mentiras.
    Adorei sua indicação, obrigada pela dica!
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Pensei que fosse algum filme. Gosto de livros cotidianos, pròximo a nossa realidade, ja aprendi muito com històrias assim. Eu gostei muito, a capa é intrigante, achei muito bonita, com certeza vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Que livro interessante, a trama e muito envolvente, nele aborda amizades entres mulheres não só rivalidade. A trama dele me faz lembra de velhas amizades quesempre veviamos brigando mas no final sempre nós se davamos bem. Esse livro tem uma premissa maravilhosa e com certeza uma leitura bem gostosa.

    ResponderExcluir
  14. Tenho este livro mas ainda não tive oportunidade de lê-lo, mas pretendo faz isto ainda este ano. Infelizmente ainda não pude assistir a série, pois quero vê-la, após ler a obra, já que vejo sempre muitos elogios, em o quanto a estória e bem construída, envolvente, e cativante, outro ponto que me chama a atenção e a forma como a amizade entre as mulheres são desenvolvidas, mostrando como juntas podemos ser melhores, sem aquela rivalidade.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho muita vontade, eu já ouvi falar muito bem do seriado e pretendo assistir assim que tiver um tempo. Fico feliz em saber que temos personagens reais, nos quais podemos nos reconhecer, gosto muito disso. E amizade é uma coisa que sempre deve ser trabalhada em livros na minha opinião, porque é algo muito lindo.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  16. Oie! Olha só, eu sou louca pra ler O Segredo do Meu Marido desde que lançou e ainda não tive a oportunidade, não sabia o nome da autora... Liane Moriarty, e agora, tenho mais um dela pra minha lista. Só de saber que as 400 paginas passaram tão rápido assim já fiquei com vontade de ler. E pra descobrir um pouco mais sobre essa amizade entre as mulheres! A capa está muito bonita!

    ResponderExcluir